O ECLIPSE (L’ECLISSE, Itália e França, 1962) – Esse filme de Michelangelo Antonioni fala sobre a solidão a dois. Para esse fim, escolheu dois dos atores mais belos e talentosos da década de 60: Alain Delon e Monica Vitti. Perdidos nos subúrbios de Roma, os protagonistas parecem misturar suas angústias e esperanças com a própria arquitetura da Cidade Eterna, junto com um roteiro generoso com a participação do espectador e sua própria hermenêutica da trama. This Michelangelo Antonioni’s movie is about being alone with someone else. To this end, he chose two of the most beautiful and talented actors of the decade: Alain Delon and Monica Vitti. Lost in the suburbs of Rome, they seem to mixture their anguish and hopes with the city’s architecture, along with a script that allows the viewers to have their own hermeneutics. TC Cult.
terça-feira, 10 de maio de 2022
4008 - O ECLIPSE (1962)
O ECLIPSE (L’ECLISSE, Itália e França, 1962) – Esse filme de Michelangelo Antonioni fala sobre a solidão a dois. Para esse fim, escolheu dois dos atores mais belos e talentosos da década de 60: Alain Delon e Monica Vitti. Perdidos nos subúrbios de Roma, os protagonistas parecem misturar suas angústias e esperanças com a própria arquitetura da Cidade Eterna, junto com um roteiro generoso com a participação do espectador e sua própria hermenêutica da trama. This Michelangelo Antonioni’s movie is about being alone with someone else. To this end, he chose two of the most beautiful and talented actors of the decade: Alain Delon and Monica Vitti. Lost in the suburbs of Rome, they seem to mixture their anguish and hopes with the city’s architecture, along with a script that allows the viewers to have their own hermeneutics. TC Cult.
segunda-feira, 9 de maio de 2022
4007 - 007 - SEM TEMPO PARA MORRER (2021)
| A inconfundível puxada no punho da camisa |
007 – SEM TEMPO DE MORRER (NO TIME TO DIE, UK, USA, 2021) – Indubitavelmente, Daniel Craig trouxe uma reformulação profunda para o personagem mais famoso de Ian Fleming. A meu ver, Craig é o ator capaz de repaginar um clássico formador da cultura da espionagem ao longo de mais de cinco décadas de cinema. Mesmo mantendo o ethos britânico de Bond, Craig rompeu com diversos paradigmas atrelados ao agente (nem tão secreto assim, convenhamos) e se impôs como um Bond superior aos seus antecessores (embora Connery ainda seja a encarnação canônica do personagem). Em NO TIME TO DIE, Craig tem o privilégio de ganhar, pela primeira e única vez, um filme de despedida, em função da inestimável contribuição dada por ele para a marca. Em termos de roteiro, ele merecia bem mais: a narrativa desconjuntada não ajuda o envolvimento dos espectadores, o diretor Cary Joji Fukunaga está muito aquém da tarefa a ele dada (Sam Mendes fez muita, mas muita falta, e Danny Boile teria sido o dínamo necessário a um momento tão grandioso, não tivesse sido substituído por Fukunaga), Rami Malek é um vilão incapaz de assustar uma garota de cinco anos – o resultado é um filme melancólico e sem a energia característica da franquia. No mais, a sequência com Ana De Armas é memorável: ela tem a química e os olhos faiscantes diante de Bond, coisa esquecida por Léa Sedoux no filme anterior. Daniel Craig fez história dentro da história do agente secreto mais famoso (não seria isso um paradoxo?) do mundo. Undoubtedly, Daniel Craig has brought a deep change to Ian Fleming’s most known character. It is my understanding that Craig was able to rebrand a classic that has remodeled the espionage culture for more than five decades. Keeping the British ethos, Craig represents a paradigm shift in the way the famous agent was presented to the public and makes his Bond superior to the previous ones (although Connery is still the canonic representation of the character). In NO TIME TO DIE, Craig has the privilege of being given a farewell movie due to his invaluable contribution to the franchise. But he deserved more: the intricate narrative does not help the involvement of the viewer, the director Cary Joji Fukunaga is not up to the task he was given (Sam Mendes would have been a better director and Danny Boile would have been the proper engine behind such great project, hadn’t he been replaced by Fukunaga), Rami Malek is a villain who does not scare a five-year-old girl – the result is a gloomy movie without the energy of the franchise. On the other hand. Ana de Armas displays the expected chemistry with Craig, something Léa Sedoux has probably left somewhere in the previous movie. Daniel Craig makes History inside the most famous secret agent’s universe (which might be a paradox, don’t you think?). HBO.
