segunda-feira, 19 de dezembro de 2022

4224 - WANDINHA - TEMP 1 - 8 EPISÓDIOS (2022)

 

 

WANDINHA – TEMP 1 - 8 EPISÓDIOS - (WEDNESDAY, USA, 2022) – Sim, Jenna Ortega é uma graça e está perfeita no personagem – isso todo mundo já sabe. Ela já tinha chamado a atenção na segunda temporada de VOCÊ, como Ellie Alves, mas Wednesday é um daqueles encontros definitivos entre atriz e personagem. Os quatro primeiros episódios dirigidos por Tim Burton dão o tom da série: a abordagem juvenil (escola para adolescentes marginalizados) se mistura com thriller de mistério e, claro, monstros sobrenaturais. Porém, a lógica dos enquadramentos e a atmosfera da história mudam sem a direção de Burton, e do meio para o fim, a série cai num ritmo quase banal. Jenna Ortega consegue dar um novo entendimento a um personagem já conhecido, e isso é um feito possível só para uma atriz especial como ela. Yes, Jenna Ortega is cute and is perfect as Wednesday – everybody knows that. She had already drawn attention in the second season of YOU, as Ellie Alves, but Wednesday is one of those definitive meetings between actress and character. The first four episodes directed by Tim Burton set the series tone: the juvenile approach (the school for outcasts) is mixed with a mystery thriller and, of course, monsters. However, the framework logic and the atmosphere change without Burton’s direction and the series rhythm decreases a little bit. Jenna Ortega succeeds in giving a new understanding to a well-known character and this is quite an achievement. Netflix.



domingo, 18 de dezembro de 2022

4223 - ABISMO DE UM SONHO (1952)

Wanda encontra seu ídolo

ABISMO DE UM SONHO (LO SCEICCO BIANCO, Itália, 1952) – Este filme de Fellini, com roteiro de Antonioni, parece ter sido parâmetro para as chanchadas brasileiras da mesma década, pela construção crítica de uma história não apenas engraçada, mas também capaz de propor considerações sobre os efeitos da cidade grande nas pessoas. A cidade grande, no caso, é Roma, para onde um casal, Leopoldo e Wanda, vai passar sua lua de mel. Mas Wanda tem um desejo secreto: ela quer conhecer seu ídolo, o ator Fernando Rivoli (Alberto Sordi), o sheik do título original. Por outro lado, Leopoldo (um personagem rodrigueano na sua essência) quer agradar o tio, uma figura importante em Roma, e comparecer a uma audiência com o Papa. Um fato interessante é a presença de Giulietta Masina, como a prostituta Cabíria, personagem que ela faria sete anos depois e, NOITES DE CABÍRIA. Há também uma referência a ROSA PÚRPURA DO CAIRO, de Woody Allen. This Fellini’s movie, scripted by Antonioni, seems to be the pattern for the Brazilian chanchadas from the same decade, because of its critical construction of a story that is not only funny but also able to propose considerations about the effects of the big city on people. Rome is the city to where a couple, Leopoldo and Wanda, go for their honeymoon. But Wanda has a secret desire: she plans to meet her idol, Fernando Rivoli (Alberto Sordi), the sheik of the original title. On the other hand, Leopoldo (a Nelson Rodrigues character in essence) wants to please his uncle, a major figure in Rome, and be in a audience with the Pope. Interesting fact: Giulietta Massina plays the prostitute Cabíria, her character seven years later in NIGHTS OF CABIRIA. There is also a reference to Woody Allen's THE PURPLE ROSE OF CAIRO.  Canal Brasil. 


   

4222 - TED (2012)

 


TED (USA, 2012) – Muitas pessoas não percebem que TED é, basicamente, um filme sobre a amizade, algo fundamental na vida de qualquer pessoa. Sim, o filme é sobre a relação intensa de um adulto (Mark Wahlberg) e um ursinho de pelúcia (Seth MacFarlane) e os desafios do amadurecimento tardio. Há humor, muitas vezes escatológico, capaz de provocar uma reflexão sobre a nostalgia da infância, a inocência perdida e os primeiros ídolos (Flash Gordon aparece como símbolo dessa saudade permanente). O roteiro de MacFarlane traz falas engraçadíssimas, pontuadas de referências da cultura pop, sempre com timing perfeito. Many people do not realize that TED is basically a movie about friendship, a fundamental aspect in any person’s life. Yes, the movie is about the intense relationship between a grown-up man (Mark Wahlberg) and a teddy bear (Seth MacFarlane) and the challenges of late maturity. There is humor, scatological sometimes, that allow us to think about the nostalgia of childhood, the lost innocence and the first idols (Flash Gordon is a symbol of this permanent feeling). Seth MacFarlane’s script has very funny lines, fraught with pop culture references, always with perfect timing. Netflix.    



sexta-feira, 16 de dezembro de 2022

4221 - RITA - TEMP. 4 - 8 EPISÓDIOS (2020)

Best friends forever???

