Margaret Qualley, inevitável...
MEU ANO EM NOVA YORK (MY SALINGER YEAR, USA, 2020) – Este é um filme para quem gosta de livros e cartas. Joanna
(Margaret Qualley, maravilhosa), atrás de seu sonho de ser escritora, se muda
para Nova York e vai trabalhar numa agência literária responsável pela obra de
J.D. Salinger, chefiada com mão de ferro por Margaret (Sigourney Weaver). Neste
ponto, o roteiro se aproxima um pouco de O DIABO VESTE PRADA. O filme é para
quem entende a importância da literatura e o significado das palavras a bordo
de cartas escritas durante o mais intenso sofrimento. Margaret Qualley (filha
de Andie MacDowell) está perfeita em todos os aspectos: está tudo ali, naqueles
dois olhos imensos e doces que te levam para o caminho dos sonhos, como um
destino do qual não se pode escapar. Filme obrigatório para gente estranha como nós. This is a
movie for those who appreciate books and letters. Joanna (Margaret Qualley,
wonderful), pursuing the dream of becoming a writer, moves to New York and is
employed in a literary agency in charge of J.D. Salinger’s work, iron-handedly
managed by Margaret (Sigourney Weaver). At this point, the script gets close to
THE DEVIL WEARS PRADA. The movie is for those who understand the importance of
literature and the meaning of the words on board of letters written during the most
intense suffering. Margaret Qualley (Andie MacDowell’s daughter) is perfect in
every aspect: all is contained in those huge and sweet eyes of hers, eyes that
take you to the dream path, as a fate from which one can not escape. Obligatory
movie for strange persons like us. Netflix.
quarta-feira, 15 de junho de 2022
4069 - MEU ANO EM NOVA YORK (2020)
4068 - 007 - O AMANHÃ NUNCA MORRE (1997)
Brosnan e Michelle Yeoh
007 – O
AMANHÃ NUNCA MORRE (TOMORROW NEVER DIES, USA, UK, 1997) –
Segundo filme de Pierce Brosnan como James Bond. O tema é mais que atual:
manipulação das notícias por conglomerados de mídia. Brosnan, mais à vontade no
papel, enfrenta o vilão Elliot Carver (Jonathan Pryce, exagerado na atuação), um
magnata da comunicação, cuja especialidade é espalhar fake news para causar
conflitos entre vários países. A Bond girl da vez é Michelle Yeoh (ela está em
MEMÓRIAS DE UMA GUEIXA – veja post acima), uma das melhores de todos os filmes
da franquia. É interessante notar a volta do uso dos aparatos de espionagem, em
função da falta deles no filme anterior. Pierce Brosnan’s second movie as James Bond. The theme
is more than current: the news manipulation by the midia conglomerates. Brosnan,
more comfortable on the role, faces the villain Elliot Carver (Jonathan Pryce,
a little bit overacting), a megalomaniac media baron, whose expertise is to
spread fake news in order to cause conflicts among several countries. The Bond
Girl this time is Michelle Yeoh (she is in MEMOIRS OF A GEISHA – see previous
post), one of the best in the franchise. It is interesting to notice the heavy
use of gadgetry, scarcely used in the preceding movie. Amazon Prime.
4067 - NOME PRÓPRIO (2007)
A escrita como salvação
NOME PRÓPRIO (BRASIL, 2007) – O filme
de Murilo Salles é sobre Camila (Leandra Leal), um blogueira inteiramente dedicada
a expor sua vida on line. A trama (ou a falta dela) é sobre a procura
existencial de uma jovem aparentemente sem pilares afetivos sólidos, tema por
demais explorado em diversos obras semelhantes. É exatamente esse modus operandi
a parte fraca da história: por que Camila deveria se entregar a uma vida sem
regras, bebendo, se entregando a relações aleatórias e perfunctórias, para poder
se expressar literariamente? Essa pergunta fica sem resposta. Claro que Leandra
Leal mergulha sem medo no personagem, e isso é notável. Contudo, tanta entrega
não salva a proposta genuinamente intimista de um filme cujas questões poderiam
ser muito melhor exploradas e definidas. Murilo Salles’ movie is about Camila
(Leandra Leal), a blogger entirely dedicated to expose her life on line. The script
(or the dearth of it) is about existencial search of a young woman apparently
deprived of solid affectionate pillars, a well-known theme in similar movies. This
modus operandi is the weakest part of the story: why should Camila take the plunge
into debauchery in order to express herself in writing? This question remains
unanswered. Leandra Leal is a remarkable actress, but this is not enough to
justify the intimist proposal of a movie
whose issues could have been much more defined and explored. Netflix.
