domingo, 17 de fevereiro de 2019

3217 - JOGADOR NÚMERO 1

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  JOGADOR NÚMERO 2 (READY PLAYER ONE, USA, 2018) Spielberg volta à ficção científica, desde A GUERRA DOS MUNDOS, de 2005, explorando um tema mais do que atual – a discussão sobre como a experiência virtual se sobrepõe à vida real, chegando ao ponto de substituí-la. Em 2045, o mundo está tão decadente, que a maior parte da humanidade prefere passar seu tempo no OASIS, um jogo feito de incontáveis ambientes virtuais hiper-realistas. Neste contexto, o espectador também se diverte diante de um paraíso de “Easter eggs” e referências ao universo pop que o cinema ajudou a eternizar. Spielberg nos coloca que, por mais que as experiências virtuais sejam fascinantes, o melhor, ainda, é viver a vida, platonicamente, fora da caverna. Spielberg is back to the sci-fi genre, since THE WAR OF THE WORLDS (2005), exploring an updated theme – the discussion about how the virtual experience supersedes the actual one, almost replacing it. In 2045, the world is so decaying, that most part of mankind prefers to pass time in the OASIS, a game composed of several hyper-realist virtual environments. In this context, the viewers also have fun in a paradise of Easter eggs and references to the pop universe immortalized by the movies. Spielberg shows us that more fascinating the virtual experiences might be, the best is still to live outside the cavern.