CONTATOS IMEDIATOS DE TERCEIRO GRAU (CLOSE ENCOUNTERS OF THE THIRD KIND, USA, 1977) – Steven Spielberg é obrigatório. É impressionante como, neste filme, ele constrói as cenas, apenas sugerindo as ações, até o final apoteótico, na Torre do Diabo, no Wyoming. Sim, Richard Dreyfuss, um ator maiúsculo, está perfeito num personagem em constante busca de sentido para sua vida. E é isso uma das linhas-mestras do filme: a insopitável busca de sentido para a existência, um ímpeto misterioso e tão poderoso num grupo de pessoas, capazes de enfrentar tudo (inclua-se aí o exército americano) para encontrar respostas ainda não respondidas. Spielberg usa essa metáfora da existência humana para explorar o fascínio pelo desconhecido e os elementos imponderáveis deste e de outros mundos. Uma observação: Bob Balaban (o pai de Phoebe, em FRIENDS, e Russel Dalrymple, em SEINFELD) divide muitas cenas com Lacombe (François Truffaut, no seu primeiro filme americano). Steven Spielberg is mandatory. It is impressive how he builds-up the scenes, just suggesting the actions until the apoeotic finale, in the Devil’s Tower, in Wyoming. Yes, Richard Dreyfuss, a great actor, is perfect playing someone in constant search for sense in life. That is one of the hallmarks of the movie: the uncontrollable search for sense, a mysterious and powerful drive that makes people fight everything (even the American Army) to find unanswered questions. Spielberg uses the metaphor of the human existence to explore the fascination of the unknown and the imponderable elements of this and other worlds. One note: Bob Balaban (Phoebe’s father in FRIENDS, and Russel Dalrymple in SEINFELD) has many scenes with Lacombe (François Truffault in his first American film). HBO.