terça-feira, 14 de junho de 2022
4066 - MEMÓRIAS DE UMA GUEIXA (2005)
| A bela Ziyi Zhang e Ken Watanabe |
MEMÓRIAS DE UMA GUEIXA (MEMOIRS OF A GUEISHA (USA, Japão, 2005) – A primeira parte do filme de Rob Marshall é construído ao redor do drama emocionante de uma menina se adaptando à sua nova vida numa casa de gueixas nos anos 40. Gradativamente, ela se torna a mais desejada do local, provocando imensa inveja. A cinematografia, assim com a direção de arte, é impressionantemente bela e cativante. O único aspecto desconfortável são os diálogos em inglês, num ambiente totalmente nipônico. Há muito de Charles Dickens no filme (como também no livro no qual ele se baseia). De qualquer forma, é uma bela história de amor, repleta de esperança durante uma época de desespero, o que é sempre de que precisamos para viver em relativa paz. The first part of Rob Marshal’s movie is built around a poignant drama of a country girl adapting to a new life in a geisha house in the 40s. Step by step, she learns to be the most desired geisha of the place. The cinematography, as well as the art direction, are incredibly mesmerizing. The only uncomfortable aspect of the movie is the actors perfectly speaking English in a Japanese environment. We can see a lot of the Dickensian universe in the movie (as in the book it is based on). Anyway, it is a love story, fraught with hope during a time of despair, which is always something we need to go on living in peace. Netflix.
segunda-feira, 13 de junho de 2022
4065 - SEINFELD - 4 TEMP - 23 EPISÓDIOS (1992)
| The Bubble Boy - um clássico |
SEINFELD – TEMP. 4 – 23 EPISÓDIOS (USA, 1992) – Nesta temporada, considerada a melhor de todas, a ênfase é no piloto Jerry e George criam para a NBC. Alguns episódios clássicos: The Bubble Boy, The Contest, The Airport, The Junior Mint e The Handcap Spot. Estas temporadas intermediárias produziram alguns mais engraçados episódios já realizados na TV. Os roteiros são precisos e revolucionários no modo como abordaram os diversos temas da série. These middle-of-the-run seasons were among some of the best comedy that television has produced. The writing in these specific seasons was so sharp and so different than anything else around that it seemed almost revolutionary. And that’s hilarious given some of the subjects the show was focusing on.
4064 - ELES NÃO ENVELHECERÃO (2018)
ELES NÃO ENVELHECERÃO (THEY SHAL NOT GROW OLD, Nova Zelândia, UK, 2018) – Excelente documentário de Peter Jackson sobre a WWI, com cenas restauradas e depoimentos de soldados, comemorando o centenário do fim do conflito. O que chama a atenção é a impressionante transição entre o material original e a estabilização e correção dos FPS. Nos primeiros 25 minutos, vemos cenas originais em preto e branco. Depois, a tela se abre com velocidade aumentada, e as vozes originais dos soldados narrando suas experiências se aliam às cores perfeitamente naturais, dando ênfase à dureza da guerra e revelando detalhes que teriam ficado perdidos na fonte em preto e branco. Peter Jackson’s documentary about WWI, with restored scenes and soldiers’ testimonies, celebrating the centennial of the end of the war. The transition from the original film material, then to the stabilized and corrected FPS and then the full color and sound was spectacular. The first 25 minutes of the original black and white footage. Then the speeded up footage with the original voices of the troops telling their story is linked to the natural colors, emphasizing the grittiness of the war and bringing out hidden details that may have been missed in the B&W source. TC Cult.
