O APARTAMENTO (Forushande, Irã, 2016) – Um desmoronamento nunca é fácil. Nem sempre é apenas físico. Este é o sentido dado pelo diretor iraniano Asghar Farhadi, depois do excelente A SEPARAÇÃO (2011), que lhe rendeu o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. Na primeira sequência, de O APARTAMENTO, um prédio está prestes a desabar por causa de uma escavação irregular no terreno vizinho. A história começa a se construir a partir desta quase demolição. Emad e Rama moram neste edifício e são obrigados a procurar outra habitação. Uma curiosidade: são um casal de atores – estão em cartaz com A MORTE DO CAIXEIRO VIAJANTE, de Arthur Miller. No novo apartamento, Rama é atacada por um estranho. Asghar Farhadi não precisou mostrar o ato de violência e nem mesmo detalhar a agressão para trazer ao filme discussão sobre machismo, sobre o que representa em uma sociedade baseada em valores religiosos rígidos e o que bastaria para ferir a moral de um homem iraniano que convive com a revolução Islâmica. Mais uma obra de mestre do cinema iraniano. TC Cult. Any collapse is hard to stand. It is not always from a physical aspect. This is the sense given by the Iranian director Asghar Farhadi, after the excellent A SEPARAÇÃO (2011), Oscar of Best Foreign Film. In its first sequence, THE APARTMENT shows a building on the verge of collapsing due to an irregular digging in the neighbor area. The story is built from this almost demolition. Emad and Rama live in this building and are obliged to seek another dwelling. A curiosity: they actors currently working in THE DEATH OF A SALESMAN, by Arthur Miller. In their new apartment, Rama is attacked by a strange. Asghar Farhadi did not need to show the act of violence or display the aggression to approach a discussion about a macho society based on strict religious values as well as what is required to morally hurt an Iranian man inside an Islamic revolution. Another masterpiece of the Iranian cinema. TC Cult.