SILÊNCIO DO CÉU
(ERA EL CIELO, Brasil, 2016) –Diana
(Carolina Dieckman) é brutalmente estuprada por dois homens, em sua casa, em um
bairro residencial de Montevidéu. Quando eles se vão, ela tenta se recompor,
liga para o marido pegar as crianças na escola, tudo com a voz controlada.
Sobre o estupro, nenhuma palavra. Mario (o excelente Leonardo Sbaraglia), o
marido, também tem seu próprio segredo a respeito do que aconteceu com Diana:
ele a viu ser atacada e tentou reagir, mas não consegui esboçar nenhuma reação.
Suas razões aparecem na sua narração em off: ele tem medo de tudo, esses medos
se multiplicam e, em sua cabeça, o impedem de ser a pessoa plena que sempre
idealizou para si. A partir daí, o roteiro se desenvolve na direção da
investigação que Mário se propõe fazer para encontrar os agressores e, desta
forma, vencer o medo que o habita. Tem-se, portanto, um desvio do olhar em
situações tão dramáticas como esta: é o marido, e não a mulher, que a plateia
vai acompanhar, na sua expectativa de, também ela, obter as respostas que o véu
do mistério encobre.