 RITA – TEMP. 4 – 8 EPISÓDIOS (RITA, Dinamarca, 2020) – Esta temporada de RITA traz um elemento dramático de grande impacto: entra em cena um flashback no qual vemos Rita adolescente (Tessa Hoder, perfeita), já com o mesmo comportamento desafiante e contestador da versão adulta. As sequências intercaladas – presente e passado – dão à série uma nova dinâmica, aprofundando os conflitos pessoais de Rita, principalmente quando reencontra uma amiga da adolescência e se vê obrigada a fechar algumas Gestalts. Rita continua sendo um personagem atípico na sociedade dinamarquesa, mais por seu ímpeto de ir ao encontro das emoções do que sua natural maneira de as evitar. In this season, RITA adds a dramatic element: there are flashbacks in which Rita can be seen as an adolescent (Tessa Hoder, perfect), already displaying the same challenging behavior of her adult version. The sequences in the present and in the past increase the dynamics of the show, deepening Rita’s personal conflicts, especially when she reconnects with an old friend and sees herself obliged to close some unfinished business. Rita keeps being an atypical character in the Danish society, mainly for her tendency to face emotions rather than her natural way to avoid them. Netflix.   



4220 - KING KONG (1976)

 


KING KONG (USA, 1976) – Esta versão de KK troca o período histórico do filme de 1933 para o agora distante mundo moderno de 1976. Sai a recatada Fay Wray, e Jessica Lange estreia num personagem meio sapeca, uma atriz sem muito senso discricionário a respeito de seus futuros papéis – no filme, ela cogita participar em uma continuação de GARGANTA PROFUNDA. Jeff Bridges, cujos longos cabelos louros competem com o de Lange, tem que se virar para chamar a atenção da moça e fazê-la esquecer sua relação com Kong. Os efeitos responsáveis por dar vida ao personagem principal são razoáveis para a época – construção do Kong mecânico foi a grande peça de marketing do filme. Jessica Lange tem uma atuação muito fraca (embora Baryshnikov tenha adorado). This version of KK changes the historical period of the 1933 movie to the now distant modern world of 1976. Fay Wray exits and Jessica Lange makes her acting debut with a naughty character, an actress deprived of discretionary sense of her future roles – in the movie, she considers a role in a DEEP THROAT sequence. Jeff Bridges, whose long blond hair compete with Lange’s, has to do his best to make her forget Kong. The special effects, in charge of giving life to the main character, are acceptable considering the technology of the time. Kong’s construction was the great marketing piece for the movie. Jessica Lange has a poor performance (tough Baryshnikov thought otherwise). DVD.



4219 - ELEFANTE BRANCO (2012)


ELEFANTE BRANCO (ELEFANTE BLANCO, Argentina, 2012)
– Ricardo Darín é obrigatório, assim como o cinema argentino. EB é uma espécie de CIDADE DE DEUS portenha e mostra a disparidade entre pobres e ricos, tendo a luta do padre Julián (Darín), numa comunidade carente, como símbolo do abandono e da desesperança. “Elefante branco” é um hospital inacabado habitado por pessoas drogadas, e isso funciona como uma metáfora para o fracasso das políticas públicas contra a pobreza. Mais uma obra-prima do maravilhoso cinema argentino. Ricardo Darín is mandatory. EB is a kind of Argentinean CITY OF GOD and shows the disparity between the rich and the poor, with Father Julián’s struggle in a needy community as a symbol of abandon and hopelessness. The 'White Elephant' of the film's title is a huge unfinished hospital, now occupied by drug addicts, and which acts as a metaphor for the stunted development of the slum as failed political project for the poor. Another masterpiece of the Argentinean cinema. Canal Brasil.



