PAISÁ (Itália, 1946) – Terceiro filme da trilogia do pós-guerra, dirigido por Roberto Rossellini, depois de ALEMANHA ANO ZERO e ROMA, CIDADE ABERTA. São seis episódios sobre encontros dramáticos entre italianos e soldados aliados. Usando um elenco não profissional, Rossellini combina personagens de maneira magistral através de técnicas de improvisação, num filme emocionante desde o primeiro fotograma. Obra-prima do neorrealismo italiano, Paisà mostra a Itália marcada pela devastação, brutalidade e incompreensão em todos os níveis, através de curtas histórias enfeixadas por um elemento essencial no cinema: emoção pura. Atenção para a terceira história: um soldado americano não reconhece a mulher amada na prostituta que o acolhe – o desfecho é de partir o coração. Third movie of Roberto Rossellini’s post-war trilogy, after GERMANIA ANNO ZERO and ROMA CITTÀ APERTA. Six episodes about dramatic encounters between Italians and allied soldiers. Using a number of non-professional cast, Rossellini masterfully combines the characters with his improvisatory techniques, in a movie that is emotional since the fist photogram. Italian Neo-realism masterpiece, PAISÀ displays a destroyed Italy, marked by devastation, brutality and incomprehension, through short stories fraught with pure emotion. Attention to the third story: an American soldier does not recognize the woman he once loved in the prostitute who protects him – the ending is heart-wrenching. TC Cult.