segunda-feira, 20 de agosto de 2018
3115 - STARMAN, O HOMEM DAS ESTRELAS
segunda-feira, 13 de agosto de 2018
3114 - UMA SEGUNDA CHANCE
quarta-feira, 8 de agosto de 2018
3113 - O HÓSPEDE
O HÓSPEDE (THE GUEST, USA, 2014) – Um rapaz bate à porta da família Peterson dizendo ser amigo de batalhão do filho mais velho, morto em combate. Pouco a pouco, vai ganhando a simpatia e confiança dos pais e do filho mais novo, a quem o estranho ajuda com os bullies da escola, menos a filha adolescente, que o olha com desconfiança. Fica evidente que se trata de um psicopata, e o diretor Adam Wingard não faz questão de esconder isso. Pelo contrário: vai gradativamente carregando nas tintas até chegar a uma quase paródia. O roteiro se perde um pouco do meio para o fim, mas o resultado final atende às expectativas construídas na primeira parte. ENGLISH: A young man knocks on the door of the Patterson family saying that he is their older son’s friend, who was killed during the war. Gradually, he gains the parents’ confidence and establishes a close connection with the younger son, whom he helps with the bullies at school. The only one suspicious of him is the teen daughter. From the start, it clear that he is a psycho, and the director Adam Wingard makes it clear that it is his intention. Step by step, he stresses he rhythm until getting close to parody. The plot is a bit uneven from the middle to the end, but the result is satisfactory.
segunda-feira, 6 de agosto de 2018
3112 - ATRAÇÃO PERIGOSA
ATRAÇÃO PERIGOSA (THE TOWN, USA, 2010) – Não se deixe levar pelo título fácil (e totalmente inapropriado) e pela direção de Ben Affleck, um dos piores atores que já vi no cinema. “The Town” é um filmaço, pela história, pelo elenco e – dou o braço a torcer – pela direção inesperadamente brilhante de Affleck, que se cercou de ótimos atores para dar início a uma carreira promissora, digna dos filmes da fase madura de Clint Eastwood. Atenção para a atuação explosiva de Jeremy Renner (de Guerra ao Terror) e para a Rebecca Hall (a Vicky, de “Vicky, Cristina, Barcelona”), exalando sensualidade e igualmente talentosa. No final, a gente tem a certeza que viu uma obra bem cuidada em todos os aspectos. Só falta à história um clássico elemento do clichê hollywoodiano: as cenas de sexo estão praticamente escondidas no pacote dos tiros e explosões. Nada disso tira o brilho do filme, apesar da já esperada atuação de Ben Affleck que, em qualquer cena, faz aquela cara de... Ben Affleck. Como já disse, na direção, entretanto, ele consegue dar um ritmo ágil e surpreendente. ENGLISH: don’t be fooled by the title in Portuguese (totally inappropriate) and by Ben Affleck’s unexpectedly brilliant directory debut. He put together great actors to start a promising career, worth of Clint Eastwood’s mature movies. Attention to the explosive performance of Jeremy Renner (THE HURT LOCKER, 2008) and Rebecca Hall (Vick in VICK, CHRISTINA, BARCELONA), exuding sensuality and equally talented. In the end, we are convinced of having seen a well-executed movie in all aspects. The only missing point the classic element of the Hollywoodian cliché: the sex scenes are practically hidden in the shootings and explosions. This does not wear off the bright of the movie, despite the expected performance of Ben Affleck. Against all the odds, he manages to give an agile and surprising pace to the film.
sábado, 4 de agosto de 2018
3111 - BLADE RUNNER 2049
terça-feira, 31 de julho de 2018
3110 - A ÚLTIMA FRONTEIRA
A ÚLTIMA FRONTEIRA (THE LAST FACE, USA, 2016) – Um filme com Charlize Theron e Javier Bardem não pode ser ruim. Isso é o que qualquer um pensaria ao ver seus nomes no elenco. No entanto, o filme dirigido por Sean Penn não funciona em momento algum; é negativamente lento, perde seu ritmo ao intercalar o romance entre os personagens principais e as agruras do continente africano. A intenção é boa, mas delas o inferno está cheio. ENGLISH: a movie with Charlize Theron and Javier Bardem can not be bad – that’s what anyone would think seeing their names in the cast. Notwithstanding, the movie directed by Sean Penn does not work in any moment; it is negatively slow, and loses rhythm when it interposes the affair of the main characters and the hardships of the African continent. The intention is good, but of them hell is full.
