quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

3016 - O TÚNEL

Jung-Soo, preso no túnel
1    O TÚNEL (TEO-NEOL, Coreia do Sul, 2016) – Jung-Soo dirige tranquilo na estrada quase vazia e sua única preocupação é chegar a tempo para a festa de aniversário da filha. Eis o cenário perfeito para anteceder uma grande tragédia, ou quase isso: o túnel recém-inaugurado que ele atravessava em seu carro (belo merchandising da KIA) literalmente desaba sobre ele. Sem nenhum ferimento grave, mas confinado por toneladas de escombros, imprensado entre as ferragens do carro e atordoado, Jung-Soo ainda não percebeu a gravidade da situação. Pelo celular (Samsung, claro), descobre que as equipes de resgate não têm a menor ideia de que ponto do túnel ele está preso. A espera de socorro pode levar dias, talvez semanas, sem garantia alguma. É aí que o excepcional cinema sul-coreano produz mais um exemplar da sua vitalidade e imensa criatividade: do contraste entre a solidão enlouquecedora do protagonista no interior do túnel e a confusão de autoridades, policiais e jornalistas, emerge uma crítica ácida ao governo, que só quer faturar politicamente com o incidente, e à espetacularização que a mídia promove em situações como esta.