domingo, 8 de maio de 2022
4006 - 13 MINUTOS (2015)
13 MINUTOS (ELSER, Alemanha, 2015) – Em novembro de 1939, Georg Elser tenta assassinar Hitler, fracassa e é preso pelos nazistas. Durante seu confinamento, ele recorda os fatos formadores de sua decisão radical. Hitler escapa da morte exatamente 13 minutos antes de a bomba explodir no púlpito onde fazia uma palestra. O filme é interessante do ponto de vista de trazer ao conhecimento a vida de Elser, eclipsada pelo tamanho de um plano que poderia ter mudado o rumo da história. In November 1939, Georg Elser's attempt to assassinate Adolf Hitler fails, and he is arrested. During his confinement, he recalls the events leading up to his plot and his reasons for deciding to take such drastic action. Hitler escapes from death exactly 13 minutes before the explosion behind the pulpit where he delivered a speech. The movie is interesting because it sheds light on Elser’s life, obliterated by the size of a plan that could have changed History. Prime.
4005 - O MISTÉRIO DE MARILYN MONROE (2022)
O MISTÉRIO DE MARILYN MONROE (THE MYSTERY OF MARILYN MONROE: THE UNHEARD TAPES, USA, 2022) – Mais um documentário sobre as sombras envolvidas na morte de MM, agora a partir de uma série de gravações e depoimentos de amigos e colegas de Hollywood. Nada de novo aqui. Continuam as especulações psicanalíticas sobre sua infância infeliz, a tentativa de construir uma família e o inevitável envolvimento com os irmãos Kennedy. De qualquer forma, essa é uma das histórias de permanente interesse do público em geral. Another documentary about the shadows over MM’s death, now having as a starting point a series of recordings and testimonies by her friends and Hollywood colleagues. Nothing at all new here. We still have psychanalytic speculations about her unhappy childhood, the attempt to have a family of her own and the inevitable involvement with the Kennedy brothers. Anyway, this is one of those stories that permanently arouse interest in the general public. Netflix.
4004 - CORRENTE DO MAL (2014)
CORRENTE DO MAL (IT FOLLOWS, USA, 2014) – O diretor David Robert Mitchell (também roteirista), consegue fazer o máximo com um mínimo de meios, na linha minimalista de Paul Klee: enquadramentos precisos, exploração do medo primal, um certo ar retrô capaz de estabelecer uma conexão imediata com os personagens, todos eles perdidos entre a adolescência e uma Detroit decadente, espelhando um período de desesperança e abandono. Maika Monroe é o centro da história: ela se vê recorrentemente diante de uma ameaça predatória sempre andando em direção a ela. Pode não parecer, mas dá medo. Diretor David Robert Mitchell (also writer) succeeds in making the most with minimum means, in accordance with Paul Klee’s style: precise framings, exploitation of the primal fear, a kind of retro atmosphere that establishes an immediate connection with the characters, all of them lost between adolescence and a decadent Detroit, mirroring a period of hopelessness and abandon. Maika Monroe has the pivotal role: she is constantly stalked by a predator that continually walks slowly towards her. Netflix.
4003 - HITLER E OS APÓSTOLOS DO MAL
HITLER E OS APÓSTOLOS DO MAL (HITLER ET SON ENTOURAGE, França) – Excelente documentário sobre a formação do Nazismo, analisando seus colaboradores mais próximos: Göring, Goebbels, Himmler, Speer, Hoess. A apresentação dos fatos históricos é bem didática, mostrando as características dos personagens à volta de Adolfo. Outstanding documentary about the formation of Nazism, analyzing its main collaborators: Göring, Goebbels, Himmler, Speer and Hoes. The presentation of the historic facts is quite didactic, displaying the characteristics of the inner circle. Youtube.
