segunda-feira, 17 de fevereiro de 2025

4665 - HEREGE (2024)




HEREGE (HERETIC, USA, 2024) – Duas missionárias mórmons chegam à casa do senhor Reed (Hugh Grant) no intuito de pregar sua crença. Logo em seguida, elas se veem em uma armadilha preparada por ele, para tentar, primeiramente via debate, desconstruir (e não só metaforicamente) o edifício da fé sobre o qual elas se apoiam. O filme apresenta uma premissa interessante ao discutir os limites da religião e seu caráter mimético de crenças ancestrais, porém, no entrecho final, falha na conclusão mais equilibrada de suas proposições. O roteiro deixa de lado uma dialética promissora (e bem apropriada em relação ao delírio religioso atual) sobre o traço manipulador das religiões, além de outras questões sobre a natureza da fé, para resvalar no caminho mais fácil do terror hidratado com algumas litragens de sangue. Na sequência final, a solução do deus ex-machina parece, no mínimo, preguiçosa e, em parte, compromete a ótima atuação de Grant num papel atípico de sua carreira, sem desenvolver satisfatoriamente as discussões da primeira parte da história. Two Mormon missionaries arrive at Mr. Reed's (Hugh Grant) house in order to preach their belief. Soon after, they find themselves in a trap prepared by him, to try, first through debate, to deconstruct (and not only metaphorically) the edifice of faith on which they rest. The film presents an interesting premise when discussing the limits of religion and its mimetic character of ancestral beliefs, however, in the final excerpt, it fails in the most balanced conclusion of its propositions. The script leaves aside a promising dialectic (and very appropriate in relation to the current religious delirium) about the manipulative trait of religions, in addition to other questions about the nature of faith, to slip into the easier path of hydrated terror with a few liters of blood. In the final sequence, the deus ex machina solution seems, to say the least, lazy and, in part, compromises Grant's great performance in an atypical role of his career, without satisfactorily developing the discussions of the first part of the story.