(DEADFALL, USA 2012) - O filme é uma grande fusão de fascínios do olhar estrangeiro pelos gêneros tipicamente estadunidenses. A trama de suspense policial - com direito a femme fatale, boxe e assalto - evoca um neo-noir. O cenário, a vastidão nevada da fronteira rural entre Estados Unidos e Canadá, sugere um faroeste (algo evidenciado por cenas abertas, com poucos cortes em uma perseguição, que são registradas com grande beleza). Para mim, foi uma boa surpresa, pois estes elementos costumam formar um mosaico narrativo pouco original. No entanto, o filme vai crescendo a cada cena, especialmente quando coloca, lado a lado, as paisagens gélidas sob fortes nevascas, e cenas de alta temperatura em termos de suspense. O elenco ajuda muito. Eric Bana está perfeito como o fugitivo que, depois de ter assaltado um cassino, começa a buscar a fronteira do Canadá, junto com a irmã (Olivia Wilde), com tem uma relação meio incestuosa. Aliás, Olivia está perfeita como a garota frágil, fascinada pelo irmão mais velho, e que, de repente, encontra o amor em meio à fuga. Kris Kristofferson e Sissy Spacek estão estupendos.