4063 - O VELHO E O NOVO (1929)
O VELHO E O NOVO (STAROYE I NOVOYE, Rússia, 1929) – Encomendado por Lênin como peça de propaganda, este filme de Eisenstein mostra a suposta transição do trabalho manual para uma mecanização revolucionária. Atenção para a impressionante cena com vários tratores na sequência final. Lenin asked Eisenstein to make this movie as a propaganda strategy, showing the transition between manual work and revolutionary mechanization. He asserted that the emphasis should be placed firmly on the transformation of Russian agrarian practices and the peasantry itself into a modern community under the sign of collective, modernized and industrialized forms of operation.
domingo, 12 de junho de 2022
4062 - 007 CONTRA GOLDENEYE (1995)
| Brosnan e Famke Jassem |
007 CONTRA GOLDENEYE (GOLDEN EYE, USA, UK, 1995) – Primeiro filme de Pierce Brosnan como James Bond. Também o primeiro a usar CGI – veja a tradicional vinheta de abertura. É a estreia de Judy Dench como M. Ainda muito longo, e com uma trama desnecessariamente intricada, o roteiro não tem nada a ver com a obra de Fleming: é o primeiro filme de Bond depois da queda da União Soviética. Brosnan faz um Bond correto, ainda contido – nos seguintes, ele tem uma atuação mais relaxada. Famke Janssen, como vilã, é muito melhor que Izabella Scorupco, uma Bond girl aquém do papel específico neste filme. First Bond movie with Pierce Brosnan as James Bond. Also, the first movie in the JB franchise to use CGI – check the famous “gun barrel” opening. Judy Dench’s debut as M. still overlong and with an unnecessary intricate plot, the script has nothing to do with Fleming’s book: it is the first Bond to be made after the downfall of the Soviet Union. Brosnan, yet a little bit formal, is correct on the role – in the following movies, he has a more relaxed performance. Famke Janssen, as the villain, is much better than Izabella Scorupco, a Bond Girl not up to the specific role in this movie. Amazon Prime.
sábado, 11 de junho de 2022
4061 - STAR TREK PICARD - TEMP 2 (10 EPISÓDIOS) (2022)
STAR TREK PICARD – TEMP 2 (10 EPISÓDIOS) – (USA, 2022) – A
segunda temporada de STP recupera elementos mais distintivos da série original,
trazendo, inclusive, personagens tradicionais como Rilker, Deanna Troy, Q e
Guinam. Agora, Picard e seus amigos voltam ao século XXI, onde ele se depara
com fatos de sua infância e procura evitar um futuro ameaçador. Sim, a premissa
do roteiro não é original, mas os personagens conseguem sustentar a história, e
Patrick Stewart recebe a devida homenagem por sua carreira e por transformar
Jean-Luc Picard num dos maiores personagens do universo STAR TREK. The second season of STP recovers distinctive elements
from the original series, bringing back traditional characters as Rilker,
Deanna Troy, Q and Guinam. Now, Picard and his friends come back to the XXI century,
where he faces facts from his childhood and tries to prevent a menacing future.
Yes, the premise of the script is not original, but the characters succeed in
sustaining the story, and Patrick Stewart gets the proper homage for his career
and for making Jean-Luc Picard one of the greatest characters in the STAR TREK
universe. Amazon Prime.
sexta-feira, 10 de junho de 2022
4060 - A INCRÍVEL HISTÓRIA DE ADALINE (2015)
A INCRÍVEL HISTÓRIA DE ADALINE (THE AGE OF ADALINE, USA, 2015) – Adaline (Blake Lively), aos 29 anos, não envelhece, desde o começo do século passado. Solitária, evita relacionamentos afetivos, e seu contato se limita à filha Flemming (a maravilhosa Ellen Burstyn). Em certo momento, William (Harrison Ford) entra na história em poucas, mas memoráveis, cenas. O filme é uma fábula sobre as questões da eternidade, sempre um tema interessante para discussão. Adaline (Blake Lively), 29, has not aged a single day since the beginning of last century. Lonely, she avoids relationships and is only in contact with her daughter Flemming (the wonderful Ellen Burstyn). At some point, William (Harrison Ford) enters the story in some few but memorable scenes. The movie is a fable about eternity, always a theme to be discussed. Amazon Prime.