4218 - O AMANTE DE LADY CHATTERLEY (2022)

 


O AMANTE DE LADY CHATTERLEY (LADY CHATTERLEY’S LOVER, USA, UK, 2022) – Emma Corrin brilhou como Diana, na quarta temporada de THE CROWN. Sua atuação está perfeita na composição da princesa presa num casamento infeliz e ainda sufocada pelas regras reais. Em OADLC, ela é Connie e novamente jogada num matrimônio sem amor e sem esperanças, quando seu marido volta da WW1, fisicamente debilitado e emocionalmente instável. Ela se apaixona por um empregado da residência, Oliver (Jack O’Donnel, do ótimo GODLESS, na Netflix), e precisa enfrentar o código moral da época. Esta adaptação do romance de D.H. Lawrence tem as típicas cenas sensuais características da obra – Emma Corrin está radiante, e há química suficiente entre ela e Jack O’Donnel para por fogo na tela – mas acontece um certo decompasso na costura das sequências, especialmente na parte final do filme, sem grandes problemas para a narrativa. A fotografia é parte essencial para a compreensão da história, por serem, ambas, vívidas, insopitáveis e quase desafiadoras, todas encapsuladas numa época de censura e restrições morais, plenamente compreendidas pela diretora Laure de Clermont-Tonnere. Emma Corrin was great as Diana in THE CROWN (4th season). Her performance of the princess trapped in an unhappy marriage and suffocated by royal rules is perfect. In LCL, she is Connie and again thrown into a loveless marriage, when her husband returns from WW1, physically incapacitated and emotionally instable. Then she falls in love with a employee on her husband’s country estate, Oliver (Jack O’Donnel, of GODLESS on Netflix), and has to face the rigid moral pattern of the time. This D.H. Lawrence adaptation has the typical sexy scenes of the novel – Emma Corrin is dazzling and there is enough chemistry between her and Jack O’Donnel to set the scenes on fire – tough some uneven sequences in the final part of the movie disrupt the rythmn. The photography is essential to understand the story for both of them are vivid, uncontrollable and almost challenging – everything encapsulated in a period of censorship and moral restrictions totally understood by director Laure de Clermont-Tonnere. Netflix.   


   

segunda-feira, 12 de dezembro de 2022

4217 - PINÓQUIO, DE GUILLERMO DEL TORO (2022)

 


PINÓQUIO, DE GUILLERMO DEL TORO (GULLERMO DEL TORO’S PINOCCHIO, USA, 2022) – Excepcional animação em stop-motion do diretor do O LABIRINTO DO FAUNO. Adorável, emocionante e, sobretudo, esteticamente arrebatador, esta versão do diretor mexicano é um primor do ponto de vista da carpintaria (sem trocadilho) de uma história sobre a rejeição na infância, expectativas frustradas, vida, morte e as perdas inexoráveis da existência, tudo tendo como pano de fundo a ascensão do fascismo italiano e um mundo em transformação. Mergulhando no inconsciente coletivo, este é um filme perfeito na sua proposta de, antes de fazer pensar, emociona como poucos na história do cinema. Exceptional stop-motion animation from the same director of PAN’S LABYRINTH. Adorable, touching and, mainly, aesthetically entrancing, this Mexican director’s version is perfect in the carpentry (no pun intended) of a story about childhood rejection, frustrated expectations, life, death and the existence’s inevitable losses, against a background the rise of the Italian Fascism and a world in progress. Plunging into the collective unconscious, this is a perfect adaptation, one of the most moving films ever. Netflix.  



sábado, 10 de dezembro de 2022

4216 - MARGARETH: A PRINCESSA REBELDE (2018)

 


 MARGARETH, A PRINCESA REBELDE –  (PRINCESS MARGARETH: THE REBEL ROYAL, UK, 2018) – Margareth, a irmã mais nova de Lilibeth, era a “party girl” da monarquia. Ela foi a faísca de ousadia inexistente na Casa de Windsor e mostrou, assim, o lado humano da família real. De fato, Margareth já nasceu em segundo plano em relação à sua irmã, a futura Rainha Elizabeth II, e certamente essa posição secundária a levou a quebrar muitos protocolos da monarquia. Ela transitou entre dois mundos: o da realeza e o dos súditos, não encontrando felicidade em nenhum deles. Margareth, Lilibeth’s younger sister, was the party girl of the British monarchy. She was the sparkle of boldness that was missing in the House of Windsor and, thus, showed the human side of the Royal Family. In fact, Margareth was born already playing the second fiddle to his sister, the future Queen Elizabeth II, and certainly this secondary position took her to break the protocol of the monarchy. She easily shifted from the world of royalty to the commoner’s, finding no happiness in any of them. Globoplay.    



sexta-feira, 9 de dezembro de 2022

4215 - DIANA, 7 DIAS (2017)


