terça-feira, 3 de junho de 2025

4728 - PLAYTIME (1967)

 


PLAYTIME (França, 1967) – Dez anos depois de AS FÉRIAS DO SR HULOT, Jacques Tati propõe uma reflexão sobre a cidade de Paris, então tomada por uma onda modernista, com a criação de bairros novos, nas proximidades dos mais tradicionais (Godard fez coisa parecida com Duas ou Três Coisas Que Eu Sei Dela”, também de 1967). PLAYTIME capta o processo no qual prédios antigos foram demolidos para dar lugar a novas construções, mas de acordo com a lógica modernista. O filme assume um tom de distopia ao enfocar a esterilidade do mundo moderno, fazendo submergir os traços de seu passado histórico. Destarte, a arquitetura atua como o personagem principal numa obra cuja construção narrativa basilar aponta essa distopia capaz de fazer da cidade um espaço de esfacelamento de sonhos e de humanidade. Nada mais atual. Ten years after MR. HULOT'S VACATION, Jacques Tati proposes a reflection on the city of Paris, then taken by a modernist wave, with the creation of new neighborhoods, in the vicinity of the more traditional ones (Godard did something similar with “Two or Three Things I Know About Her", also from 1967). PLAYTIME captures the process in which old buildings were demolished to make way for new constructions, but according to modernist logic. The film takes on a dystopian tone by focusing on the sterility of the modern world, submerging the traces of its historical past. Thus, architecture acts as the main character in a work whose basic narrative construction points to this dystopia capable of making the city a space for the shattering of dreams and humanity. Nothing more current.