O MATADOR (THE GUNFIGHTER, USA, 1950) - Gregory Peck é Jimmy Ringo (certamente o outro Ringo mais famoso, em Liverpool, à época, viu esse filme), o gatilho mais rápido de todo o Oeste, volta à sua cidade natal, para se reconciliar com o grande amor de sua vida e seu filho. Por trás deste western psicológico, há uma história romântica de quem não teria como vivê-la na sua plenitude. Ringo tem uma vida pregressa de mortes e desafetos e, como ele mesmo diz, ele não procura os problemas – os problemas o procuram. Peck dá uma dimensão melancólica ao personagem, um matador cansado da vida ao largo da lei (ele só tem 35 anos, uma idade provecta no Velho Oeste), cujo maior sonho é se aposentar da matança e voltar para a esposa e o filho que mal conhece. Claro, as circunstâncias da cidade lhe são adversas, além de ter um alvo nas suas costas, e Ringo parece se resignar em ser um eterno fora da lei. Daí, o filme pode ser analisado sob o ponto de vista da discussão sobre o destino na vida das pessoas. Ringo tem uma vida de matador, como era comum no velho oeste, mas se distingue por ser um assassino com uma conduta ética: “Nunca aponte uma arma para alguém desarmado”, ele diz para o filho, enquanto a criança manipulava seu revólver. Assim, o roteiro humaniza o personagem – ele quer se reconectar com a família, como um bom cidadão, e se mostra arrependido de ter tantas mortes nas costas. Apesar disso, ele não consegue se livrar de situações nas quais ele precisa continuar matando, para sobreviver e proteger pessoas inocentes. Ou seja, o filme aponta para uma redenção impossível para aqueles que estão fora dos padrões da lei, numa visão conservadora e punitiva, segundo a qual só a própria morte o libertaria deste passado marcado por sangue. Gregory Peck is Jimmy Ringo (certainly the other most famous Ringo in Liverpool at the time saw this movie), the fastest trigger in the entire West, returns to his hometown to reconcile with the great love of his life and his son. Behind this psychological western, there is a romantic story of those who would not be able to live it to the fullest. Ringo has a previous life of killing and disaffection and, as he himself says, he does not look for problems – problems look for him. Peck gives a melancholic dimension to the character, a killer tired of life outside the law (he is only 35 years old, an old age in the Wild West), whose biggest dream is to retire from killing and return to his wife and son he barely knows. Of course, the circumstances of the city are adverse to him, in addition to having a target on his back, and Ringo seems to resign himself to being an eternal outlaw. Hence, the film can be analyzed from the point of view of the discussion about destiny in people's lives. Ringo has a killer's life, as was common in the old west, but he is distinguished by being a killer with an ethical conduct: "Never point a gun at someone unarmed," he says to his son, while the child manipulated his revolver. Thus, the script humanizes the character – he wants to reconnect with his family, as a good citizen, and shows regret for having so many deaths on his back. Despite this, he can't get out of situations in which he needs to keep killing, to survive and protect innocent people. In other words, the film points to an impossible redemption for those who are outside the standards of the law, in a conservative and punitive vision, according to which only death itself would free him from this past marked by blood. Prime.