DIANA, 7 DIAS (DIANA, 7 DAYS, UK, 2017)
– Documentário sobre os sete dias após a morte de Diana. Entrevistas com os príncipes William e Harry, além de amigos e políticos, como Tony Blair. A parte mais interessante é ver as reações imediatas à notícia e o recalcitrante posicionamento da rainha diante da tragédia. This illuminating documentary examines the aftermath of Princess Diana's tragic death and the tense, dramatic week leading up to her funeral. Interviews with William and Harry, friends and politicians like Tony Blair. The most interesting part is to review the reactions to the news just in the aftermath of the tragedy as well as the Queen’s hesitating response to the public. Globoplay. 


    

quinta-feira, 8 de dezembro de 2022

4214 - ATÉ A PRÓXIMA VEZ (2022)

  


ATÉ A PRÓXIMA VEZ (HASTA QUE NOS VOLVAMOS A ENCONTRAR, Espanha e Peru, 2022) – Um arquiteto workaholic (Max Iglesias) se apaixona por umas das mulheres mais lindas do mundo (Stephanie Cayo), tendo como cenário as belas paisagens montanhosas do Peru. É uma história romântica previsível, com diálogos ruins e um roteiro inteiramente dedicado aos belos atores principais – o filme se resume a esta homenagem estética ao amor e às maravilhas do Peru, sendo a maior delas, indubitavelmente, a epifania Stephanie Cayo. An workaholic architect (Max Iglesias) falls in love with one of the most beautiful women in the world (Stephanie Cayo), in the middle of stunning Peruvian mountainous landscape. It is a predicable romantic story, fraught with lousy dialogues and a script entirely focused on the two beautiful main actors – the movie is simply an aesthetic homage to love and to the Peruvian wonders, of which the epiphany Stephanie Cayo is, undoubtedly, the greatest. Netflix. 


      



4213 - CHICO, ARTISTA BRASILEIRO (2015)


 CHICO – ARTISTA BRASILEIRO (Brasil, 2015) – Documentário com bons depoimentos de Chico e outros artistas. Um dos momentos mais interessantes é quando ele relata como ficou sabendo da existência de um irmão alemão: foi no famoso apartamento de Rubem Braga, quando Manuel Bandeira, inadvertidamente, perguntou sobre seu pai e o tal irmão. Vinicius ao vê-lo surpreso, perguntou: “Ué, você não sabia?”. O diretor Miguel Faria Jr não inova na forma, mas consegue fazer um produto no qual transparece evidente honestidade. Documentary with good accounts about Chico’s career. One of the most interesting moments is when he speaks about the existence of his German brother: at the famous Rubem Braga’s apartment, Manuel Bandeira, inadvertently, asked about his father and the German brother. Vinicius, seeing him surprised, asked: “Didn’t you know?”. Director Miguel Faria Jr is not innovative but he does succeed in an honest result. Netflix.    



quarta-feira, 7 de dezembro de 2022

4212 - DIANA, A ETERNA PRINCESA (2022)

 


 DIANA, A ETERNA PRINCESA (THE PRINCESS, UK, 2022) – A narrativa imersiva deste documentário sobre Diana nos leva, mais uma vez, a refletir sobre a trajetória de uma jovem de 19 anos jogada na engrenagem perversa da família real através de um casamento de (in) conveniência com um homem desde o início apaixonado por outra mulher. É interessante notar uma mudança na percepção no papel dos paparazzi em relação a ela: Diana também se alimentou da perseguição implacável das câmeras e a manipulou a seu favor, sabendo utilizar a obsessão por fotos suas como um elemento retroalimentador de sua própria mística. The immersive narrative of this documentary about Diana makes us, once more, remember the trajectory of a 19-year-old girl thrown into the perverse gearing of the royal family through an (in) convenient marriage to a man in love with another woman. It is interesting to notice the change in the perception about the paparazzi’s relationship with her: Diana also stimulated the ruthless chase of the photographers and manipulated it in her favor and used the obsession with her pictures as an element inherent of her own mystique. Globoplay.      