domingo, 29 de julho de 2018
3109 - 1958: O ANO EM QUE O MUNDO DESCOBRIU O BRASIL
sexta-feira, 27 de julho de 2018
3108 - DUNKIRK
quinta-feira, 26 de julho de 2018
3107 - STALLONE COBRA
STALLONE COBRA (COBRA, USA, 1986) – Apesar da aura cult, o filme envelheceu mal, com altas doses de testosterona aplicadas em um roteiro violento que apenas exalta a figura de “bad boy” de Sylvester Stallone, como um policial que não respeita as leis e é um produto do seu tempo, uma caricatura que tangencia a autoparódia. Desta forma, deve-se entender que COBRA é um filme que estiliza a violência e, assim, pode ser entendido como uma crítica a ela e aos seus acólitos. Como retrato dos anos 80, o filme funciona, mas fica evidente que o protótipo do macho ilimitado vivido por Sly perdeu sua dinâmica com o tempo. ENGLISH: in spite of the cult aura, the movie aged badly, with its high doses of testosterone applied to a violent plot that only highlights the bad boy persona of Sylvester Stallone as a cop who doesn’t respect the law and is a product of his time, an impersonation that just scratches the self-parody. According to this understanding, COBRA is a movie that shows a stylized violence and thus can be viewed as a criticism of it and its followers. As a picture of the 80’s, the movie works, but it is clear that the prototype of the unlimited macho performed by Sly has lost its dynamics.
quarta-feira, 25 de julho de 2018
3106 - THE CLOAK AND THE DAGGER
terça-feira, 24 de julho de 2018
3105 - RAMPAGE
![]() |
| Sim, o gorila é o melhor ator do filme... |
segunda-feira, 23 de julho de 2018
3104 - GUERRA DOS SEXOS
quarta-feira, 18 de julho de 2018
3103 - ALLAN QUATERMAIN E A CIDADE PERDIDA DO OURO
segunda-feira, 16 de julho de 2018
3102 - MUSEU DE CERA
quarta-feira, 11 de julho de 2018
3101 - PANTERA NEGRA
segunda-feira, 2 de julho de 2018
3100 - O CÍRCULO
domingo, 1 de julho de 2018
3099 - O VAMPIRO DA NOITE
![]() |
| Van Helsing em ação |
O VAMPIRO DA NOITE (THE HORROR OF DRACULA, USA, 1957) – Clássico de horror que pôs a produtora inglesa Hammer como referência do gênero entre os anos 50 e 70, o filme traz o Drácula referencial, Christopher Lee, abusando do minimalismo: ele aparece em cena por apenas 7 minutos. O horror “campy” funciona, apesar da evidente limitação orçamentária do estúdio. Contudo, o diretor Terence Fisher retoma o quociente gótico do romance de Bram Stoker e adiciona uma dose de violência erótica sem precedência, revolucionando o horror. A atuação de Christopher Lee é eivada de intensidade passional, para qual a fleuma britânica do Van Helsing de Peter Cushing é antítese perfeita, ao expor o instinto animalesco em contrapartida com o racionalismo científico. O confronto final dos dois permanece como a cena mais icônica de qualquer filme do estúdio. Cushing, o mais emblemático ator do gênero, ainda é o melhor Van Helsing da tela. O Drácula de Lee é marcante e, de certa forma, modelou o perfil que ainda temos do Conde, misturando sofisticação com brutalidade, na dosagem certa, o que Lugosi não fez. ENGLISH: classic of horror that put the British studio Hammer as a reference of the genre from the 50’s to the 70’s, this movie brings the referential Dracula, Christopher Lee, exceeding minimalism: his screen time is only 7 minutes. The campy horror works, in spite of the evident short budget. However, the director Terence Fisher rescues the gore quotient of Bram Stoker’s novel and adds a dose of unprecedented erotic violence to which Peter Cushing’s British phlegm is the perfect antithesis, exposing the animal instinct versus the scientific rationalism. The final confrontation between the two remains the single most iconic scene in any Hammer film. Cushing, the most emblematic actor of the genre, is still the best Van Helsing on screen. Lee’s Dracula performance is gripping and modelled the outline we still have today of the Count, with some sophistication mixed with brutality, traits lacking in Lugosi’s performance.
