Riz Ahmed |
O SOM DO SILÊNCIO (THE SOUND OF METAL, USA, 2019) – Riz Ahmed tem o dom de interpretar jovens mergulhados na mais profunda angústia. Aqui, ele é um baterista de heavy-metal que vai perdendo a audição e vê seu mundo desmoronar. A direção do estreante Darius Marder é estupenda, assim como a atuação de todo o elenco e, claro, a edição de som. O roteiro coloca questões sobre a importância da aceitação em relação ao que não podemos mudar. Ao focar numa perda tão essencial para quem sempre viveu num mundo de sons, o filme nos permite pensar nas lutas realmente importantes, nas pequenas coisas que nos fazem humanos – tudo de uma forma incisiva de que poucos diretores seriam capazes. Riz Ahmed has a flair for playing deeply anghised young men. Here, he is a heavy-metal drummer whose life is thrown into freefall when he begins to lose his hearing. Darius Marder’s directing debut is outstanding as is the cast performance and, of course, the sound editing. The script brings questions about the importance of accepting what we cannot change. By focusing on someone whose entire existence revolves around a world of sound losing that which defines his life, it gives the viewer pause to consider what life can be like when we learn to accept and let go. There is so much more to life than the small corners of existence we live in and this film paints that reality with both tremendous empathy and a bluntness that lesser writers and directors would avoid.