sábado, 7 de maio de 2022
4002 - ELE NÃO ESTÁ TÃO A FIM DE VOCÊ (2009)
| Como resistir...? |
ELE NÃO ESTÁ TÃO A FIM DE VOCÊ (HE’S JUST NOT THAT INTO YOU, USA, 2009) – Scarlett Ingrid Johansson é mais que obrigatória. É definitiva. Neste filme, ela é uma cantora usando todo seu sex-appeal para conseguir sucesso na carreira. Só isso seria suficiente para assistir ao filme, cuja história não passa de um amontoado de casais insatisfeitos nas suas vidas e tem a pretensão de ser um estudo sobre os relacionamentos humanos. No entanto, só Scarlett justifica uma olhada. Scarlett Ingrid Johansson is more than obligatory. She is definitive. In this movie, she is a singer using all her sex-appeal to try to build her way up to success. This would be enough to watch the movie; whose story is not more than a pile of dissatisfied couples and has the pretense to be a character study about human relationships. However, only Scarlett justifies a peek. HBO.
4001 - RAÇA E REDENÇÃO (2019)
Rockwell e Henson, impecáveis
RAÇA E
REDENÇÃO (THE BEST OF ENEMIES, USA, 2019) – Este é um dos melhores
filmes do cardápio da Prime: Taraji P. Henson é uma ativista negra na Carolina
do Norte, em 1971, e Sam Rockwell um integrante da KKK, disposto a destilar
toda a sua raiva contra os negros de sua comunidade, em nome da supremacia
branca. Baseado em fatos reais, R&R discute o racismo nesta história real,
ainda mais impressionante por causa das atuações de Henson e Rockwell. This is one of the best movies on the Prime menu: Taraji
P. Henson is a black civil rights activist in North Caroline, 1971, and Sam Rockwell
is a member of the KKK, willing to pour his rage over the black people of his
community, in behalf of the white supremacy. Based on actual facts, TBOE discusses
racism through a touching story, bolstered by strong performances from Hanson
and Rockwell. Um filme primoroso. Prime.
sexta-feira, 6 de maio de 2022
4000 - OZARK - TEMPORADA FINAL (2022)
OZARK – TEMPORADA 4 (USA, 2022) – OZARK é melhor que BREAKING BAD? Depois desta última temporada, ainda sob o efeito de uma história simplesmente perfeita, a resposta pode ser sim. OZARK é uma série em que tudo dá certo: o roteiro primoroso, as locações deslumbrantes, os atores (a grande maioria desconhecida do mainstream) simplesmente perfeitos nos seus papéis. Jason Bateman e Laura Linney também dirigiram vários episódios, o que contribui para uma coesão narrativa muito mais afinada com a alma da história. Mais uma vez, Julia Garner é o destaque, entre tantos, com uma presença intensa, ao mesmo tempo cativante e trágica, no melhor estilo dos épicos gregos. Ozark is better than BREAKING BAD? After this last season, still under the impact of a simply perfect story, the answer might be yes. OZARK is a show in which everything clicks together: an exquisite scritp, stunning locations, actors (the majority of which unknown to the mainstream) perfect on their roles. Jason Bateman and Laura Linney directed several episodes, which contributes to a narrative cohesion much more aligned with the soul of the story. Once more, Julia Garner is the highlight, among so many others, with an intense presence, so captivating as tragic, in accordance with the Greek epics. Netflix.
quinta-feira, 5 de maio de 2022
3999 - AMOR, SUBLIME AMOR (2022)
Ariana DeBose, impressionante em cena...
AMOR,
SUBLIME, AMOR (WEST SIDE STORY, USA, 2021) – Só mesmo Steven Spielberg
para fazer uma versão estupenda de um clássico e superá-lo em diversos pontos:
as cenas de dança são incríveis, os atores fantásticos (especialmente Ariana
DeBose, Oscar de Atriz Coadjuvante) e a fotografia é tão impactante (trabalho
do já lendário Janusz Kaminski, diretor de fotografia de todos os filmes de
Spielberg), que as 2 horas e 36 minutos do filme passam num átimo. Atenção para
a presença de Rita Moreno, a Anita do filme original. Only Steven Spielberg could make a remarkable version
of a classic that in many aspects outdoes the first movie: the dancing scenes
are amazing, the actors fantastic (especially Ariana DeBose, Oscar Supporting
role), and the photography is so impressive (task in charge of the already legendary
Janusz Kaminski, director of photography of all Spielberg’s movies) that the 2
hours and 36 minutes in length go by in a blink of an eye. Attention to Rita
Moreno, who played Anita in the original movie. Disney Plus.
