CADA UM VIVE COMO QUER (FIVE EASY PIECES, USA, 1970) – O roteiro deste filme lida com temas existenciais, coisa rara no cinema americano. Jack Nicholson é Bobby Dupea, um homem desiludido com a vida, incapaz de encontrar paz em nenhum caminho que porventura escolha seguir. Seu relacionamento com Rayette (Karen Black) reflete sua incapacidade de se manter em conexão com o outro e, por extensão, com a realidade. Bobby volta à sua cidade natal, para visitar o pai doente, com quem nunca se deu bem. Seu comportamento antissocial e sua permanente insatisfação simbolizam momentos negativos da vida de todas as pessoas, e isso pode causar desconforto ao espectador, especialmente durante a cena final, em que sua indiferença em relação ao mundo atinge seu ápice. The script of this film deals with existential themes, something rare in American cinema. Jack Nicholson is Bobby Dupea, a man disillusioned with life, unable to find peace in any path he may choose to follow. His relationship with Rayette (Karen Black) reflects his inability to stay connected to each other and, by extension, to reality. Bobby returns to his hometown to visit his sick father, with whom he never got along. His antisocial behavior and his permanent dissatisfaction symbolize negative moments in everyone's life, and this can cause discomfort to the viewer, especially during the final scene, in which his indifference to the world reaches its apex. Prime.