AINDA ESTOU AQUI (Brasil, 2024) – Como pode tanta sensibilidade caber num filme? Essa é a pergunta feita quando os créditos começam a cair com as nossas lágrimas. O filme é uma viagem aos afetos de quem foi atingido diretamente pela violência da ditadura militar – e também de quem não foi, mas viveu os resquícios de um período tão nefasto na história do país. AEA é um filme sobre Eunice Paiva, apenas. E isso não é um reducionismo narrativo. É ela o elemento aglutinador dos sentimentos profundamente díspares entre a primeira e a segunda parte do filme, é ela o símbolo da procura de um sentido na vida, mesmo depois de todo o seu sentido ter sido arrancado dela e de sua família. AEA é um filme sobre Eunice, mas também é um filme de Fernanda Torres, uma atriz maiúscula, capaz de transitar entre a comédia e a tragédia com a mesma competência artística. Aliás, ela traduz a tragédia de Eunice de maneira fantasticamente contida, sem exageros ou lágrimas, e é isso a força motriz do filme: como lidar com uma perda tão dilacerante e ainda ser o elemento de equilíbrio dos filhos, quando há, inexoravelmente, uma silenciosa ausência de uma presença e a devastadora presença de uma ausência. Filme perfeito. How can so much sensitivity fit into a film? That's the question asked when the credits start to fall with our tears. The film is a journey into the affections of those who were directly affected by the violence of the military dictatorship – and also of those who were not, but lived the remnants of such a nefarious period in the country's history. AEA is a film about Eunice Paiva, only. And this is not a narrative reductionism. She is the unifying element of the profoundly disparate feelings between the first and second parts of the film, she is the symbol of the search for meaning in life, even after all its meaning has been taken away from her and her family. AEA is a film about Eunice, but it is also a film by Fernanda Torres, a wonderful actress, capable of moving between comedy and tragedy with the same artistic competence. In fact, it translates Eunice's tragedy in a fantastically restrained way, without exaggeration or tears, and this is the driving force of the film: how to deal with such a heartbreaking loss and still be the element of balance for the children, when there is, inexorably, a silent absence of a presence and the devastating presence of an absence. Perfect movie.
terça-feira, 4 de fevereiro de 2025
4653 - AINDA ESTOU AQUI (2024)
AINDA ESTOU AQUI (Brasil, 2024) – Como pode tanta sensibilidade caber num filme? Essa é a pergunta feita quando os créditos começam a cair com as nossas lágrimas. O filme é uma viagem aos afetos de quem foi atingido diretamente pela violência da ditadura militar – e também de quem não foi, mas viveu os resquícios de um período tão nefasto na história do país. AEA é um filme sobre Eunice Paiva, apenas. E isso não é um reducionismo narrativo. É ela o elemento aglutinador dos sentimentos profundamente díspares entre a primeira e a segunda parte do filme, é ela o símbolo da procura de um sentido na vida, mesmo depois de todo o seu sentido ter sido arrancado dela e de sua família. AEA é um filme sobre Eunice, mas também é um filme de Fernanda Torres, uma atriz maiúscula, capaz de transitar entre a comédia e a tragédia com a mesma competência artística. Aliás, ela traduz a tragédia de Eunice de maneira fantasticamente contida, sem exageros ou lágrimas, e é isso a força motriz do filme: como lidar com uma perda tão dilacerante e ainda ser o elemento de equilíbrio dos filhos, quando há, inexoravelmente, uma silenciosa ausência de uma presença e a devastadora presença de uma ausência. Filme perfeito. How can so much sensitivity fit into a film? That's the question asked when the credits start to fall with our tears. The film is a journey into the affections of those who were directly affected by the violence of the military dictatorship – and also of those who were not, but lived the remnants of such a nefarious period in the country's history. AEA is a film about Eunice Paiva, only. And this is not a narrative reductionism. She is the unifying element of the profoundly disparate feelings between the first and second parts of the film, she is the symbol of the search for meaning in life, even after all its meaning has been taken away from her and her family. AEA is a film about Eunice, but it is also a film by Fernanda Torres, a wonderful actress, capable of moving between comedy and tragedy with the same artistic competence. In fact, it translates Eunice's tragedy in a fantastically restrained way, without exaggeration or tears, and this is the driving force of the film: how to deal with such a heartbreaking loss and still be the element of balance for the children, when there is, inexorably, a silent absence of a presence and the devastating presence of an absence. Perfect movie.