BATMAN: O RETORNO (BATMAN RETURNS, USA, 1992) – A sequência do filme de Tim Burton traz, novamente, um vilão marcantes: o Pinguim, estupendamente vivido por Danny DeVito, numa atuação perpassada por elementos trágicos, assim como o Coringa de Jack Nicholson, mas aduzida de um elemento traumático e simbólico de um medo universal – a angústia de não saber suas origens, além do sentimento de rejeição pelos próprios pais. Assim é o Pinguim, um clown tristonho e vingativo, buscando o direito de ter respostas sobre o imenso abandono que o atingiu ainda bebê. O filme começa com uma das cenas mais tristes do cinema: os pais de Oswald Chesterfield Cobblepot, em função de sua deformidade, o jogam, ainda no berço, num rio gelado, em plena época natalina. Ao se tornar um arqui-inimigo de Batman, o Pinguim baseia sua vingança, entre outros aspectos da sua sociopatia, numa perspectiva de baixa autoestima: ele não aceita sua imagem deformada, mas nada faz para alterá-la, e ainda a otimiza adotando um comportamento incivilizado, roupas sujas, maus modos ao comer e ao se dirigir aos outros. Isso poderia explicar sua crueldade e violência, como forma de destruir, nos outros, aquilo que o incomoda psicologicamente. Daí sua personalidade manipuladora e sedenta de poder; não à toa se candidata a prefeito de Gotham, estabelecendo uma ruptura das leis para alcançar seus objetivos... algo muito parecido com o atual incumbente da presidência estadunidense. Por outro lado, precisamos falar sobre Michelle Pfeiffer e da sua Mulher-Gato. É uma injustiça não a ter como heroína solo num filme só seu, com tempo de cena suficiente para o desenvolvimento da sua personagem: desvalorizada como secretária de Max Schreck (Christopher Walken), solitária, amargurada em virtude também de seus fracassos amorosos (entra aí o ódio estrutural contra os homens, manifestado sem pejo na sua persona como Mulher-Gato). Também marcada pelo sofrimento emocional e pela rejeição (traços comuns ao Pinguim e também a Bruce Wayne, como veremos em seguida), Selena Kyle se torna a Mulher-Gato em virtude de um acidente traumático (como acontece com o Pinguim e Batman), e daí decorre um transbordamento de atos de vingança. Friedrich Nietzsche analisou a vingança como uma falsa equivalência à justiça, enraizada na sociedade ocidental. Nietzsche acreditava que a vingança disfarçada de justiça não cumpre a finalidade de reparar os danos. E como isso se aplica aos três personagens basais deste filme? Eles buscam vingança em virtude das cicatrizes emocionais impostas por circunstâncias exógenas e tiveram plena consciência de seus atos. Partindo deste consenso, as motivações do trio se enfeixam naquilo que Hegel chamou de formação de consciência e Sartre apontou ao abordar a liberdade no seu sentido ontológico. Ainda apoiado em Sartre, podemos entender os três personagens num momento anterior às suas decisões existenciais, quando seriam apenas um grande nada: Bruce, um jovem milionário sem consciência social; o Pinguim, um bebê recém-nascido; e Selina, uma pessoa cuja vida vazia a leva a um total niilismo. Destarte, foi a partir de suas escolhas que eles saíram da existência para a essência, cada um a sua maneira, mas com uma proposta axiomática resumida nas intenções de vingança. No entanto, como diria Jean Paul, o fato de ser condenado à liberdade não exime o ser das responsabilidades de sua escolha, e a tríade do filme encontra, ou melhor, reencontra, a solidão imanente das consequências das suas decisões. The sequel to Tim Burton's film brings, once again, a remarkable villain: The Penguin, stupendously played by Danny DeVito, in a performance permeated by tragic elements, just like Jack Nicholson's Joker, but adduced with a traumatic and symbolic element of a universal fear – the anguish of not knowing his origins, in addition to the feeling of rejection by his own parents. This is the Penguin, a sad and vengeful clown, seeking the right to have answers about the immense abandonment that hit him as a baby. The film begins with one of the saddest scenes in cinema: Oswald Chesterfield Cobblepot's parents, due to his deformity, throw him, still in the cradle, into an icy river, in the middle of the Christmas season. By becoming Batman's archenemy, the Penguin bases his revenge, among other aspects of his sociopathy, on a perspective of low self-esteem: he does not accept his deformed image, but does nothing to change it, and even optimizes it by adopting uncivilized behavior, dirty clothes, bad manners when eating and addressing others. This could explain his cruelty and violence, as a way of destroying, in others, what bothers him psychologically. Hence his manipulative and power-hungry personality; no wonder he runs for mayor of Gotham, establishing a break in the laws to achieve his goals... Something very similar to the current incumbent of the US presidency. On the other hand, we need to talk about Michelle Pfeiffer and her Catwoman. It is an injustice not to have her as a solo heroine in a film of her own, with enough screen time for the development of her character: devalued as Max Schreck's (Christopher Walken) secretary, lonely, embittered also due to her love failures (this is where the structural hatred against men, manifested without shame in her persona as Catwoman). Also marked by emotional suffering and rejection (traits common to the Penguin and also to Bruce Wayne, as we will see below), Selena Kyle becomes Catwoman by virtue of a traumatic accident (as happens with the Penguin and Batman), and from there arises an overflow of acts of revenge. Friedrich Nietzsche analyzed revenge as a false equivalence to justice, rooted in Western society. Nietzsche believed that revenge disguised as justice does not fulfill the purpose of repairing the damage. And how does that apply to the three basal characters in this film? They seek revenge by virtue of the emotional scars imposed by exogenous circumstances and were fully aware of their actions. Based on this consensus, the trio's motivations are bundled in what Hegel called the formation of consciousness and Sartre pointed out when approaching freedom in its ontological sense. Still supported by Sartre, we can understand the three characters at a time before their existential decisions, when they would be just a big nothing: Bruce, a young millionaire with no social conscience; the Penguin, a newborn baby; and Selina, a person whose empty life leads her to total nihilism. Thus, it was from their choices that they left existence for the essence, each in their own way, but with an axiomatic proposal summarized in the intentions of revenge. However, as Jean Paul would say, the fact of being condemned to freedom does not exempt the being from the responsibilities of his choice, and the triad of the film finds, or rather, rediscovers, the immanent solitude of the consequences of his decisions. Prime.