domingo, 30 de abril de 2017

2945 - BATA ANTES DE ENTRAR

    
Keanu, como resistir, hein?
BATA ANTES DE ENTRAR (KNOCK, KNOCK, USA 2015) – Diversão e apelação andam de mãos dadas durante este filme que conta uma história pertubadoramente possível de acontecer com qualquer pessoa: um marido fiel, mas meio palerma (Keanu Reeves), abre a porta para duas garotas lindas e animadas e seu arrependimento pode levar a consequências nada agradáveis. No início, elas se insinuam, e ele se esquiva, mas as duas lançam mão de um, digamos, golpe baixo, e lá se vão 14 anos de de fidelidade conjugal pela janela. Típico exemplo do cinema de “exploitation” americano (filmes apelativos, com temática sensacionalista), KNOCK KNOCK bate na tecla da transgressão e carrega na violência e no uso instrumental do sexo. O filme é melhor do que se poderia imaginar especialmente por causa das duas atrizes que, além da beleza que o papel exige, também são talentosas no que lhe compete (não se quer aqui um altíssimo voo dramático, claro). Uma delas é Ana de Armas, uma cubana radicada na Espanha, dona de uma infantilidade e sex appeal pertubadores. A outra, Lorenza Izzo, chilena radicada nos EUA, é capaz de provocar tanto arrepios de medo quanto de lascívia. Keanu Reeves vai bem, com seu jeito de quem acabou de acordar, e parece genuinamente perdido nas consequências injustas de seu ato ingênuo. O filme oferece uma boa oportunidade para a reflexão sobre se realmente as mulheres têm esta posição tão inferior assim na sociedade e a latente misandria que, em muitos casos, se torna invisível e quase esquecida. Remake de DEATH GAME (1977), com Sondra Locke, então mulher de Clint Eastwood.