4059 - EPIDEMIA (1995)
EPIDEMIA (OUTBREAK, USA, 1995) – O filme de Wolfgang Petersen começa com uma das mais dramáticas cenas do cinema: no Vietnã, uma aldeia infectada por um vírus letal é explodida por militares americanos – em um átimo, o médico do local, na expectativa da chegada de medicamentos, se dá conta que o pacote pendurado no paraquedas é, na realidade, uma bomba. Mais devastador impossível. Não é o melhor filme para ver durante uma pandemia real: as semelhanças são impressionantes. Dustin Hoffman, sempre ótimo, é um médico do exército lutando contra a aparente inércia do governo para deter a doença (soa familiar?). Uma curiosidade: o macaco transmissor do vírus também apareceu em FRIENDS, como Marcel, o animal de estimação de Ross. Ainda no elenco: Morgan Freeman, Rene Russo e Donald Sutherland. Wolfgang Petersen’s movie begins with one of the most dramatic scenes ever: in Vietnam, a village infected by a deadly virus is exploded by US Army – the local doctor, expecting medicines, suddenly realized that the plane dropped a bomb instead. More devastating impossible. It is not the best thing to be seen during a pandemic: the similarities are impressive. Dustin Hoffman, always amazing, is an army doctor fighting against the apparent government inertia to prevent the disease from spreading (sounds familiar?). A trivia: the monkey in the movie also appeared in FRIENDS, as Marcel, Ross’ pet. The cast: Morgan Freeman, Rene Russo, Kevin Spacey and Donald Sutherland. HBO.
quinta-feira, 9 de junho de 2022
4058 - BOSCH LEGACY - TEMP 1 - 10 EPISÓDIOS - (2022)
Bosch, em sua casa maravilhosa
BOSCH LEGACY – TEMP 1 – 10 EPISÓDIOS (USA, 2022) – Bosch
(Titus Welliver) deixa a polícia de Los Angeles e começa a trabalhar como
detetive particular. Esta série derivada do BOSCH original mantém o mesmo ritmo
e a qualidade do roteiro dos episódios, além da marcante atuação de Welliver (também
produtor). Los Angeles continua sendo impactante, um personagem essencial na
trama da série. Infelizmente, Bosch teve que deixar sua casa, de onde se via a
cidade em todo seu esplendor. Bosch (Titus
Welliver) leaves LA police and starts working as P.I. This spin-off of the original
BOSCH keeps the same pace and the script high level, besides Welliver’s strong
performance (he is also one of the producers). Los Angeles keeps on being
outstanding – an essential character in the story. Unfortunately, Bosch had to
leave his awesome hilltop home, from which Los Angeles had never been so
beautiful. Amazon Prime.
4057 - OS ESPIÕES (1928)
OS ESPIÕES (SPIONE, Alemanha, 1928) – A UFA tinha insistido com Fritz Lang, depois do alto custo do seu filme anterior, METROPOLIS, que quase levou o estúdio à bancarrota, numa produção mais barata. Desta forma, Lang filmou OS ESPIÕES em planos estreitos, com muitos close-ups, sem grandes cenários. Deu certo, e o filme foi um grande sucesso. Com a imagem magnificamente restaurada, é uma ótima chance de assistir a mais uma obra de arte do mestre alemão do cinema. UFA had insisted on the film being made inexpensively, as Fritz Lang’s previous film, METROPOLIS, had brought the studio to near bankruptcy. Therefore, Lang chose to do most of the shots in narrow settings with lots of close-ups and no big sets. It worked, and the movie became a huge success. With the magnificent restauration, it is a great chance to watch another masterpiece of the great German cinema master. TC Cult.
4056 - MACBETH: AMBIÇÃO E GUERRA (2015)
MACBETH: AMBIÇÃO E GUERRA, Inglaterra/Austrália, 2015) – A versão do diretor australiano Justin Kurzel da peça de Shakespeare tenta achar ângulos inusitados para recontar uma história já muito conhecida. Mas falha. Nem de longe se compara com a magnífica releitura de Akira Kurosawa, TRONO MANCHADO DE SANGUE, transpondo a trama para o universo samurai. O grande Michael Fassbender é um protagonista intenso, mas um pouco distante do imo de Macbeth; Marion Cotillard é uma bela Lady Macbeth, sem, no entanto, encarnar o vulcão ambicioso criado brilhantemente pelo Bardo. The Australian diretor Justin Kurzel’s version to Shakespeare’s play tries to find unexpected angles to retell a well know story. But he fails. It remotely resembles the magnificent movie by Akira Kurosawa, THRONE OF BLOOD (1957), taking the plot to the samurai universe. The great Michael Fassbender intensely plays the leading role, though a little bit distant from Macbeth’s gist; Marion Cotillard is a gorgeous Lady Macbeth, but deprived of the ambitious Vulcan created by the Bard. HBO.
