domingo, 29 de dezembro de 2024

4607 - UM CONTO CHINÊS (2011)

 


UM CONTO CHINÊS (UM CUENTO CHINO, Argentina, 2011) – Roberto (Ricardo Darín) é o dono de uma loja de ferragens em Buenos Aires e tem sua vida virada de ponta cabeça ao tentar ajudar um rapaz chinês, que não fala uma palavra em espanhol, a encontrar um tio. Este maravilhoso filme tem várias leituras: é, principalmente, sobre a importância da amizade, especialmente nas grandes cidades; é um ensaio profundo sobre a solidão (a vida de Roberto se resume à loja); mostra como a comunicação pode ser feita por gestos (Roberto e Jun não têm uma língua em comum), muito mais do que por palavras; aponta para a necessidade de entender que a vida é composta de situações inusitadas e aparentemente sem sentido, mas fazem parte das histórias mais marcantes de todos (aa noiva de Jun morre quando uma vaca cai do céu em cima dela). Todos esses aspectos filosóficos/existenciais se expandem durante o processo de descoberta mútua entre dois protagonistas, em príncípio tão diferentes, mas extremamente iguais na consciência de sua solidão e da inescapável necessidade de, em algum momento, estabelecer uma relação significativa de amizade e empatia. Além de tudo, Ricardo Darín é obrigatório. Roberto (Ricardo Darín) is the owner of a hardware store in Buenos Aires and has his life turned upside down when he tries to help a Chinese boy, who doesn't speak a word of Spanish, find his uncle. This wonderful film has several layers: it is mainly about the importance of friendship, especially in big cities; it is a profound essay on loneliness (Roberto's life is limited to the store); it shows how communication can be done by gestures (Roberto and Jun do not have a common language), much more than by words; points to the need to understand that life is made up unusual and seemingly meaningless situations, but are part of the most striking stories of all (Jun's fiancée dies when a cow falls from the sky on top of her). All these philosophical/existential aspects expand during the process of mutual discovery between two protagonists, in principle so different, but extremely equal in the awareness of their loneliness and the inescapable need to, at some point, establish a meaningful relationship of friendship and empathy. Above all, Ricardo Darín is mandatory.