Karloff |
BLACK FRIDAY (USA, 1940) –
Pela primeira vez, a ficção científica se encontra com os filmes de gangster.
Para tanto, a Universal trouxe dois dos maiores astros da época: Boris Karloff
e Bela Lugosi. Apesar de não contracenarem, os dois ícones do ciclo de horror
que atingira seu ápice na década anterior, dão ao filme uma aura de grande
produção. No entanto, a história requer do espectador uma completa suspensão de
descrença, a partir de sua premissa principal: um médico (Karloff) realiza um
transplante de cérebros para salvar a vida de seu melhor amigo, mas este acaba
tendo dupla personalidade, após receber a massa cinzenta de um fora da lei. Como
se vê, mesmo involuntariamente, Karloff fez mais um filme que remete ao seu
personagem mais famoso. For
the first time, Science fiction meets gangster movies. Therefore, Universal
brought two of the greatest stars of the time: Boris Karloff and Bela Lugosi.
Despite not sharing the screen, the two horror cycle icons, a period that had
reached the pinnacle in the previous decade, give the movie an atmosphere of
great productions. Nevertheless, the story requires the viewer a more than a complete suspension of disbelief, as we are introduced to the premise: a doctor
(Karloff) accomplishes a brain transplant to save his best friend’s life, but
the latter ends up having a double personality, after getting the brain of a
criminal. As you see, even involuntarily, Karloff made another movie that is
related to his most famous role.