  

terça-feira, 6 de dezembro de 2022

4211 - UMA FOTO, MUITAS HISTÓRIAS (2012)

 





    

4210 - ELIZABETH: THE QUEEN UNSEEN (2022)


 ELIZABETH: THE QUEEN UNSEEN (UK, 2022) – Documentário com cenas raras de Lilibeth, desde a sua coroação até os dias atuais, sem, contudo, menção aos funerais da rainha. The film contains the earliest known footage of the Queen in a pram in 1926. It also shows her playing with her sister in the grounds of Balmoral Castle and features footage from their trip to southern Africa with their parents onboard HMS Vanguard in 1947. The film depicts the Queen showing the camera her engagement ring prior to her 1947 wedding to Philip Mountbatten and later on shows her as a young mother with Prince Charles and Princess Anne. Globoplay.  



segunda-feira, 5 de dezembro de 2022

4209 - AS VIÚVAS (2018)

Elizabeth Debick

AS VIÚVAS (WIDOWS, USA, 2018)
– Escrito e dirigido por Steve McQueen, este filme de assalto tem um elenco estelar, mas um roteiro aquém das suas possibilidades. O principal interesse está em Elizabeth Debick, num papel meio inapropriado para ela, cuja figura esguia e aristocrática ainda está vinculada à princesa Diana, de THE CROWN, apesar de este filme ser anterior à série. De qualquer forma, ela está linda em cada cena e quando ela aparece, eu não sei o que dizer. O problema do filme está no ritmo irregular – a sequência do assalto, a cargo das viúvas dos ladrões, não funciona como elemento-chave da narrativa, virando um MacGuffin apenas (o “rosebud”, de Cidadão Kane, é um exemplo clássico). Viola Davis está ótima, como sempre, assim como Liam Neeson e Robert Duval, este num papel pequeno demais para ele. Mas é Elizabeth Debick a razão de tudo. Written and directed by Steve McQueen, this heist movie has a stellar cast, but the script is not up to it. The main interest is Elizabeth Debick, whose slender, aristocratic figure is still linked to Princess Diana, from THE CROWN, despite this movie had come out before the series. Anyway, she is gorgeous and when she is playing I get speechless. The main issue with the movie is the irregular pace – the heist sequence, in charge of the widows, does not work, and turns out to be a simple “MacGuffin” (“rosebud”, in Citizen Kane, is a classic example). Viola Davis is great as always, as well as Liam Neeson. But, after all, Elizabeth Debick is the reason for everything. Netflix.  


  

4208 - DOUTOR ESTRANHO NO MULTIVERSO DA LOUCURA (2022)


DOUTOR ESTRANHO NO MULTIVERSO DA LOUCURA (DOCTOR STRANGE IN THE MULTIVERSE OF MADNESS, USA, 2022)
– A direção segura de Sam Raimi tentar colocar alguma organização numa profusão de sequências de uma história dependente de referências de outras produções da Marvel, como WandaVision (principalmente) e Homem-Aranha Sem Volta para Casa, entre outras. Benedict Cumberbatch está perfeito como Doutor Estranho – esse é um ator maiúsculo, capaz de redimensionar um personagem já muito interessante na sua origem. Aqui, a Feiticeira Escarlate é a vilã – e é a chance de Elizabeth Olsen mostrar uma força dramática apreciável, mas sopitada pela presença gigantesca de Cumberbatch em cena. No entanto, Liz Olsen brilha na transição entre a doçura e a crueldade dos seus personagens e mesmo quando imersa no lado obscuro da Feiticeira não há como não se encantar como o olhar e voz de de uma atriz capaz de fazer de sua aparente fragilidade sua maior vantagem. Magia pura. Sam Raimi’s firm directorial process tries to organize a multitude of sequences of a story that depends on references of other Marvel’s productions as WandaVision (mainly), and Spider-Man No Way Home, among others. Benedict Cumberbatch is perfect as Doctor Strange – he is a great actor, able to reshape a character already rich and intereresting in the origin. Here, the Scarlet Witch is the villain – this is her chance to display remarkable dramatic force, albeit faded by Cumberbatch’s mastodonic presence in scene. However, Liz Olsen is outstanding in the transition between the sweetness and cruelty of her characters, and even when immersed in the dark side of the Witch, she can not hide the eyes and the voice that are her most important asset. Pure magic. Disney Plus.   



4207 - EXÉRCITO DO AMANHÃ (2022)


EXÉRCITO DO AMANHÃ (WARRIORS OF THE FUTURE/ MING YAT ZIN GEL, Hong Kong, 2022)
Ficção científica repleta de clichês e com roteiro previsível, como uma colcha de retalhos com vários filmes do gênero. A edição deixa a desejar, e os diálogos são ruins, além de atuações aparentemente artificiais. Os CGIs são irregulares – melhoram a partir do terço final. Extremely cliched and predictable sci-fi, so don't expect anything revolutionary here, and you'll notice some plot and technical issues. It's like the writers picked their favorite Hollywood film in this genre and mashed it all together. The editing could've been better, and the dialogues are lousy and the performances artificial. The pacing was far from spot-on. The irregular CGIs improve near the end. Netflix.   