sábado, 30 de abril de 2022
3998 - FANTASMA (1922)
FANTASMA (PHANTOM, Alemanha, 1922) – Mais um exemplo do cinema expressionista, este filme de Murnau conta a história de um homem sem objetivos na vida. Ao conhecer uma mulher loira, se apaixona por ela e sua obsessão o leva a perder o emprego. Feito no mesmo ano de NOSFERATU, F é contado em flashback. Apesar do título, F não é um filme de terror, como FAUSTO (seu próximo filme) mas sim um drama psicológico tingido de desilusão e delírio desestabilizadores do protagonista. Mesmo assim, F é um título apropriado para uma história nas quais as emoções são cruas, as emoções fugidias e a identidade difícil de definir. Não é exatamente horror, mas tangencia os medos dos pesadelos. Another example of Expressionist cinema, Murnau’s movie tells the story of an aimless man who falls in love with a blonde woman. Obsessed with her, he loses everything. Made in the same year of NOSFERATU, P is told in flashback and despite the title it is not a horror film, as FAUST (Murnau’s next movie), but a psychological drama with detours into detours into delusion and delirium that destabilized the protagonist. Still and all, Phantom is a fitting title for a story in which emotions are ruthless, motivations are slippery, and identity itself is dauntingly hard to pin down. This isn’t exactly horror, but parts of it border on nightmare. TC Cult.
sexta-feira, 29 de abril de 2022
3997 - DRIVE (2011)
quinta-feira, 28 de abril de 2022
3996 - GRAN TORINO (2008)
| Clint Eastwood - obligatório |
GRAN TORINO (USA, 2008) – Clint Eastwood é obrigatório. Esse é um filme emocionante, principalmente por causa do tema da imigração nos EUA e no resto do mundo. Clint trata do assunto com sensibilidade, sem resvalar na pieguice, ao mostrar o relacionamento turbulento de um veterano de guerra com seus vizinhos coreanos. Clint está perfeito no seu personagem: um misantropo mal-humorado, cuja morte da mulher serviu para acentuar sua rabugice e afastá-lo do filho e dos netos. Sua alegria se resume ao Gran Torino, ano 1972, conservado como peça de museu na garagem. Clint, aqui, retorna aos seus temas prediletos: a culpa por algo feito no passado, a velhice, a obsolescência das tradições, o choque de culturas e o questionamento sensível sobre a duplicidade da vida. Clint Eastwood is obligatory. This touching movie deals with the immigration issue in the US and in the world. Clint delves into the subject with extreme sensitivity, showing the troubled relationship between a war veteran and his Korean neighbors. Clint is perfect on the role: a grumpy misanthrope whose wife’s death increases his grumpiness and the distance from his son and grandsons. His only happiness is a 1972 Gran Torino, preserved as a museum item in his garage. Clint, here, returns to his favorite themes: guilty for something done in the past, old age, the obsolescence of traditions, the cultural clash and the sensitive questioning about the duplicity of life. Netiflix.
segunda-feira, 25 de abril de 2022
3995 - ANATOMIA (2000)
ANATOMIA (ANATOMIE, Alemanha, 2000) – A razão para assistir a este filme é Franka Potente, a Marie dos dois primeiros Jason Bourne. Aqui, ela é a mais linda estudante de medicina da Alemanha e descobre uma seita responsável por experiências macabras perpetradas pela sociedade secreta Anti-hipocrática. É interessante notar os modelos usados no filme, da exposição Body Works, na qual cadáveres reais são plastificados depois da dissecação. É um thriller de suspense razoável, no qual sobressai a bela presença de Franka Potente. The reason for wachting this film is Franka Potente, who played Marie in the first two Jason Bourne movies. Here she is the most beautiful German Med student who finds out a secret gruesome conspiracy perpetrated by the Antihhipocratic society. It worth noticing that the models used in the film are from the Body Works exhibit in which real cadavers are plasticized after being dissected. It is a reasonable suspense thriller, but Franka Potente is the most important aspect.
