O LUGAR ONDE TUDO TERMINA (THE PLACE BEYOND THE PINES, USA 2012) - A narrativa do filme se desenvolve através de uma série de acasos - um sujeito esbarra no outro, a vida deles muda, o tempo passa e, de uma forma inesperada, eles voltam a se encontrar 15 anos no futuro. Não, não há nada de ficção científica nesta história totalmente possível num mundo real, onde as relações humanas se interligam de maneira surpreendente, mostrando como pequenos detalhes (de todos nós) definem a trajetória de uma pessoa. Levam ao tal lugar onde tudo termina. Aquele reencontro do motoqueiro Luke (Ryan Gosling) com a garçonete Romina (Eva Mendes) nos remete ao mesmo clima de intimidade e de coisas não ditas que os casais em pleno estado de desencontro (como aconteceu com a gente, lembra?) parecem trazer dentro de si. Ao rever Romina, Luke descobre que tem um filho recém-nascido - é peso suficiente para tirar o protagonista do rumo. O filme explora com bastante competência os caminhos e os ciclos que acontecem na vida, sempre arriscados e sem garantia, como já sugere a imagem que abre o longa: a apresentação do motoqueiro num globo da morte num circo. Luke gira em círculos antes de se reencontrar com Romina, como se procurasse sempre um porto seguro, e, depois de saber que é pai, resolve acelerar com sua moto numa floresta - ação que o diretor registra com incomum talento, numa metáfora do sentimento de despertencimento de Luke. Ao longo das duas horas e meia de filme, uma série de eventos bem plausíveis provocará uma perseguição envolvendo um policial novato (Bradley Cooper, excelente) e as reverberações desses fatos na vida de outras pessoas. The script follows a string of random situation: someone bumps into another and their lives change, time goes by and, suddenly, they reunite 15 years in the future. It is not sci-fi – everything is possible in this story, in which the human relationships are interwoven, showing how the little details define one’s life trajectory. When Luke (Ryan Gosling) meets Romina (Eva Mendes), everything takes us to that atmosphere of intimacy and unsaid things of some couples. Luke finds out that he is a father, and this is enough to change his life. The movie exploits the life cycles, and this is shown in the first sequence of the movie: Luke is riding his bike inside a carnival globe of death, going in circles before meeting Romina, his destiny.