terça-feira, 15 de julho de 2025

4746 - SÉTIMO (2013)

 


SÉTIMO (SÉPTIMO, Argentina, 2013) – Ricardo Darín é obrigatório. Neste filme, ele é um pai divorciado e, durante uma visita aos seus dois filhos, ele os perde de vista e precisar desvendar o mistério do seu desaparecimento. Esta produção não ds melhores do cinema argentino, embora esteja muitíssimo acima da média dos filmes brasileiros – e essa comparação se impõe porque, mesmo com uma história menos propícia à narrativa fílmica, os argentinos são muito superiores, quando nós, em muitas oportunidades, deixamos de explorar boas situações do nosso cotidiano. Por exemplo, SÉTIMO se passa num prédio de apartamentos (há vários filmes brasileiros com o mesmo cenário, mas realizados sem igual competência), e o personagem central, Darín, é o catalizador das ações propositivas, deparando-se com plot twists e tensão constante, bem ao estilo de Hitchcock. Ricardo Darín is mandatory. In this film, he is a divorced father and, during a visit to his two children, he loses sight of them and needs to unravel the mystery of their disappearance. This production is not the best of Argentine cinema, although it is far above the average of Brazilian films – and this comparison is imposed because, even with a story less conducive to the filmic narrative, Argentines are much superior, when we, on many occasions, fail to explore good situations of our daily lives. For example, SEVENTH takes place in an apartment building (there are several Brazilian films with the same setting, but made without equal competence), and the central character, Darín, is the catalyst for propositional actions, facing plot twists and constant tension, very much in the style of Hitchcock. Prime.