quarta-feira, 27 de agosto de 2025

4766 - A ÚLTIMA ESPERANÇA DA TERRA (1971)


  A ÚLTIMA ESPERANÇA DA TERRA (THE OMEGA MAN, USA, 1971) – Numa Los Angeles deserta, um carro cruza as ruas vazias, e essa cena determina a sensação de solidão permanente dessa alegoria dirigida por Boris Segal sobre um futuro distópico, onde mutantes fotofóbicos perseguem o único humano imune à catástrofe biológica que os acometeu. Charlton Heston, depois de ter vivido o astronauta Taylor, em O PLANETA DOS MACACOS, se vê às voltas novamente com um mundo apocalíptico, nesta história com características da blaxploitation da época, apesar de algumas fala racistas num roteiro com referências messiânicas (a cena de Heston crucificado no chafariz parece confirmar essa hermenêutica). Uma pena Diahann Carroll, cogitada para o papel de Rosalind Cash, não ter participado do filme – teria sido um bom motivo para salvar a humanidade. Atenção M: a casa onde Neville (Heston) constrói seu bunker aparece na abertura de FRIENDS, atrás da fonte onde os atores dançam. In a deserted Los Angeles, a car crosses the empty streets, and this scene determines the feeling of permanent loneliness of this allegory directed by Boris Segal about a dystopian future, where photophobic mutants chase the only human immune to the biological catastrophe that has befallen them. Charlton Heston, after having played the astronaut Taylor in PLANET OF THE APES, finds himself grappling again with an apocalyptic world, in this story with characteristics of the blaxploitation of the time, despite some racist speeches in a script with messianic references (the scene of Heston crucified in the fountain seems to confirm this hermeneutic). It's a shame Diahann Carroll, considered for the role of Rosalind Cash, didn't participate in the film – it would have been a good reason to save humanity. Attention M: the house where Neville (Heston) builds his bunker appears in the opening of FRIENDS, behind the fountain where the actors dance.