3994 - QUEM ROUBOU MEU SAMBA (1959)
QUEM ROUBOU MEU SAMBA (BRASIL, 1959) – O roteiro é simples: alguém tem vendido as mesmas músicas para várias gravadoras, e isso leva a proprietária de uma das empresas contrata um detetive para descobrir quem estaria dando o golpe. Porém, o detetive atrapalha ainda mais as coisas e tenta colocar seu samba nas paradas de sucesso. Comédia musical com Ankito, mostrando os bastidores das gravadoras naquela época. The script is simple: someone has been selling the same songs to several recording companies, and this makes the owner of one of the companies hire a detective to find out who is behind the scam. However, the detective causes more trouble and tries to promote his own compositions. Musical comedy with Ankito, showing the musical scenario of the time. Canal Brasil.
sexta-feira, 22 de abril de 2022
3993 - NUDISTA À FORÇA (1966)
Darlene Glória
NUDISTA À FORÇA (BRASIL,
1966) – Em plena ditadura militar,
Victor Lima dirige essa comédia com ares de thriller de espionagem baseado no
manjado argumento do sósia: Costinha chega a SP e é confundido com um criminoso
internacional procurado pela Interpol. Destaque para Darlene Glória e para
Wilson Grey, sempre no papel de bandido. During the dictatorship, Victor Lima directs this espionage
comedy based on the well-known argument of the double: Costinha arrives in SP
and is mistaken for an international criminal chased by the Interpol. Highlight
to Darlene Glória and Wilson Grey, always on the role of the bad guy. Canal
Brasil.
quinta-feira, 21 de abril de 2022
3992 - A ESTRADA (2009)
A ESTRADA (THE ROAD, USA, 2009) – Num futuro distópico, pai (Viggo Mortensen) e filho (Kodi Smit-McPhee) tentam sobreviver, enquanto percorrem uma estrada em direção ao mar. E é esta metáfora de chegar ao mar a abordagem mais poética do roteiro pouco original, mas capaz de emocionar, principalmente por causa das atuações dos protagonistas. Na primeira vez em que vi o filme, fiquei impactado com a sequência final. A sensação permanece. In a post-apocalyptic world father and son try to survive whilst heading towards the sea. It is this metaphor the most poetic approach of the unoriginal script that is also able to touch our hearts, mainly because of the actors’ poignant performances. When I watched the movie for the first time, I was deeply moved inside due to the final sequence. This sensation remains. HBO.
3991 - ERA NOITE EM ROMA (1960)
ERA NOITE EM ROMA (ERA NOTTE A ROMA, Itália, 1960) – Durante a WW2, em Roma, três prisioneiros aliados tentam fugir de tropas nazistas. Dirigido por Roberto Rosselini, um dos primeiros neorrealistas, junto com Vittorio De Sica, este filme mostra uma família de fazendeiros italianos ajudando estes prisioneiros, escondendo-os no celeiro. O tom irônico aqui é o fato de que a ajuda pode vir dos lugares mais improváveis. During WW2, in Rome, a trio of escaped Allied POWs find themselves in limbo as they try to avoid re-capture and reach their dispersed units. Directed by Roberto Rosselini, one of the first Neo-realists, along with Vittorio De Sica, this movie shows a family of Italian farmers helping escaped war prisoners by hiding them in their storage cellar. The ironic point here is that aide may come in the most unlikely places. TC Cult.
3990 - CINEMA OLHO (1924)
CINEMA OLHO (KINOGLAZ, URSS, 1924) – Interessante documentário para promoção da juventude soviética, mostrando o cotidiano da população, especialmente os jovens fazendo propaganda socialista, em contraste com o setor privado. Embora não tenha uma história no sentido convencional, este aspecto ideológico se sobrepõe às sequências individuais. De qualquer forma, acho emocionante ver imagens de uma época tão distante. This documentary promoting the joys of life in a Soviet village centers around the activities of the Young Pioneers. These children are constantly busy, pasting propaganda posters on walls, distributing hand bills, exhorting all to "buy from the cooperative" as opposed to the Private Sector, promoting temperance, and helping poor widows. Although there isn't a story in the conventional sense, two common themes hold it together and give it substance beyond the individual sequences. Anyway, I found it very touching to watch scenes of such a distant era. TC Cult.