segunda-feira, 25 de junho de 2018
3098 - GREMLINS - A NOVA TURMA
domingo, 24 de junho de 2018
3097 - BOBBY FOR PRESIDENT
sexta-feira, 22 de junho de 2018
3096 - JFK - THE FINAL HOURS
segunda-feira, 18 de junho de 2018
3095 - AS DUAS FACES DE JANEIRO
![]() |
| Isaac, Mortensen e Dunst |
AS DUAS FACES DE JANEIRO (THE TWO FACES OF JANUARY, USA, 2014) – Thriller de suspense com a direção do iraniano Hossein Amini, livremente inspirado em Hitchcock (e isso não é nenhum demérito), baseado numa obra de Patricia Highsmith, com a tônica muito mais centrada no roteiro do que na ação e ainda muito acima de outras produções do gênero. O excelente Viggo Mortensen e a insossa Kirsten Dunst fazem um casal em férias na Grécia que conhece um guia de turismo (Oscar Isaac, o Poe Dameron, de O DESPERTAR DA FORÇA) e o enreda num assassinato. O roteiro sugere referências ao fogo, como cigarros e isqueiros, numa alusão aos instintos mais básicos do homem em permanente luta pela sobrevivência. Em meio a ruínas gregas, o cenário funciona como metáfora para a decadência moral dos protagonistas. ENGLISH: thriller directed by the Iranian Hossein Amini, freely inspired on Hitchcock’s works (which is valuable asset), based on a book by Patricia Highsmith, much more centered on the plot than on the action, and better than other similar productions. The remarkable Viggo Mortensen and the insipid Kirsten Dunst are a couple on holidays in Greece that makes acquaintance with a tourism guide (Oscar Isaac, Poe Dameron from THE FORCE AWAKENS) and entangled him in a murder case. The plot suggests references to fire, like cigarettes and ashtrays, alluding to men’s basic instincts in permanent struggle to survive. Amidst Greek ruins, the scenario works as a metaphor for the moral decadence of the leading characters.
sábado, 16 de junho de 2018
3094 - COISAS BELAS E SUJAS
3093 - TOP SECRET! SUPERCONFIDENCIAL!
![]() |
| Val Kilmer, no seu primeiro filme |
TOP SECRET! SUPERCONFIDENCIAL! (TOP SECRET, USA. 1984) – Ainda hoje, este sensacional filme dos geniais Jim Abrahams, David e Jerry Zucker continua a rodar redondinho na telas! Com cenas que se superpõem numa incrível velocidade, o espectador tem que ficar ligado o tempo todo para não perder as “gags” que se multiplicam o tempo todo. Atenção para as referências da cultura pop insertas de modo sutil nas sequências em que sobressaem a crítica e a mordacidade. Obra-prima do nonsense! ENGLISH: even today, this great filme of the ingenious Jim Abrahams, David and Jerry Zucker still rocks on the screen! The scenes superpose on each other with great speed, and the viewer must be attentive to what is going on in order not to lose the gags that pop on the screen. Attention to the pop cultural references subtly inserted in the sequences characterized by criticism and mordacity. A nonsense masterpiece!
sexta-feira, 15 de junho de 2018
3092 - ANNABELLE 2
domingo, 10 de junho de 2018
3091 - ATÔMICA
sexta-feira, 1 de junho de 2018
3090 - AIR AMERICA - LOUCOS PELO PERIGO
Assinar:
Comentários (Atom)

























