OS BOAS-VIDAS (I VITELLONI, Itália, 1953) – No meio do caminho entre o neo e o surrealismo, Fellini fez esse libelo à juventude, com evidentes laivos autobiográficos. Quatro rapazes vivem numa pequena vila, sem empregos, namorando e vivendo às expensas das próprias famílias. Encapsulados num modo adolescente, passam os dias sonhando e tentando lidar com as inevitáveis frustrações. Fellini não dá pistas sobre as circunstâncias sobre o comportamento errático e irresponsável dos quatro protagonistas, deixando para o espectador a devida reflexão sobre os motivos de cada um. OS BOAS-VIDAS, entre tantas qualidades, mostra a sociedade italiana em reconstrução no pós-guerra, sem a dramaticidade dos filmes neorrealistas, mas ainda com as incertezas existenciais pendentes sobre a juventude de um país que, como se viu, não perdeu sua alegria característica. Atenção para Lida Baarová, atriz tcheca, marcada pelo romance com Joseph Goebbels. Halfway between neo and surrealism, Fellini made this libel to the youth, with evident autobiographical hints. Four boys live in a small village, without jobs, dating and living at the expense of their own families. Encapsulated in a teenage mode, they spend their days dreaming and trying to deal with the inevitable frustrations. Fellini gives no clues about the circumstances about the erratic and irresponsible behavior of the four protagonists, leaving it to the viewer to reflect on the motives of each one. I VITELLONI, among so many qualities, shows Italian society under reconstruction in the post-war period, without the drama of neorealist films, but still with the existential uncertainties hanging over the youth of a country that, as it turned out, has not lost its characteristic joy. Attention to Lida Baarová, Czech actress, marked by her romance with Joseph Goebbels. TC Cult.