quarta-feira, 8 de junho de 2022
4055 - BATMAN (2022)
BATMAN (THE BATMAN, USA, 2022) – Com um filme compacto, musculoso, intenso na sua concepção funcional, Matt Reeves recoloca Batman numa dimensão que aponta para uma ruptura com os padrões dos filmes anteriores. Em seu noir hiperbólico, este THE BATMAN reflete as contradições violentas do mundo atual, tanto política como socialmente, num estonteante trabalho de fotografia, sublinhando a escuridão em contraste com flashes intensos de vermelho. Há, no filme, referências à obra de Edward Hopper, especialmente nas sequências em uma Gotham City noturna e solitária, como todos os personagens da história (há uma cena idêntica a NIGHTHAWKS). Robert Pattinson encapsula com perfeição a fúria apática de Batman, deixando Bruce Wayne em segundo plano, e Zoë Kravitz transforma sua Mulher-Gato numa possiblidade explosiva para os próximos filmes. With a compact, Strong and intense in its functional conception, Matt Reeves puts Batman in a dimension that indicates a rupture with the previous movies’ patterns. In its hyperbolic noir, this THE BATMAN reflects the violent contradictions of the present world, as politically as socially, in a stunning photography work, highlighting darkness and intense red flashes. The movie displays references to Edward Hopper’s work, especially in a nocturne and lonely Gotham City, like all the characters of the story (there is a identical scene to NIGHTHAWKS). Robert Pattinson encapsulates Batman’s apathic fury, leaving Bruce Wayne behind, and Zoë Kravitz turns her Cat-Woman in an explosive possibility for the next movies. HBO.
4054 - HELLBOY (2004)
| Selma Blair e Hellboy: os brutos também amam |
HELLBOY (USA, 2004) – Excelente adaptação dirigida por Guillermo Del Toro. Ron Perlman tem provavelmente o papel da sua vida, como Hellboy, o demônio resgatado dos nazistas, cuja missão é defender o mundo das forças da escuridão. É emocionante também ver Selma Blair em cena – ela é a fonte de equilíbrio entre a fúria de Hellboy e a esperança da luta sempiterna contra o mal. Em certo momento, HELLBOY se encontra com Peaky Blinders: a canção RED RIGHT HAND, de Nick Cave, é tema presente nas duas histórias. Guillermo Del Toro’s excellent adaptation of HELLBOY has Ron Perlman with the role of his lifetime, a demon rescued from the Nazis, whose mission is to defend the world from the forces of the darkness. It is heartbreaking to watch Selma Blair in scene – she is the balance between Hellboy’s fury and the hope of an endless fight against evil. At some point, Hellboy meets Peaky Blinders: Nick Cave’s RED RIGHT HAND is a common song in both stories. HBO.
4053 - SOUL (2020)
SOUL (USA, 2020) – SOUL é uma história inesperada sobre a morte e a vida. Realizado com a habitual excelência da Pixar, se essa animação não provocar uma reflexão sobre o aqui e agora e o future, deve-se parar e repensar os valores de sua vida. A animação da Pixar é maravilhosa, como um dos mais vibrantes coloridos já vistos no gênero. Pessoalmente, o filme é mais angustiante do que sereno. SOUL is an unexpected story about a near-death experience, with some conventional and some interestingly non-conventional statements about life and the afterlife. Delivered with the usual Pixar excellence, if this doesn't make you think of you’re here-and-now and future, you should stop and review your life values. The animation, as usual for Pixar, is stunning, displaying some of the most gorgeously vibrant colors for any animated film in the genre and some very imaginative backgrounds. Personally, the movie has made me more distressed than in peace. Disney Plus.
