domingo, 22 de dezembro de 2024

4599 - UMBERTO D (1952)

 


UMBERTO D (Itália, 1952) – Na Itália do pós-guerra, um aposentado não tem mais condições de sobreviver. Sem família, ele só conta com seu cachorro e a amizade improvável com uma jovem abandonada pelo namorado. Vittorio de Sica expõe aqui a aridez da vida em Roma, onde os habitantes não têm mais esperança nem perspectiva de sobrevivência. O tema da velhice, do desemprego e das baixas aposentadorias é redimensionado pela excepcional fotografia em preto e branco, mostrando a cidade sob uma luminosidade intensa que se contrapõe à tristeza e ao clima depressivo dos personagens. Todas as características do Neorrealismo italiano aparecem no filme: atores não profissionais, o reflexo dos problemas sociais e econômicos em consequência da queda do fascismo, a abordagem da vida de pessoas comuns da classe trabalhadora, a utilização de planos-conjuntos e planos-médios, a ausência de recursos visuais, utilizando um enquadramento no qual a câmera não sugere nem disseca, apenas registra, cenários reais. In post-war Italy, a pensioner is no longer able to survive. With no family, he only has his dog and the unlikely friendship with a young woman abandoned by her boyfriend. Sica exposes here the aridity of life in Rome, where the inhabitants no longer have hope or prospect of survival . The theme of old age, unemployment and low pensions is resized by the exceptional black and white photography, showing the city under an intense luminosity that contrasts with the sadness and depressive atmosphere of the characters. All the characteristics of Italian Neorealism appear in the film: non-professional actors, the reflection of the social and economic problems as a result of the fall of fascism, the approach to the lives of ordinary working-class people, the use of set shots and medium shots, the absence of visual resources, using a framing in which the camera does not suggest or dissect, just records, real scenarios. YouTube.