A GAROTA DA AGULHA (PIGEN MED NALEN, Dinamarca, Polônia, 2024) – Há algo de O HOMEM ELEFANTE neste filme, no sentido de questionar, entre quem consideramos aberrações e os humanos “normais”, cidadãos de bem, o verdadeiro monstro. A fotografia excepcional em preto e branco evoca o início do Expressionismo alemão, logo depois da WW2, quando o filme começa: Karoline (Vic Carmen Sonne, magnífica) começa sua maratona de sofrimento em um vilarejo dinamarquês marcado ainda pelo trauma da guerra, onde as pessoas, pobres e deprimidas, não têm como esconder seu lado sombrio e uma perversidade que corrói suas almas e escorre pelas frestas de suas personas supostamente civilizadas. A linguagem visual da narrativa nos leva a um quase niilismo em relação ao pior do ser humano, cujos princípios morais, segundo Nietzsche, não são naturais. Isso vai ficando evidente com o desenvolvimento da história, sem nada para redimir, mesmo da forma mais simplória, as augúrias da personagem central. Assim como é para Nietzsche, Karoline não encontra nada além da vida concreta, material, e realiza através de suas vontades instintivas a força revolucionária ainda presente em sua vida. Os jump-cuts, cortes próximos do mesmo plano, fragmentam a linearidade fluida da montagem, causando um estranhamento aparentemente desejado pelo diretor Magnus von Horn e nos deixando, de certa forma, desconfortáveis com a história. Há uma espontaneidade vívida na câmera de A GAROTA DA AGULHA, e isso dá uma sensação de improviso, algo meio alheio aos arcos dramáticos dos personagens. De qualquer forma, vê-se em AGDA uma verdade inconveniente: a dor humana pode sobreviver à guerra e, em muitos casos, com intensidade ainda maior. There is something of THE ELEPHANT MAN in this film, in the sense of questioning, between those we consider aberrations and "normal" humans, good citizens, the true monster. The exceptional black-and-white cinematography evokes the beginning of German Expressionism, right after WW2, when the film begins: Karoline (Vic Carmen Sonne, magnificent) begins her marathon of suffering in a Danish village still marked by the trauma of war, where people, poor and depressed, have no way to hide their dark side and a perversity that corrodes their souls and drips through the cracks of their supposedly civilized personas. The visual language of the narrative leads us to an almost nihilism in relation to the worst of the human being, whose moral principles, according to Nietzsche, are not natural. This becomes evident with the development of the story, with nothing to redeem, even in the simplest way, the auguries of the central character. As it is for Nietzsche, Karoline finds nothing but concrete, material life, and realizes through her instinctive wills the revolutionary force still present in her life. The jump-cuts, cuts close to the same shot, fragment the fluid linearity of the editing, causing an estrangement apparently desired by director Magnus von Horn and leaving us, in a way, uncomfortable with the story. There is a vivid spontaneity in the camera of THE GIRL WITH THE NEEDLE, and this gives a sense of improvisation, something somewhat alien to the dramatic arcs of the characters. In any case, one sees in TGWTN an inconvenient truth: human pain can survive war, and in many cases with even greater intensity. Mubi.