terça-feira, 4 de fevereiro de 2025

4652 - A SUBSTÂNCIA (2024)

 


A SUBSTÂNCIA (THE SUBSTANCE, USA, 2024) – Na contramão da maioria das opiniões, o grande destaque do filme Coralie Fargeat é Margareth Qualley. Não que Demi Moore não esteja bem num papel corajoso para qualquer atriz. No entanto, é no contraponto com a Sue de Margareth Qualley que a Elisabeth Sparkle de Demi se mostra como um personagem tão impactante, como produto da pressão para ser eternamente jovem. E é exatamente essa premissa – a da juventude eterna – a ligação imediata com o Dorian Gray de Oscar Wilde. A decrepitude gradativa de Elisabeth, no cotejo com seus vários pôsteres, além da onda midiática da imagem de Sue, é a representação da dicotomia desejo/realidade tão comum nos dias de hoje. Além disso, o filme mostra a falta de limite das pessoas com os próprios corpos, além da exigência do reconhecimento desses mesmos corpos por parte dos outros. Sue é, a princípio, a melhor versão de Elisabeth, e logo vemos o óbvio: nem aquela é um produto aprimorado e nem esta é tão ruim assim, embora o desfecho catártico embaralhe um pouco essas dimensões. Há uma série de questionamentos filosóficos no roteiro: como lidar com a autoimagem, a supervalorização da juventude em detrimento dos mais velhos, as pressões insanas do showbiz, a solidão existencial em todas as fases da vida, as soluções mágicas para problemas fabricados pela indústria de cosméticos (leia-se capitalismo sem freios), o papel da mulher numa dimensão diagética, na qual a imagem se sobrepõe ao conteúdo, além de toda discussão sobre a aceitação da passagem do tempo e seus efeitos e a percepção de que a única comparação real é a que as pessoas fazem com elas mesmas. Contrary to most opinions, the highlight of the film Coralie Fargeat is Margaret Qualley. Not that Demi Moore isn't doing well in a courageous role for any actress. However, it is in counterpoint to Margaret Qualley's Sue that Demi's Elisabeth Sparkle shows herself as such an impactful character, as a product of the pressure to be eternally young. And it is exactly this premise – that of eternal youth – that is the immediate link with Oscar Wilde's Dorian Gray. Elisabeth's gradual decrepitude, in comparison with her various posters, in addition to the media wave of Sue's image, is the representation of the desire/reality dichotomy so common today. In addition, the film shows people's lack of limits with their own bodies, in addition to the demand for recognition of these same bodies by others. Sue is, at first, the best version of Elisabeth, and soon we see the obvious: neither that one is an improved product nor is this one that bad, although the cathartic outcome confuses these dimensions a little. There are a series of philosophical questions in the script: how to deal with self-image, the overvaluation of youth to the detriment of older people, the insane pressures of showbiz, existential loneliness at all stages of life, the magical solutions to problems manufactured by the cosmetics industry (read unbridled capitalism), the role of women in a diagnostic dimension, in which the image is superimposed on the content, in addition to all the discussion about the acceptance of the passage of time and its effects and the perception that the only real comparison is the one people make with themselves. Mubi.