RETRATO DE UMA JOVEM EM CHAMAS (PORTRAIT DE LA JEUNE FILLE EM FEU, França, 2019) – No final do século XVIII, uma pintora é contratada para pintar o retrato de uma jovem mulher. A partir daí, a diretora Céline Sciamma deslinda uma narrativa que é o eco das histórias de amor e de como elas residem em nós em toda a sua abrangência. A história sublinha os olhares que encapsulam a verdade dos sentimentos, evidenciando a relevância desse olhar, substantivo e verbo. O filme também aborda questões como o machismo, o atavismo em relação ao casamento, a repressão moralista, a vivificação dos sonhos diante da perspectiva da liberdade afetiva e o entendimento dos corpos depois da convergência das almas numa sociedade opressiva e preconceituosa da época. Mais ou menos como acontece hoje. Obra-prima, um exemplo de como o cinema deve ser, um filme notável por sua cinematografia e abordagem temática. In the end of the XVIII century, a female painter is hired to paint the portrait of a young woman. From this point on, the director Céline Sciamma unravels a narrative that echoes the love stories that live inside us. The story, thus, highlights the gazes that encapsulate the truth of those feelings, focusing on the hermeneutic of the eyes. The movie also approaches issues about sexism, the obligatory marriage, the moralist repression, the vivification of the dreams on the verge of loving freedom and the understanding of the bodies after the convergence of the souls in a biased society (life the one we have today). It is a masterpiece, an example of what cinema should be, a remarkable movie for its cinematography and theme. TC Cult.
sexta-feira, 15 de abril de 2022
3987 - RETRATO DE UMA JOVEM EM CHAMAS (2019)
RETRATO DE UMA JOVEM EM CHAMAS (PORTRAIT DE LA JEUNE FILLE EM FEU, França, 2019) – No final do século XVIII, uma pintora é contratada para pintar o retrato de uma jovem mulher. A partir daí, a diretora Céline Sciamma deslinda uma narrativa que é o eco das histórias de amor e de como elas residem em nós em toda a sua abrangência. A história sublinha os olhares que encapsulam a verdade dos sentimentos, evidenciando a relevância desse olhar, substantivo e verbo. O filme também aborda questões como o machismo, o atavismo em relação ao casamento, a repressão moralista, a vivificação dos sonhos diante da perspectiva da liberdade afetiva e o entendimento dos corpos depois da convergência das almas numa sociedade opressiva e preconceituosa da época. Mais ou menos como acontece hoje. Obra-prima, um exemplo de como o cinema deve ser, um filme notável por sua cinematografia e abordagem temática. In the end of the XVIII century, a female painter is hired to paint the portrait of a young woman. From this point on, the director Céline Sciamma unravels a narrative that echoes the love stories that live inside us. The story, thus, highlights the gazes that encapsulate the truth of those feelings, focusing on the hermeneutic of the eyes. The movie also approaches issues about sexism, the obligatory marriage, the moralist repression, the vivification of the dreams on the verge of loving freedom and the understanding of the bodies after the convergence of the souls in a biased society (life the one we have today). It is a masterpiece, an example of what cinema should be, a remarkable movie for its cinematography and theme. TC Cult.