4206 - OS GRANDES MOMENTOS DA WW2 EM CORES - 10 EPISÓDIOS (2019)


 GRANDES MOMENTOS DA SEGUNDA GUERRA EM CORES – 10 EPISÓDIOS - (GREATEST EVENTS OF WWII IN COLOR, USA, 2019) It is an excellent documentary with cogent arguments and facts about WW2. The way the show details the events, the strategies, the beautiful footage, interviews, was gripping and memorable. It goes into the psychology of the most important people and what led to their decisions. It is important to mention that the production focuses on the culture of the individual countries at the time which conveys the real atmosphere of those days. Whilst there are no startling revelations within this series, as the WW2 conflict has been covered by countless other documentaries, the coloring of the footage does bring the subject matter home in a far more relatable manner. Netflix.   


  

domingo, 4 de dezembro de 2022

4205 - O TROLL DA MONTANHA (2022)


  O TROLL DA MONTANHA (Troll, Noruega, 2022) Esse filme constrangedor é sobre uma criatura do folclore escandinavo, de pequenos goblins a gigantes horrendos, geralmente agressivos e pouco inteligentes. Isso posto, o filme segue a cartilha dos similares americanos: CGIs aceitáveis e roteiro fraco, personagens bobos e diálogos sofríveis. O troll do título, espécie de cruzamento entre King Kong e Godzilla, na sua concepção gráfica, é tão ridículo quanto a atuação dos cientistas e militares encarregados de sua destruição. Fuja. This embarrassing movie is about a Scandinavian folklore creature, from little goblins to ghastly giants, generally aggressive and not very smart. This being said, the movie follows the steps of its American similar flicks: acceptable CGIs and weak script, silly characters and lousy dialogues. This troll is a kind of King Kong and Godzilla crossing in its graphic conception and it is as ridicule as the scientists and military in charge of its destruction. Get out. Netflix.      



sábado, 3 de dezembro de 2022

4204 - JOVENS ADULTOS (2011)

A linda (e põe linda nisso) Charlize Theron

JOVENS ADULTOS (YOUNG ADULT, USA, 2011)
Este é um filme sobre como lidar (ou não lidar) com as frustrações. Uma escritora, Mavis (Charlize Theron, avassaladora), volta à sua cidade natal, para tentar reacender o romance com seu ex-namorado, Buddy (Patrick Wilson), sem se importar com seu casamento com Beth (Elizabeth Reaser) e sua filha recém-nascida. Negando a situação, ela faz tudo para reconquistar Buddy, enquanto desenvolve uma amizade inesperada com Matt (Patton Oswalt, magnífico, aqui.). Pela carreira, Charlize já mereceria um Oscar – neste filme, como em todos nos quais ela está, ela atua com absoluta convicção, sem se poupar em nada, e faz de Mavis uma personagem egocêntrica, fútil, narcisista, mas também fascinante na sua insistência em se manter infantil diante das frustrações. Ela se acha incrivelmente especial, mas injustiçada por uma vida incapaz de reconhecer tamanha especialidade. Com o roteiro de Diablo Cody, o filme de Jason Reitman pode incomodar quem não aceita os limites naturais da existência, aqueles mesmos limites responsáveis pela dimensão que temos, ou não, de nós mesmos. Deveria ser analisado nas escolas. This is a movie about how to cope (or not to cope) with frustration. A fiction writer, Mavis (Charlize Theron, overwhelming) returns to her home town, looking to rekindle a romance with her ex-boyfriend, Buddy (Patrick Wilson), despite the fact that he is now married and has a newborn daughter. Denying the situation, she does everything to win him back again, while she develops an unexpected friendship with Matt (Patton Oswalt, magnificent here). If there is justice, Charlize would have been awarded with the Oscar: in this movie, as in any other she is in, Charlize performs with absolute conviction, not sparing herself, and makes her Mavis an egocentric, narcissist, futile character, but also fascinating in her insistence on keeping a childish behavior in face of frustrations. She thinks she is incredibly special and that life has been unfair to her. With script by Diablo Cody, Jason Reitman’s movie may be uncomfortable to those who cannot accept the natural boundaries of life, those same boundaries that shape the dimension we have (or don’t have) of ourselves. The movie should be analized at schools.  Mubi.    



