domingo, 31 de agosto de 2025

4772 - O PERDÃO (2020)

 


O PERDÃO (Ghasideyeh gave sefid, Irã, 2020) – A vida de uma mulher, Mina, se transforma quando ela descobre que seu marido foi executado pelo estado iraniano por engano – esta é a premissa de filme impactante, dramático e, sobretudo, corajoso, do diretores Maryam Moghadam e Behtash Sanaeeha, onde a injustiça institucional é debatida, tendo como pano de fundo a inacreditável misoginia religiosa da cultura do Irã. Mina, então, começa uma batalha silenciosa contra o cínico sistema judiciário, com a ajuda de Reza, que se apresenta como um amigo do marido, escondendo o fato de ser ele o juiz responsável pela sua condenação e assassinato. Corroído pela culpa, Reza se aproxima de Mina e da filha, procurando aliviar a situação precária das duas, sem revelar sua real identidade. O filme é um mergulho na questão da validade da pena de morte e suas consequências, especialmente numa sociedade fechada e teocrática, onde o remorso e a culpa não encontram ressonância diante de argumentos baseados na “vontade de Deus”. Curiosamente, este país tão rígido e persecutório é capaz de produzir um filme criticando frontalmente seu sistema de leis arcaicas e mostrar uma verdade incontornável: a busca por justiça se sobressai mesmo quando todas as condições são desfavoráveis. The life of a woman, Mina, is transformed when she discovers that her husband was executed by the Iranian state by mistake – this is the premise of an impactful, dramatic and, above all, courageous film, by directors Maryam Moghadam and Behtash Sanaeeha, where institutional injustice is debated, against the backdrop of the unbelievable religious misogyny of Iran's culture. Mina then begins a silent battle against the cynical justice system, with the help of Reza, who poses as a friend of her husband, hiding the fact that he is the judge responsible for her conviction and murder. Corroded by guilt, Reza approaches Mina and her daughter, trying to alleviate their precarious situation, without revealing his real identity. The film is a plunge into the question of the validity of the death penalty and its consequences, especially in a closed and theocratic society, where remorse and guilt do not find resonance in the face of arguments based on the "will of God". Curiously, this country so rigid and persecutory is capable of producing a film frontally criticizing its system of archaic laws and showing an inescapable truth: the search for justice stands out even when all conditions are unfavorable. Reserva Imovision.