4052 - NAQUELE FIM DE SEMANA (2022)
NAQUELE FIM DE SEMANA (THE WEEKEND AWAY, USA, 2022) – Duas amigas vão à Croácia, para relaxar e curtir as atrações do lugar. Tudo vai bem, até que uma delas desaparece. É um bom thriller de mistério, ambientado numa bela paisagem, apelando eficientemente para a velha fórmula “quem matou?”. Two friends go to Croatia to relax and enjoy the tourist attractions. Everything goes smoothly until one of them disappears. A good old-fashioned murder mystery set against a beautiful backdrop. The Weekend Away takes a classic strategy and makes it an appealing who-done-it. The performances are convincing, the settings were well done, and we are immediately related to the main character’s drama. Netflix.
terça-feira, 7 de junho de 2022
4051 - ORGULHO E PRECONCEITO E ZUMBIS (2016)
ORGULHO E PRECONCEITO E ZUMBIS (PRIDE AND PREJUDICE AND ZOMBIES, USA, UK, 2016) – Aproveitando levemente o romance de Jane Austen, o filme explora a onda zumbi da época. A produção e a fotografia são notáveis, mas a história não se sustenta ao longo de 1 hora e 48 minutos de filme. O destaque é Lily James, uma atriz com carisma suficiente para passar incólume em filmes deste tipo e continuar a ser inquestionavelmente talentosa. There are no serious undertones of Jane Austen’s novel in this movie – it only exploits the zombie mode of the time. The production and photography are remarkable, but the story cannot be sustained along the movie 1 hour and 48 minutes length. The highlight is Lily James, an actress with enough charism to be harmed by movies of this kind and still be unquestionably talented. Netflix.
4050 - 007 MARCADO PARA A MORTE (1987)
007 MARCADO PARA A MORTE (THE LIVING DAYLIGHTS, USA, UK, 1987) – Primeiro filme de Timothy Dalton como James Bond. É uma produção razoável dentro do universo Bond, sem a parafernália tecnológica e das piadas sem graça dos filmes anteriores . Dalton volta a usar o cérebro nas suas ações, interpretando o personagem com a postura britânica tradicional. First Bond movie with Timothy Dalton as 007. The Living Daylights is a reasonable Bond movie, mostly devoid of silly gags and unfunny quips, it sees Bond back to indulging in glorious fist fights, using brains and brawn to achieve his ends, and with Dalton playing the character with dignified British aplomb. Amazon Prime.
4049 - CARMEN (1915)
CARMEN (USA, 1915) – Adaptação da ópera homônima de Bizet, dirigida por Cecil B. DeMille, num de seus primeiros filmes em Hollywood, estrelada pela grande diva americana da época, Geraldine Farrar. O filme traz toda as características do director: multidões, brigas e emoções turbulentas. Bizet’s opera adaptation, directed by Cecil B. DeMille. Carmen was an early film in Cecil B. DeMille’s Hollywood career. It features everything that he was good at: crowds, fights, over-the-top emotions and unhinged behavior. TC Cult.
4048 - 007 NA MIRA DOS ASSASSINOS (1985)
007 NA MIRA DOS ASSASSINOS (A VIEW TO A KILL, USA, UK, 1985) – Último filme de Roger Moore como James Bond e também de Lois Maxwell, como Moneypenny. Assim como os anteriores, NMDA é ruim no roteiro e nas cenas de ação. Traz, contudo, a Bond girl mais bonita da era Moore: Tanya Roberts (ela também esteve em AS PANTERAS). Grace Jones fez uma vilã que parecia exótica na época, mas, aos olhos de hoje, ficou extremamente caricata. Timothy Dalton faria sua estreia neste filme, mas com o retorno de Moore, só assumiria o personagem no filme seguinte, MARCADO PARA A MORTE. Last Roger Moore’s movie as James Bond and also Lois Maxwell’s last appearance as Moneypenny. Like the previous movies, this one has a lousy script and lame action scenes. On the other hand, we can see the most beautiful Bond girl of the Moore era: Tanya Roberts (she was also in CHARLIE’S ANGELS). Grace Jones plays a villain that seemed exotic at that time, but, seen today, she is only cartoonish. Timothy Dalton would make his debut as 007 in this movie, but with Moore’s return, he would only join the franchise in the next movie THE LIVING DAYLIGHTS. Amazon Prime.
domingo, 5 de junho de 2022
4047 - RIO DO MEDO (2018)
RIO DO MEDO (BRASIL, 2018) – Filme de Ernesto Rodrigues sobre a violência no Estado do Rio, sob a ótica da Polícia Militar, lançando luzes também sobre o fascínio da corporação sobre determinados estratos da população. Narrado apenas do ponto de vista dos policias, apresenta uma tentativa de entendimento dos procedimentos da polícia no enfrentamento nas ruas e as consequências físicas e psicológicas nos policias. Pouco digerível para os pacifistas. Ernesto Rodrigues’ movie is about violence in Rio de Janeiro State, from the Military Police point of view, shedding lights on how the corporation fascinates some parts of the populace. Narrated only from the officer’s point of view, it tries to understand the police behavior in the streets and the physical and psychological consequences of this routine. Pacifist will not like it. Canal Brasil.
