Cécile De France e Matt Damon |
ALÉM DA VIDA (HEREAFTER, USA, 2010) – Marie (Cécile De France, um perigo para miocárdios debilitados) é uma jornalista francesa, em férias na Ásia. Durante as compras, num vilarejo à beira-mar, enquanto faz compras, pressente uma comoção no fim da rua. Antes de qualquer elaboração do que pode estar acontecendo, Marie é tragada, junto com todos e tudo, pelo avanço lento e incontrolável de um Tsunami. Marie não sabe, mas seu destino vai se cruzar com o do menino Marcus e o do médium George (Matt Damon), todos os três tentando remendar as marcas profundas que a morte, em todas as suas formas, deixou em suas vidas. É um dos mais belos filmes de Clint Eastwood: as dúvidas provocadas pela morte são tratadas de forma tão sublime, que isso faz de ADV um filme obrigatório, principalmente pela valorização imediata da vida e suas surpresas (veja a cena final). Marie (Cécile De France, a risk to feeble myocardium) is a French journalist on holidays in Asia. When she was shopping, in a small town by the sea, she senses a commotion at the end of the street. Before realizing what might be happening, she is dragged, along everything, by the slow and uncontrollable Tsunami. Marie doesn’t know, but her destiny is going to be entangled with a boy and a man (Matt Damon), all three trying to heal the scars left by death on their lives. It is one of the most beautiful Clint Eastwood’s movies: the doubts caused by death are treated in such sublime way, making HEREAFTER an obligatory movie, mainly for valuing life and its surprises (see the final sequence).