terça-feira, 29 de novembro de 2022

4203 - SEGREDOS POLICIAIS - TEMP 1 - 13 EPISÓDIOS (2016)


SEGREDOS POLICIAIS – TEMP. 1 – 13 EPISÓDIOS (SHADES OF BLUE, USA, 2016) – Série policial com Jennifer Lopez e Ray Liotta. Ela é Harlee Santos, detetive da polícia de Nova Iorque, trabalhando num meio corrupto. Com uma filha adolescente para criar, Harlee segue o roteiro da boa policial: quer combater o crime e proteger seus colegas, mas acaba sendo levada pelos efeitos da corrupção endêmica dos seus pares. A série tem sido injustamente criticada por causa da presença magnética de JLo: sim, ela é bonita, sexy e não há uma cena em que ela não esteja perfeitamente maquiada. E não há nada de mal nisso. Cop series with Jennifer Lopez and Ray Liotta. She is Harlee, NYPD detective, working in a corrupted environment. With a teenager daughter to raise, Harlee follows the good cop script: she combats the crime and protects her friends, but ends up being taken away by the endemic corruption of her peers. The show has been heavily criticized because of JLo’s magnetic presence: yes, she is gorgeous, sexy, and there is not any scene in which she does not have the perfect makeup. And there is nothing wrong with that. Amazon Prime.


4202 - ANDOR - TEMP 1 - 12 EPISODES (2022)


ANDOR – TEMP 1 – 12 EPISÓDIOS (USA, 2022) – A série explora como Cassian Andor (Diego Luna) vai se conscientizando da luta da Aliança Rebelde contra o Império. Assombrado por seu passado, Cassian traz um ódio profundo contra o Império e se torna o alvo principal de recrutamento pelo organizador da Rebelião, Luthen (o impressionante Stellan Skarsgard). CGIs beirando a perfeição, atuações seguras – Luna, principalmente, e da talentosa Adria Ajorna (Bix), o padrão estético necessário ao equilíbrio da galáxia. The series explores Cassian Andor’s awareness of the Rebel Alliance fight against the Empire. Haunted by his past, Cassian harbors a visceral hatred for the Empire and becomes a prime target for recruitment by Rebel organizer Luthen (the excellent Stellan Skarsgard). CGIs near to perfection, great performances – Luna is outstanding, and Adria Ajorna (Bix), the necessary aesthetic pattern for the balance of the galaxy. Disney Plus.


4201 - THE CROWN - TEMP 4 - 10 EPISÓDIOS (2020)


  THE CROWN – TEMP 4 – 10 EPISÓDIOS (UK, 2020) – Nessa temporada, o destaque, entre outros, é Emma Corrin, como Diana Spencer. É um daqueles raros encontros definitivos entre ator e personagem – Emma personifica perfeitamente, Diana, e todo seu drama pessoal. Além de Emma, Gillian Anderson está fantástica como Margareth Thatcher, e Josh O’Connor faz um Príncipe de Gales, sempre invejoso da popularidade de sua esposa, melhor que o original. In this season, the standout, among others, is Emma Corrin, as Diana Spencer. It is one of those rare moments in which the actor meets the character – Emma embodies Diana and all her personal drama in a perfect way. Besides Emma, Gillian Anderson is fantastic as Margareth Thatcher, and Josh O’Connor is a perfect example of a Prince of Wales always jealous of his wife’s popularity. Netflix.



4200 - NADA DE NOVO NO FRONT (2022)

 


NADA DE NOVO NO FRONT (IM WESTEN NICHTS NEUES, Alemanha, 2022) – Tão bom quanto o filme de Kulbrick, de 1959, com Kirk Douglas, este NDNNF, de Edward Berger, é um colosso. Com cinematografia perfeita e cenas memoráveis, acompanhando um grupo de jovens jogados nos horrores da WW1, num dramático rito de passagem, a história é uma impressionante tentativa de mostrar as absurdas justificativas para as guerras. O filme mostra como a capitulação da Alemanha para a França, em 1918, apontava para a continuidade do conflito, vinte anos depois. As good as Kulbrick’s 1959 movie, with Kirk Douglas, this AQOTWF, directed by Edward Berger, is memorable. Perfect cinematography and memorable scenes, follwing a group of young men thrown into the horrors of the WW1, in a dramatic coming of age ritual, the story is an impressive attempt to envisage the absurd justifications for the wars. The movie shows how Germany’s surrendering to France, in 1918, just pointed to the continuation of the war twenty years later. Netfix.  