4046 - LUCI E DESI (2022)
| Uma linda história de amor |
LUCY E DESI (LUCY AND DESI, USA, 2022) – Excelente documentário sobre Lucille Ball e Desi Arnaz, mostrando principalmente o início de suas carreiras, o casamento e o sucesso do programa I LOVE LUCY, cuja concepção revolucionou a televisão americana nos anos 50 e 60. Com os habituais relatos de amigos e imagens da época, o filme é sempre interessante, com ritmo ágil e informações úteis para o entendimento da trajetória de duas figuras essenciais na história da TV e do showbiz. É interessante notar o fato de Arnaz ter trazido uma sofisticação inédita à imagem apenas exótica do latino no cenário artístico daquela época. Outstanding documentary about Lucille Ball and Desi Arnaz, showing the beginning of their careers, the marriage and the success of the show I LOVE LUCY, whose conception changed the American TV in the 50s and 60s. Along with the habitual accounts of friends and footage of that time, the movie is always interesting, with an agile rhythm and useful information to understand this essential couple in TV and showbiz history. Amazon Prime.
4045 - A COLINA ESCARLATE (2015)
Jessica Chastain e Tom Hiddleston
A COLINA ESCARLATE (CRIMSON PEAK, USA, 2015) – No século XVIII, nos EUA, depois de uma tragédia familiar,
Edith Cushing (Mia Wasikowska) casa com o misterioso Thomas Sharpe (Tom
Hiddleston) e vai para a Inglaterra, morar com ele e sua não menos misteriosa
irmã, Lucille (Jessica Chastain), numa mansão decadente, onde fatos
sobrenaturais começam a revelar uma realidade terrível. A estética direcional
de Guillermo Del Toro se coaduna perfeitamente com essa história de referências
sobrenaturais. Quem domina o filme é Jessica Chastain, numa atuação repleta de
de uma intensidade aterradora. In the XVIII century, in the USA, in the aftermath of a
family tragedy, Edith Cushing (Mia Wasikowska) weds the mysterious Thomas
Sharpe (Tom Hiddleston) and moves to England to live with him and his not less
mysterious sister, Lucille (Jessica Chastain), in a ruined mansion, where
sobrenatural facts uncover a terrible reality. Guillermo Del Toro’s directional aesthetic goes along with this
ghost story. But it is Jessica Chastain who dominates the movie, playing her
role with scary intensity. Netflix.
sexta-feira, 3 de junho de 2022
4044 - WANDAVISION - 9 EPISÓDIOS - (2021)
WANDAVISION (USA, 2021) – A originalidade da forma narrativa desta série é impactante. Wanda (Liz Olsen, maravilhosa) precisa elaborar o luto: Vision (Paul Bettany, também maravilhoso) morreu, e ela sofre. Até para as feiticeiras a dor da perda pode ser devastadora. Aí, entra um toque magistral: ela cria uma nova realidade, na qual ela e Vision estão juntos, felizes, a partir de suas memórias das sitcoms da sua infância. Os primeiros episódios são impecáveis. No entanto, a partir do quinto, a premissa original se perde por completo e voltamos ao modo Vingadores. Liz Olsen não é apenas uma presença física impressionante, dominando todas as suas cenas, passando com imensa naturalidade da comédia ao drama, mas também uma atriz encantadora. The original narrative process of this show is outstanding. Wanda (Liz Olsen, wonderful) is grieving: Vision (Paul Bettany, also wonderful) is dead, and she suffers. Even for witches losing someone is devastating. That’s when a nice touch comes: she creates a fresh reality in which she and Vision are together, happy, based on her childhood memories of sitcoms she used to watch. The first episodes are impeccable. However, from the fifth one on the original premise is completely lost and we are back to the Avengers mood. Liz Olsen not only has a striking physical presence that dominates the screen, but she effortlessly switches from light-comedy to drama in the blink of an eye. She is undoubtedly an enchanting actress. Disney Plus.
