segunda-feira, 20 de agosto de 2018

3115 - STARMAN, O HOMEM DAS ESTRELAS

      
STARMAN – O HOMEM DAS ESTRELAS (STARMAN, USA, 1984) – Síndrome de Estocolmo levada às fímbrias dos arroubos românticos, STARMAN ainda é um dos meus filmes favoritos, pela história emocionante (embora também meio ingênua aos olhos de hoje), por ser ficção científica e pela atuação sensível de de Jeff Bridges. Ele é um extraterreste que assume a forma do marido recém falecido de Jane Hayden (Karen Allen, de INDIANA JONES) e vai se humanizando à medida em que se apaixona por ela, depois de a sequestrar para chegar ao lugar onde será recolhido pela nave de seu planeta. Abstraindo-se das imprecisões do roteiro, o filme de John Carpenter tem momentos preciosos e delicados, que devem ser apreciados com o coração, em vez da ortodoxia da ciência. ENGLISH: Stockhom syndrome taken to the utmost of the romantic rapture, STARMAN still is one of my favorite movies, because of the touching plot – although a little bit naïve under today’s eyes – because it is science fiction and because of Jeff Bridges’ sensitive performance. He is an extraterrestrial who takes the form of the late husband of Jane Hayden (Karen Allen) and gets more and more human as he falls in love for her, after kidnapping her to arrive at the meeting with his mother-ship. Abstracting from the plot imprecisions, John Carpenter’s movie has precious and delicate moments that should be appreciated with the heart, instead of the orthodoxy of science. 

segunda-feira, 13 de agosto de 2018

3114 - UMA SEGUNDA CHANCE

   
 UMA SEGUNDA CHANCE (REGARDING HENRY, USA 1991) – Henry Turner (Harrison Ford) é um advogado poderoso e arrogante. Depois de sobreviver a um tiro na cabeça, durante um assalto, ele perde a memória e a coordenação motora. Na sua recuperação, ele se reaproxima da esposa (Annette Bening) e da filha, enquanto vai se transformando num novo homem. Apesar do roteiro previsível, Ford tem uma atuação sensível e emocionante, como um homem que encontra sua própria humanidade. ENGLISH: Henry Turner (Harrison Ford) is a powerful and arrogant lawyer. After surviving a shot in the head during an armed assault, he loses his memory and motor coordination skills. In his recovery, he gets close to his wife (Annette Bening) and his daughter, while becoming a new man. Despite the predictable plot, Ford’s performance is sensitive and touching as a man who finds his own humanity.  

quarta-feira, 8 de agosto de 2018

3113 - O HÓSPEDE

     O HÓSPEDE (THE GUEST, USA, 2014) – Um rapaz bate à porta da família Peterson dizendo ser amigo de batalhão do filho mais velho, morto em combate. Pouco a pouco, vai ganhando a simpatia e confiança dos pais e do filho mais novo, a quem o estranho ajuda com os bullies da escola, menos a filha adolescente, que o olha com desconfiança. Fica evidente que se trata de um psicopata, e o diretor Adam Wingard não faz questão de esconder isso. Pelo contrário: vai gradativamente carregando nas tintas até chegar a uma quase paródia. O roteiro se perde um pouco do meio para o fim, mas o resultado final atende às expectativas construídas na primeira parte. ENGLISH: A young man knocks on the door of the Patterson family saying that he is their older son’s friend, who was killed during the war. Gradually, he gains the parents’ confidence and establishes a close connection with the younger son, whom he helps with the bullies at school. The only one suspicious of him is the teen daughter. From the start, it clear that he is a psycho, and the director Adam Wingard makes it clear that it is his intention. Step by step, he stresses he rhythm until getting close to parody. The plot is a bit uneven from the middle to the end, but the result is satisfactory. 