terça-feira, 19 de abril de 2022
3989 - O CRIME DO MONSIEUR LANGE (1936)
O CRIME DO MONSIEUR LANGE (LE CRIME DE MONSIEUR LANGE, França, 1936) – Filho do pintor impressionista Pierre Auguste Renoir, Jean Renoir foi um renomado diretor francês, cuja vida pessoal está ligada ao Brasil – sua última esposa foi a atriz paraense Dido Freire. Neste filme, Renoir usa exaustivamente o flashback para contar a história de um homem acusado de assassinato, capaz de ações muito assemelhadas as do golpista do Tinder. O trabalho de câmara fluído e a sátira social vão, passo a passo, até o desfecho tão sofisticado que poucos poderão entender. Son of the Impressionist painter Pierre Auguste Renoir, Jean Renoir was a renowned French director, whose personal life is intimately linked to Brazil – his last wife was Dido Freire, a Brazilian actress from Pará state. In this movie, Renoir uses flashback profusely to tell the story of a man accused of murder, and able to use the same tricks of the Tinder Swindler. The fluid camerawork and the social satire go together until the sophisticated ending. TC Cult.
domingo, 17 de abril de 2022
3988 - BELA LUGOSI MEETS A BROOKLIN GORILLA (1952)
BELA LUGOSI MEETS A BROKLIN GORILLA (USA, 1952) – Além do título, por si inacreditável, esse filme traz um dupla de imitadores de Dean Martin e Jerry Lewis contracenando com Lugosi, cuja carreira já estava em plena decadência. Lewis, inclusive, processou o Sammy Petrillo por imitá-lo tão descaradamente. Na realidade, esse filme não difere de tantos produzidos na época, apostando sempre em versões escrachadas de clássicos do cinema. Besides the unbelievable title, this movie shows Duke Mitchell and Sammy Petrillo attempting to ripoff Dean Martin and Jerry Lewis, sharing the scene with Bela Lugosi, whose career was already in decadence. Lewis sued Petrillo for copying his act so closely. In reality, this movie is different from others produced at the time, always making lousy copies of the classics. Downloaded.
sexta-feira, 15 de abril de 2022
3987 - RETRATO DE UMA JOVEM EM CHAMAS (2019)
RETRATO DE UMA JOVEM EM CHAMAS (PORTRAIT DE LA JEUNE FILLE EM FEU, França, 2019) – No final do século XVIII, uma pintora é contratada para pintar o retrato de uma jovem mulher. A partir daí, a diretora Céline Sciamma deslinda uma narrativa que é o eco das histórias de amor e de como elas residem em nós em toda a sua abrangência. A história sublinha os olhares que encapsulam a verdade dos sentimentos, evidenciando a relevância desse olhar, substantivo e verbo. O filme também aborda questões como o machismo, o atavismo em relação ao casamento, a repressão moralista, a vivificação dos sonhos diante da perspectiva da liberdade afetiva e o entendimento dos corpos depois da convergência das almas numa sociedade opressiva e preconceituosa da época. Mais ou menos como acontece hoje. Obra-prima, um exemplo de como o cinema deve ser, um filme notável por sua cinematografia e abordagem temática. In the end of the XVIII century, a female painter is hired to paint the portrait of a young woman. From this point on, the director Céline Sciamma unravels a narrative that echoes the love stories that live inside us. The story, thus, highlights the gazes that encapsulate the truth of those feelings, focusing on the hermeneutic of the eyes. The movie also approaches issues about sexism, the obligatory marriage, the moralist repression, the vivification of the dreams on the verge of loving freedom and the understanding of the bodies after the convergence of the souls in a biased society (life the one we have today). It is a masterpiece, an example of what cinema should be, a remarkable movie for its cinematography and theme. TC Cult.