4043 - MEU NOME É SARA (2020)
MEU NOME É SARA (MY NAME IS SARA, USA, 2019) – Uma jovem polonesa judia, fugindo do nazismo, é abrigada por um fazendeiro e sua esposa na Ucrânia. Emocionante história de Sara Guralnick, cuja família foi morta pelos alemães em 1942. A luta pela sobrevivência numa época tão violenta é magistralmente traduzida na atuação de Zuzana Surowy, em seu primeiro papel. A bela fotografia sobressai diante da brutalidade sangrenta da guerra. A 13-year-old Polish Jew, escaping from Nazi forces is taken in by a farmer and his wife in Ukraine. Compelling story of Sara Guralnick, whose family was killed by Germans in 1942. The struggle for survival in such a violent period is masterly translated by Zuzana Surowy, in her debut role. The exquisite photography stands out against the war bloody reality. Netflix.
quinta-feira, 2 de junho de 2022
4042 - 007 CONTRA OCTOPUSSY (1983)
007 CONTRA OCTOPUSSY (OCTOPUSSY, UK, 1983) – Sexto filme de Bond com Roger Moore. Mas ele só fez esse filme porque, no mesmo ano, Sean Connery voltava ao papel, com SAY NEVER AGAIN. O roteiro é arrastado, com diálogos pouco inspirados e muitas cenas deveriam ter sido cortadas, como, por exemplo, a de Bond imitando Johnny Weissmuller, pendurando num cipó. Tecnicamente, a bela fotografia das paisagens na Índia e na Europa Oriental compensam os defeitos. Sixth movie with Roger Moore as Bond. Interesting fact: he is in the movie just because Sean Connery was back to the role in SAY NEVER AGAIN. The script is slow, the dialogues are uninspired and many scenes should have been cut, for example, the one with Bond impersonating Johnny Weissmuller, swinging among trees in the jungle. Technically, the beautiful photograph of India and Eastern Europe compensate for eventual flaws. Amazon Prime.
4041 - FOME DE VIVER (1983)
FOME DE VIVER (THE HUNGER, UK, 1983) – Clássico de Tony Scott, com David Bowie, Catherine Deneuve e Susan Sarandon. John (Bowie) e Miriam (Deneuve) são dois vampiros em Nova Iorque. Depois de 300 anos, John está envelhecendo rapidamente, mas Miriam não. Ele procura a Dra. Sarah Roberts (Sarandon), especialista no assunto. Filmado com estilo da vertente chique dos anos 80, o filme de Scott é uma parábola sobre as relações afetivas e a finitude (nem tanto) humana de seus personagens. Catherine Deneuve, linda e glacial, está perfeita. Bowie traz a dimensão trágica do amor eterno, e Susan Sarandon é a ligação entre a modernidade e passado. Tony Scott’s classic with David Bowie, Catherine Deneuve and Susan Sarandon. John (Bowie) and Miriam (Deneuve) are two vampires in New York. After 300 years, John starts an accelerated aging process, but Miriam does not. He looks for Dr. Sarah Roberts (Sarandon), an expert in the subject. Filmed in the chic style of the 80s, the movie is a parable about the loving relationships and the (no so much) human finitude of their characters. Catherine Deneuve, gorgeous and glacial, is more than perfect. Bowie brings the tragic dimension of eternal love, and Susan Sarandon is the link between modernity and past.
quarta-feira, 1 de junho de 2022
4040 - O SEGREDO DE BERLIM (2006)
O SEGREDO DE BERLIM (THE GOOD GERMAN, USA, 2006) – Homenagem de Steven Soderbergh ao clássico CASABLANCA, com George Clooney e Cate Blanchett. No entanto, o filme tem um ritmo lento, atuações pouco inspiradas e um problema sério de escalação de elenco: Tobey McGuire não tem nada a ver com seu personagem. Clooney é um jornalista de volta a Berlim do pós-guerra, em 1945, e reencontra a mulher amada (Blanchett) vivendo de prostituição numa cidade arrasada. Steven Soderbergh’s homage to the classic CASABLANCA with George Clooney and Cate Blanchet. However, the movie has a slow pace, uninspired performances and a problem in the casting: Tobey McGuire has nothing to do with his character. Clooney is a newspaperman back in Berlin, after WW2, in 1945, and finds the woman he once loved (Blanchett) working as a prostitute. HBO.