segunda-feira, 6 de agosto de 2018

3112 - ATRAÇÃO PERIGOSA

     ATRAÇÃO PERIGOSA (THE TOWN, USA, 2010) – Não se deixe levar pelo título fácil (e totalmente inapropriado) e pela direção de Ben Affleck, um dos piores atores que já vi no cinema. “The Town” é um filmaço, pela história, pelo elenco e – dou o braço a torcer – pela direção inesperadamente brilhante de Affleck, que se cercou de ótimos atores para dar início a uma carreira promissora, digna dos filmes da fase madura de Clint Eastwood. Atenção para a atuação explosiva de Jeremy Renner (de Guerra ao Terror) e para a Rebecca Hall (a Vicky, de “Vicky, Cristina, Barcelona”), exalando sensualidade e igualmente talentosa. No final, a gente tem a certeza que viu uma obra bem cuidada em todos os aspectos. Só falta à história um clássico elemento do clichê hollywoodiano: as cenas de sexo estão praticamente escondidas no pacote dos tiros e explosões. Nada disso tira o brilho do filme, apesar da já esperada atuação de Ben Affleck que, em qualquer cena, faz aquela cara de... Ben Affleck. Como já disse, na direção, entretanto, ele consegue dar um ritmo ágil e surpreendente. ENGLISH: don’t be fooled by the title in Portuguese (totally inappropriate) and by Ben Affleck’s unexpectedly brilliant directory debut. He put together great actors to start a promising career, worth of Clint Eastwood’s mature movies. Attention to the explosive performance of Jeremy Renner (THE HURT LOCKER, 2008) and Rebecca Hall (Vick in VICK, CHRISTINA, BARCELONA), exuding sensuality and equally talented. In the end, we are convinced of having seen a well-executed movie in all aspects. The only missing point the classic element of the Hollywoodian cliché: the sex scenes are practically hidden in the shootings and explosions. This does not wear off the bright of the movie, despite the expected performance of Ben Affleck. Against all the odds, he manages to give an agile and surprising pace to the film. 

sábado, 4 de agosto de 2018

3111 - BLADE RUNNER 2049

   
   BLADE RUNNER 2049 (USA, 2017) – Maurice, visualmente inebriante, BR2049 nos fisga logo na primeira cena, quando começamos a acompanhar a jornada de K (Ryan Gosling), ao longo deste filme noir futurista, que agregou, com méritos, os elementos essenciais apresentados no filme de Ridley Scott: o questionamento existencial que beira a angústia; o olhar para o outro, com a consciência de que ele também é mais um ser perdido no tempo, como lágrimas na chuva; o futuro hipotético como um espelho que o presente é obrigado a olhar, os altos edifícios de Los Angeles, em meio a uma bruma constante, os carros voadores, as replicantes sensuais e, mais importante ainda, o retorno perfeito de Rick Deckard (Harrison Ford, emocionante), como parte essencial de um roteiro fascinante. Dennis Villeneuve sempre imprime a seus filmes uma identificação pessoal difícil de resistir e que acaba passando na frente de qualquer outro argumento. Foi assim no impactante INCÊNDIOS, no poético A CHEGADA, no dramático SICÁRIO e no instigante O HOMEM DUPLICADO (ao qual você tem a obrigação de assistir), entre outros. A paisagem angustiantemente devastada de BR2049 é uma metáfora da aridez existencial das relações pessoais, cada vez mais mediadas pela tecnologia, nas quais já temos dificuldade de reconhecer quem realmente é humano e não uma contrafação de si mesmo, através de avatares e argumentações estéreis e histéricas. A única diferença é que os replicantes do filme, pelo menos, têm angústias autênticas. Os múltiplos significados da história, com seus símbolos gritantes, passam, neste filme, não pelo foco verbal e, sim, o visual (os olhos estão em toda parte, ora reafirmando, ora disputando a ideia de que eles traduzem o que vai pela alma). Aparecem a discussão da natureza das memórias que nos fazem humanos e a percepção ativa e dinâmica delas: afinal, nossas memórias são nossas porque as vivemos ou porque as inventamos? Há mais: Joi (Ana de Armas, estonteante), a mulher perfeita, ao mesmo tempo intangível e real, como aquelas que sabem estar presentes na mais absoluta ausência; Luv (Sylvia Hoeks, gelada e sexy como um sorvete de manga) sugerindo que o amor pode acabar destruindo a alegria; K (Ryan Gosling, perfeito), um replicante em plena crise de identidade e a repetição proposital de uma instância que raramente nos ocorre e que está contida na relação de K com Joi: ter consciência do outro já supera a materialidade? A falha do roteiro está apenas no efeito Mac Guffin (dicionário, rápido!) representado pelo fato de a reprodução dos replicantes ter uma importância no primeiro ato e que praticamente some no segundo. Mas nada é perfeito, nem seres humanos nem replicantes, muito menos os filmes e livros que amamos, mesmo que o maior defeito deles seja ter um fim. Mas não será mesmo a morte aquilo que dá sentido à vida? ENGLISH: Maurice, visually inebriating, BR2049 catches us right from the beginning, when we start following K’s journey, along this futuristic noir flick. It aggregates, with merit, the essential elements presented in Ridley’s Scott movie: the existential questioning fringing anguish, the look towards the other, with the conscience that he is another soul lost in time, like tears in the rain; the hypothetical future mirroring the present, the high buildings of Los Angeles amidst a constant haze, the flying cars, the sexy replicants and, even more important, the perfect return of Rick Deckard (Harrison Ford) as an essential part of a fascinating plot. Dennis Villeneuve has always printed his movies with a personal touch that is very hard to resist and supersedes the subject. That is what happened with the impacting INCENDIES (2010), the poetic THE ARRIVAL (2017), the dramatic SICARIO (2015) and the instigating ENEMY (2013), among others. The agonizing and devastating landscape of BR2049 is a metaphor for the existential dryness of the personal relationships that are increasingly being mediated by technology. In these individual associations it is already difficult to recognize who is really human and not a simulation of one’s self, through avatars and hysterical and sterile arguments. The only difference is that the replicants of the film, at least, have authentic sorrows. The multiple meanings of the story, with their dazzling symbols, undergo the visual realm. The discussion of the nature of the memories that make us humans and our perception of them comes up: our memories are ours because we experience them or because we invent them? 