quarta-feira, 13 de abril de 2022
3986 - KING RICHARD (2021)
KING RICHARD (USA, 2021) – Depois do tapa de Will Smith em Chris Rock, o filme de Reinaldo Marcus Green ficou meio estigmatizado, pois se a produção é razoavelmente boa e Will Smith tem uma atuação digna do Oscar, seu gesto na noite da premiação é indesculpável e marcou negativamente seu momento de maior destaque. No mais, o filme mostra, de maneira pouco original, a incrível história de como Richard Williams, pai de Venus e Serena, as preparou para serem as melhores tenistas do mundo. Algumas falhas no roteiro (como o descompasso da produção de época com a cronologia das meninas) são desculpáveis num filme cuja estrutura já vimos em inúmeras outras produções do gênero. After having slapped Chris Rock on the face, Reinaldo Marcus Green’s movie has become stigmatized – the movie is reasonably good and Smith’s performance is Oscar material, but his behavior on the Oscar night is unforgivable and stained his finest moment. Moreover, the movie shows in a unoriginal way how Richard Williams, Venus and Serena Williams’ father, had a plan to make them the best tennis players in the world. Some flaws in the script – the time period is so off – are forgivable in a movie whose structure is not original. HBO.
3985 - THE RISE AND FALL OF THE THIRD REICH
THE RISE AND FALL OF THE THIRD REICH – Documentário sobre o Nazismo e as circunstâncias históricas causadoras dos movimentos de Hitler durante a formação do partido, até a eclosão da guerra, em 01 de setembro de 1939. Uma das boas produções sobre o assunto encontradas no YouTube. Documentary about Nazism and the historical circumstances behind Hitler’s movements during the party consolidation until the beginning of the WW2, on September 1st 1939.
3984 - JASON BOURNE (2016)
JASON BOURNE (USA, 2016) – Ao colocarmos os quatros filmes da saga Bourne juntos, percebe-se que, talvez, esse último fica um pouco deslocado, meio forçado, deixando a seguinte sensação: talvez tivesse sido melhor parar no ULTIMATO BOURNE. JB parece um filme forçado, sem a vitalidade dos três anteriores, embora com boas (mas repetidas) cenas de ação com a assinatura de Paul Greengrass. Tommy Lee Jones, como sempre, tem uma atuação mal-humorada – e é ótimo nisso. Alicia Vikander se comporta bem entre a leveza e ambição. E é linda. When we put the four films together, we realize that this last one could be left out of the series. JB looks like an artificial movie, pale if compared to the previous ones, tough full of good (but repeated) action sequences signed by Paul Greengrass. Tommy Lee Jones has the usual cranky performance – and he is great at this!!! Alicia Vikander acquits herself well between lightness and ambition. And she is gorgeous. Globoplay.
terça-feira, 12 de abril de 2022
3983 - O ULTIMATO BOURNE (2007)
| A olhada matadora de Julia Stiles |
O ULTIMATO BOURNE (THE BOURNE ULTIMATUM, USA, 2007) – Paul Greengrass continua com seu estilo “delirium câmera”, misturando drama e documentário, junto com impressionantes cenas de ação. Ele consegue manter o ritmo dos filmes anteriores e, claro, Matt Damon está em total controle do personagem. Julia Stiles compõe uma dupla magnética com Damon, e é uma pena sua ausência de outras produções do gênero (veja-a virando a cabeça de Michael C, Hall, em DEXTER). Na realidade, a história de Jason Bourne pode também ser interpretada como a busca de nós todos por nossa própria identidade, o esforço pelo entendimento da nossa essência e a consciência socrática da grande ignorância humana num mundo hostil. Paul Greengrass goes on with his shaky camera style, mixing drama and documentary, along with impressive action sequences. He succeeds in keeping up the level of the previous movies and, of course, Matt Damon is in full control of the character. Julia Stiles makes a magnetic duo with him and it is a pity that she has been absent of other similar productions (see her mesmerizing Michael C. Hall in DEXTER). In fact, Jason Bourne’s story can be also understood as our own search for our identity, the effort to comprehend our gist and the Socratic conscience of the human ignorance in a hostile world. Globoplay.
