A BELA DA TARDE (BELLE DE JOUR, França, Itália, 1967) – Um dos filmes mais famosos de Luis Buñuel, ABDT é um estudo interessante sobre o desejo reprimido, com uma abordagem freudiana em relação aos traumas existenciais. Tudo isso encapsulado na vida frustrada de Severine (Catherine Deneuve, tão belamente gelada quanto triste), resultado de um casamento infeliz, apesar do marido compreensivo. A inclinação de Severine a fantasias é explorada por Buñuel em sutis alterações narrativas, nas quais ela encontra soluções temporárias para suas dores emocionais, seja frequentando um bordel durante as tardes (antes à tarde do que nunca), seja se oferecendo aos clientes sem as restrições impostas ao próprio marido. As razões de Severine remontam a feridas emocionais durante sua infância, e Buñuel se debruça sobre elas com certo comedimento, preferindo expor as ramificações atuais de tais sofrimentos. A história poderia ser entendida sob a ótica de Pierre Lévy, segundo a qual o virtual seria aquilo cuja existência se define sem estar materialmente presente – isso aconteceria com a profusão de fantasias da protagonista, sem uma divisão formal da realidade linear da narrativa. Assim, a vida dupla de Severine reflete uma desterritorialização dos seus anseios e frustrações, como se, à época, existisse o espaço atemporal da internet conhecida hodiernamente. É na fantasia a sua forma de respiro, de fuga e, até certo ponto de resolução de sua sensação lacaniana de falta. Temos, portanto, este conceito de virtual daquela época, concebido como ideia matriz de um novo mundo, de uma nova realidade sonhada como “perfeição”, na qual a pessoa realizar-se-ia por completo, em total imersão em “outro” mundo, reapresentado como uma forma aperfeiçoada de um mundo ideal. Neste sentido, ABDT se define como uma retomada à ideia de impossibilidade de uma realidade absoluta e totalizadora, e de uma aceitação da ilusão do mundo em que vivemos, como indicava Baudrillard. Fica claro no filme a fixação de Buñuel em sapatos e pés femininos – há vários takes dos sapatos de Severine, e ela mesma sai para comprar sapatos em algumas cenas. One of Luis Buñuel's most famous films, ABDT is an interesting study on repressed desire, with a Freudian approach to existential traumas. All of this encapsulated in the frustrated life of Severine (Catherine Deneuve, as beautifully icy as she is sad), the result of an unhappy marriage, despite her understanding husband. Severine's penchant for fantasies is explored by Buñuel in subtle narrative shifts, in which she finds temporary solutions to her emotional pain, whether by frequenting a brothel in the afternoons (better in the afternoon than ever), or by offering herself to clients without the constraints imposed on her own husband. Severine's reasons go back to emotional wounds during her childhood, and Buñuel dwells on them with some restraint, preferring to expose the current ramifications of such sufferings. The story could be understood from the perspective of Pierre Lévy, according to which the virtual would be that whose existence is defined without being materially present – this would happen with the profusion of fantasies of the protagonist, without a formal division of the linear reality of the narrative. Thus, Severine's double life reflects a deterritorialization of her anxieties and frustrations, as if, at the time, the timeless space of the internet known today existed. It is in fantasy that he is his form of breathing, of escape and, to a certain extent, of resolving his Lacanian sensation of lack. We have, therefore, this concept of the virtual of that time, conceived as the matrix idea of a new world, of a new reality dreamed of as "perfection", in which the person would be completely realized, in total immersion in "another" world, re-presented as a perfected form of an ideal world. In this sense, ABDT defines itself as a resumption of the idea of the impossibility of an absolute and totalizing reality, and of an acceptance of the illusion of the world in which we live, as Baudrillard indicated. It is clear in the film Buñuel's fixation on women's shoes and feet – there are several shots of Severine's shoes, and she herself goes out to buy shoes in some scenes. Mubi.