segunda-feira, 3 de fevereiro de 2025

4650 - CONCLAVE (2024)

 


CONCLAVE (CONCLAVE, USA, UK, 2024) – Com a morte do Papa, o cardeal Lawrence (Ralph Fiennes, numa atuação assombrosa de tão magnífica) precisa organizar o conclave que vai eleger o novo pontífice. O filme do alemão Edward Berger é um panóptico sobre uma pletora de assuntos conexos com a política intestina do Vaticano. O roteiro muito bem estruturado tem de tudo: maniqueísmo, racismo, questões identitárias, disputa de poder, relacionamentos humanos, conflitos internos, questionamento da fé, num cenário evocador de um suspense filosófico. A história se caracteriza por mais palavras e silêncios do que ação, acentuando uma discussão interessante sobre a natureza da dúvida, numa abordagem cartesiana refletida num enredo desprovido de certezas. Provavelmente, o aspecto mais fundamental do pensamento de René Descartes (1596-1650) é a procura incansável pela certeza, esta que teria como resultado a fundamentação de uma ciência certa e universal. Essa fundamentação, como se sabe, deveria ser realizada de forma definitiva e, portanto, Descartes entende ser necessária uma reestruturação completa de todas as opiniões e concepções científicas existentes até aquele momento, começando pelos seus fundamentos, tanto epistemológicos quanto metafísicos. Essa concepção se aplica perfeitamente ao enredo de CONCLAVE: as divisões narrativas se enfeixam no tema central da trama – o futuro de uma igreja (leia-se ideologia) dividida entre o progresso e o reacionarismo, sempre sob a égide do poder absoluto. Ao fim, chega-se à conclusão da necessidade do mistério para a fé, assim como para o cinema, pois é ao redor desta instância inefável que a sétima arte se constrói. With the death of the Pope, Cardinal Lawrence (Ralph Fiennes, in an astonishing magnificent performance) needs to organize the conclave that will elect the new pontiff. Edward Berger’s movie is a panopticon on a plethora of issues related to the Vatican's internal politics. The very well-structured script has it all: Manichaeism, racism, identity issues, power struggle, human relationships, internal conflicts, questioning of faith, in a scenario evoking a philosophical suspense. The story is characterized by more words and silences than action, accentuating an interesting discussion about the nature of doubt, in a Cartesian approach reflected in a plot devoid of certainties. Probably the most fundamental aspect of René Descartes' (1596-1650) thought is the tireless search for certainty, which would result in the foundation of a certain and universal science. This foundation, as is known, should be carried out definitively and, therefore, Descartes understands that a complete restructuring of all scientific opinions and conceptions existing up to that moment is necessary, starting with their foundations, both epistemological and metaphysical. This conception applies perfectly to the plot of CONCLAVE: the narrative divisions are bundled in the central theme of the plot – the future of a church (read ideology) divided between progress and reactionarism, always under the aegis of absolute power. In the end, one concludes the necessity of mystery for faith, as well as for cinema, because it is around this ineffable instance that the seventh art is built.