O APARTAMENTO (Forushande, Irã, 2016) – Um desmoronamento
nunca é fácil. Nem sempre é apenas físico. Este é o sentido dado pelo diretor
iraniano Asghar Farhadi, depois do excelente A SEPARAÇÃO (2011), que lhe rendeu
o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. Na primeira sequência, de O APARTAMENTO,
um prédio está prestes a desabar por causa de uma escavação irregular no
terreno vizinho. A história começa a se construir a partir desta quase demolição.
Emad e Rama moram neste edifício e são obrigados a procurar outra habitação. Uma
curiosidade: são um casal de atores – estão em cartaz com A MORTE DO CAIXEIRO
VIAJANTE, de Arthur Miller. No novo apartamento, Rama é atacada por um
estranho. Asghar Farhadi não
precisou mostrar o ato de violência e nem mesmo detalhar a agressão para trazer
ao filme discussão sobre machismo, sobre o que representa em uma sociedade
baseada em valores religiosos rígidos e o que bastaria para ferir a moral de um
homem iraniano que convive com a revolução Islâmica. Mais uma obra de mestre do
cinema iraniano. TC Cult. Any collapse is hard to stand. It is not
always from a physical aspect. This is the sense given by the Iranian director
Asghar Farhadi, after the excellent A SEPARAÇÃO (2011), Oscar of Best Foreign Film.
In its first sequence, THE APARTMENT shows a building on the verge of
collapsing due to an irregular digging in the neighbor area. The story is built
from this almost demolition. Emad and Rama live in this building and are
obliged to seek another dwelling. A curiosity: they actors currently working in
THE DEATH OF A SALESMAN, by Arthur Miller. In their new apartment, Rama is
attacked by a strange. Asghar Farhadi did not need to show the act of violence
or display the aggression to approach a discussion about a macho society based
on strict religious values as well as what is required to morally hurt an Iranian
man inside an Islamic revolution. Another masterpiece of the Iranian cinema. TC
Cult.