segunda-feira, 11 de abril de 2022
3982 - JULES E JIM, UMA MULHER PARA DOIS (1962)
JULES E JIM, UMA MULHER PARA DOIS (JULES ET JIM, França, 1962) – Este filme de Truffaut é uma espécie de alegoria dos efeitos abrangentes da WW1. O triângulo amoroso composto por Jules, Jim e Catherine (Jean Moreau) começa quase como uma brincadeira infantil, evolui para um paixão intensa e, assim como o advento da WW1 causou uma ruptura no zeitgeist da Europa, também sofre um abalo definitivo. O espírito dândi do início da história, repleto de uma irresistível inconsequência juvenil, até o fim dramático, é um espelho do que, invariavelmente, acontece na vida de todos nós. Truffaut, um dos expoentes da Nouvelle Vague, é um gênio do cinema. É lamentável que poucas pessoas, hoje em dia, conheçam sua monumental obra. François Truffaut’s JULES and JIM is a kind of allegory of the vast effects of the WW1. The love triangle composed by Jules, Jim and Catherine (Jean Moreau) begins in lighthearted gaiety, which continues with intense passion and, as the WW1 broke the European zeitgeist, is also broken. The dandy spirit of the beginning of the story, fraught with juvenile inconsequence, mirrors what invariably happens in everyone’s lives. Truffaut is one of the highlights of the Nouvelle Vague and unquestionably one of the cinema’s greatest. It is regrettable that only a few people nowadays are cognizant of his monumental body of work.
sábado, 9 de abril de 2022
3981 - A SUPREMACIA BOURNE (2004)
![]() |
A SUPREMACIA BOURNE (THE BOURNE SUPREMACY, USA, 2004) – Paul Greengrass imprime ao filme um ritmo de documentário, com cores neutras, evitando CGIs e uma ótima edição fragmentada. Os elementos novos da história dinamizam as sequências de ação. Personagens bem definidos e consistentes, bem como diálogos soberbamente estruturados. The new additions are all good. Every acting performance is spot-on. The characters are well-written, credible and consistent. Dialog is sharp and well-delivered. The action is bigger, the sequences longer and they get messier and less "controlled", without abandoning the special training of Bourne.
sexta-feira, 8 de abril de 2022
3980 - A IDENTIDADE BOURNE (2002)
![]() |
| Franka Potente |
A IDENTIDADE BOURNE (THE BOURNE IDENTITY, USA, 2002) – Matt Damon é obrigatório. O roteiro perfeito deste filme encontra em Damon a melhor personificação de uma máquina mortífera desmemoriada e com um coração sensível. Então, conhece Marie (Franka Potente, impressionantemente linda), com cuja ajuda ele conta para recuperar a memória, além de fugir de agentes da CIA. Vale a pena ver sempre, principalmente pela emocionante sequência final na Grécia. Matt Damon is obligatory. The perfect script finds in Damon the best personification of a killing machine with a soft heart. Then he meets Marie (Franka Potente, impressively gorgeous), who helps him to regain memory, whilst running from CIA agents. It is worth seeing over and over, mainly because of the final sequence in Greece. Globoplay.
3979 - GRANIZO (2022)
![]() |
| Guillermo Francella |
GRANIZO (GRANIZO, Argentina, 2022) – O diretor Marcos Carnevale é um dos pontos altos do cinema argentino, assim como o maravilhoso Guillermo Francella, um ator tão talentoso quanto versátil (veja-o no sensacional O CLÃ, de Pablo Trapero e em CORAÇÃO DE LEÃO, também de Carnevale). Neste filme aparentemente despretencioso, Francella é Miguel Flores, famoso em BAs por nunca errar uma previsão do tempo. Até que erra: uma tempestade quase destrói a capital portenha, e ele é obrigado a sair da cidade e se refugiar na casa de sua filha, com quem tem relações estremecidas. Assim como o clima, o filme, de repente, muda seu rumo, tornando difícil prever os próximos acontecimentos. Há uma mensagem de coragem e de autenticidade imbricada no roteiro, e é um prazer ver Guillermo Francella em cena. Diretor Marcos Carnevale is one of the highlights of the Argentinian cinema, along with the wonderful Guillermo Francella (see him in the outstanding THE CLAN, directed by Pablo Trapero and in LEON’S HEART, also directed by Carnevale). In this unpretentious movie, Francella is Miguel Flores, famous weatherman in Bas for never having made a mistake in his predictions. Then he fails to predict a terrible hailstorm and is forced out of the city, fleeing for his daughter’s home. like the weather, the movie seems to move from one direction to the next, making it hard to predict where it will turn next. There is a message of true bravery imbricated in the script, and it is a pleasure to watch Guillermo Francella in scene, Netflix.


