sábado, 23 de março de 2019

3241 - ESTRADA PARA PERDIÇÃO

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Tom Hanks

    ESTRADA PARA PERDIÇÃO (ROAD TO PERDITION, USA, 2002) – Sam Mendes já havia atingido o sucesso com o soberbo BELEZA AMERICANA (1999) e manteve a alta qualidade de seu trabalho seguinte. ESTRADA PARA PERDIÇÃO é quase perfeito na sua emulação do seu primo distante, O PODEROSO CHEFÃO. Trilha sonora sofisticada, fotografia adequada ao noir, elenco de fazer cair o queixo (quem poderia se dar ao luxo de ter Paul Newman e Tom Hanks contracenando?), cinematografia caprichada, edição precisa, além de um roteiro enxuto, que peca ao dar muita ênfase ao tratamento quase obsessivo da relação pai-filho. Mendes consegue um ritmo coerente com a dramaticidade da história, especialmente em cenas caracterizadas por uma economia visual perfeita, como o uso da cor nas sequências em que se vê sangue espalhado por superfícies lisas, como paredes e vidraças. Dexter adoraria. Kleber também. Sam Mendes had already succeeded with the exquisite AMERICAN BEAUTY (1999) and kept the high quality of his work. ROAD TO PERDITION is almost perfect in its emulation of its distant cousin THE GODFATHER in terms of sophisticated soundtrack, adequate photography to the noir genre, a jaw-dropping cast (who would have Paul Newman and Tom Hanks in the same movie?), superlative cinematography, precise edition, besides a tight plot whose unique flaw is the heavy-handed treatment of the father/son motif. Mendes succeeds in giving the movie a rhythm coherent to the dramatic aspects of the story, especially in the perfect visually economical sequences, with the right use of color of blood splattered against pale colored walls. Dexter would have loved it. So would Kleber.