4199 - 22.11.63 - 8 EPISÓDIOS (2016)

Sério... você não ficaria para sempre no passado?

11.22.63 – 8 EPISÓDIOS (USA, 2016) – Um professor, Jake Epping (James Franco), descobre um portal de tempo para 1960 e tenta evitar o assassinato de JFK encontrando Lee Oswald. No processo, Jake se apaixona por Sadie (Sarah Gadon), uma bibliotecária (ah, livros, de novo...) e encontra um parceiro na sua missão, George (Bill Turcotte, de 1917). Franco, como sempre, está impecável, assim como a mesmerizante Sarah Gadon, o melhor motivo para optar pelo passado e desistir do presente. Baseado num livro de Stephen King. A teacher, Jake Epping (James Franco), discovers a time portal that leads to 1960 and tries to avoid JKF’s assassination by finding Lee Oswald. Along the way, Jake falls in love with Sadie (Sarah Gadon), a librarian (ah, books again…) and finds a sidekick to help his mission, George (Bill Turcotte, of 1917). Franco, as always, is impeccable, as the mesmerizing Sarah Gadon, the best reason to choose the past over the present. Based on Stephen King’s novel. Amazon Prime.


segunda-feira, 28 de novembro de 2022

4198 - CIDADE DOS ANJOS (1998)

   


CIDADE DOS ANJOS (CITY OF ANGELS, USA, 1998) – Versão americana de ASAS DO DESEJO, de Win Wenders, CDA é tão emocionante quanto o original alemão, principalmente por causa da atuação comovente de Nicholas Cage, como um anjo apaixonado por uma médica, convincentemente interpretada por Meg Ryan. A bela fotografia e o roteiro ajustado (só poderia acontecer mesmo em Los Angeles), além da participação brilhante de Dennis Franz, são os pontos altos do filme. Imperdível. Para ser visto e revisto sempre. Afinal, como não amar uma história com livros, bibliotecas e Hemmingway? American version of Win Wenders’ WINGS OF DESIRE, COA is as touching as the German original, mainly because of the moving performance of Nicholas Cage, portraying an angel who falls in love with a doctor, convincingly played by Meg Ryan. The beautiful photography and the adapted script (the story could only take place in Los Angeles), besides Dennis Franz’s brilliant participation, are the highlights of the movie. To be seen over and over again. After all, how not to love a story with books, libraries and Hemmingway? HBO.  



sábado, 26 de novembro de 2022

4197 - RITA - TEMP 3 - 10 EPISÓDIOS (2015)


RITA – TEMP 3 - 8 EPISÓDIOS (RITA, Dinamarca, 2015) – Rita (Mille Dinesen) continua na contramão de uma sociedade supostamente ascética, mas precisa enfrentar um inesperado período de solidão. De certa forma, Rita mantém a linha dorsal do roteiro sustentado por ela – uma mulher em todos os sentidos solidária com as pessoas em sua volta, mas incapaz de tomar as decisões certas para sua própria vida. Esta terceira temporada não traz nada de muito novo à história. Uma pergunta se impõe: por que as pessoas insistem em escrever palavrões e pornografia nas paredes dos banheiros? Rita (Mille Dinesen) goes on being the opposite of a supposedly ascetic society, but has to face an unexpected period of loneliness in this season. In a way, Rita keeps the storyline – a woman in all senses sympathetic to people around her, but unable to make the right decisions about her own life. This season has nothing new to the story. There is a question that won’t go away: why do people insist on writing vulgar language and pornography on the walls of the toilets? Netflix.


sexta-feira, 25 de novembro de 2022

4196 - UM TIME BOM DE BOLA (2013)


UM TIME BOM DE BOLA (METEGOL, Argentina, 2013) – Animação dirigida e escrita por Juan José Campanella, a partir de um argumento muito original: um time de futebol de mesa ajuda um rapaz a combater um rival de infância e reconquistar sua namorada. O roteiro se concentra em um aspecto essencial do esporte – a amizade e o sentido de grupo. Bons diálogos e excelente produção. E minha admiração pelo cinema argentino cresce cada vez mais. Animation written and directed by Juan José Campanella, based on a very original argument: a table football team gets together to help a young man fight back a childhood rival and conquer his ex-girlfriend. The script focus on an essential aspect of the sports – the friendship and sense of togetherness. Good dialogues and outstanding production. And my admiration for the Argentinean cinema keeps growing. HBO.