Isaac, Mortensen e Dunst |
AS DUAS FACES DE JANEIRO (THE TWO FACES OF JANUARY, USA, 2014) – Thriller de suspense com a direção do iraniano Hossein Amini, livremente inspirado em Hitchcock (e isso não é nenhum demérito), baseado numa obra de Patricia Highsmith, com a tônica muito mais centrada no roteiro do que na ação e ainda muito acima de outras produções do gênero. O excelente Viggo Mortensen e a insossa Kirsten Dunst fazem um casal em férias na Grécia que conhece um guia de turismo (Oscar Isaac, o Poe Dameron, de O DESPERTAR DA FORÇA) e o enreda num assassinato. O roteiro sugere referências ao fogo, como cigarros e isqueiros, numa alusão aos instintos mais básicos do homem em permanente luta pela sobrevivência. Em meio a ruínas gregas, o cenário funciona como metáfora para a decadência moral dos protagonistas. ENGLISH: thriller directed by the Iranian Hossein Amini, freely inspired on Hitchcock’s works (which is valuable asset), based on a book by Patricia Highsmith, much more centered on the plot than on the action, and better than other similar productions. The remarkable Viggo Mortensen and the insipid Kirsten Dunst are a couple on holidays in Greece that makes acquaintance with a tourism guide (Oscar Isaac, Poe Dameron from THE FORCE AWAKENS) and entangled him in a murder case. The plot suggests references to fire, like cigarettes and ashtrays, alluding to men’s basic instincts in permanent struggle to survive. Amidst Greek ruins, the scenario works as a metaphor for the moral decadence of the leading characters.