O trem como cenário... ou persoangem? |
A DAMA OCULTA (THE LADY VANISHES, Inglaterra, 1938) – Este é o penúltimo filme realizado por Alfred Hitchcock na Inglaterra. Basta observar sua sofisticação formal e a sua capacidade de conduzir o espectador, para se chegar à conclusão que o rotundo realizador britânico já estava pronto para ingressar em Hollywood. Hitch, mais uma vez, prova que é mesmo um mestre do suspense, especialmente quando se trata de comprimir a trama em espaços exíguos – um dos maiores desafios da linguagem cinematográfica. Desde esta época, Hitch já demonstrava o seu gosto por desafios formais, o que iria marcar seus primeiros anos nos Estados Unidos. This is the penultimate movie made by Alfred Hitchcock in England. Suffice to observe his formal sophistication and his ability to lead the viewer in order to reach the conclusion that the fat director was already prepared to start his career in Hollywood. Hitch, once more, proves that he is the master of suspense, especially when the action takes place in exiguous places – one of the biggest challenges in the cinematograph narrative. Since this time, Hitch had already shown his flair for formal challenges, what would mark his first years in the USA.