domingo, 2 de julho de 2017

2974 - O ÚLTIMO ATO

      
Greta Gerwig e  o grande Al Pacino
O ÚLTIMO ATO (THE HUMBLING, USA 2014) – Alfredo James Pacino é obrigatório, sempre. Ultimamente, tem se dedicado a personagens melancólicos, já numa idade avançada (NÃO OLHE PARA TRÁS, AMIGOS INSEPARÁVEIS), que aproveitam a longa experiência de vida para refletir sobre as relações pessoais, os sonhos despedaçados, a perda progressiva da alegria. Neste filme de Barry Levinson, na adaptação de um livro de Philip Roth, ele é Simon Axler, um ator que vai perdendo o contato com a realidade, enquanto se envolve com Pegeen (Greta Gerwig, sensacional no papel), filha de um casal amigo. THE HUMBLING começa com um impacto dramático: Simon se joga do palco, durante a apresentação de AS YOU LIKE IT, de Shakespeare, e se interna numa clínica psiquiátrica. Com a vida inteira dedicada ao teatro, sem amigos próximos ou família, ele está em crise. A partir daí, Pacino começa a desfilar seu enorme talento em cena, seja nas tentativas de interpretação do que está se passando com ele, seja nos diálogos rascantes com Pegeen, nos quais parece se evidenciar sua dificuldade de distinguir a realidade dos seus personagens. Al Pacino é um ator que, antes de tudo, emociona, principalmente quando se entrega aos profundos silêncios reveladores da alma. O roteiro do filme lhe dá a chance de vê-lo na pele de um ator cuja própria vida se transformou numa narrativa de comédia dramática, como já vimos em CREPÚSCULO DOS DEUSES (1950). Mas, aqui, Pacino, como sempre, arrasa.