terça-feira, 31 de julho de 2018

3110 - A ÚLTIMA FRONTEIRA

    A ÚLTIMA FRONTEIRA (THE LAST FACE, USA, 2016) – Um filme com Charlize Theron e Javier Bardem não pode ser ruim. Isso é o que qualquer um pensaria ao ver seus nomes no elenco. No entanto, o filme dirigido por Sean Penn não funciona em momento algum; é  negativamente lento, perde seu ritmo ao intercalar o romance entre os personagens principais e as agruras do continente africano. A intenção é boa, mas delas o inferno está cheio. ENGLISH: a movie with Charlize Theron and Javier Bardem can not be bad – that’s what anyone would think seeing their names in the cast. Notwithstanding, the movie directed by Sean Penn does not work in any moment; it is negatively slow, and loses rhythm when it interposes the affair of the main characters and the hardships of the African continent. The intention is good, but of them hell is full.  

domingo, 29 de julho de 2018

3109 - 1958: O ANO EM QUE O MUNDO DESCOBRIU O BRASIL

     
1958: O ANO EM QUE O MUNDO DESCOBRIU O BRASIL (BRASIL, 2007) -  Documentário sobre a conquista do primeiro título mundial do Brasil, na Copa do Mundo de 1958, na Suécia. Depoimentos de jogadores e jornalistas mostram como a vitória se refletiu na auto-estima do brasileiro, numa época de grandes obras num país que também se destacava na área artística. ENGLISH: documentary about the first Brazilian World Cup conquest in Sweden, 1958. Testimonies by players and journalists show how that victory had a great impact on Brazil’s self-esteem, during a time of important works in a country that also started being noticed in the artistic area.   

sexta-feira, 27 de julho de 2018

3108 - DUNKIRK


    DUNKIRK (USA, INGLATERRA, FRANÇA/HOLANDA, 2017) – Christopher Nolan é um diretor que faz tudo para expandir o escopo técnico e narrativo de uma história. Foi assim no complexo A ORIGEM, no inebriante INTERESTELAR e na trilogia CAVALEIRO DAS TREVAS. Em DUNKIRK, ele parece ir além na realização de um projeto ambicioso e de uma grandeza incomum: a qualidade cortante das cenas e o uso mesmerizante da profundidade em foco nos levam a uma realidade quase tátil. Usando três eixos narrativos intensos, cada um passando, respectivamente, na água, na terra e no ar, Nolan explora com maestria a intensidade do resgate épico dos soldados aliados, todos encurralados no litoral da cidade francesa de Dunquerque, salvos por centenas de ingleses civis, em seus barquinhos de pesca ou de lazer. O filme é uma memorável experiência cinematográfica, para seus realizadores e para quem tem a chance de assistir. ENGLISH: Christopher Nolan is a director who goes to any lengths in order to expand the technical and narrative scope of a story. That what happened with the complex THE ORIGIN, the inebriating INTERESTELAR and the DARK KNIGHT trilogy. Here, he seems to go beyond to substantiate an ambitious and uncommon big project: the piercing quality of the scenes and the mesmerizing use of depth in focus take us to an almost tactile reality. Manipulating three intense narrative axis, each one taking place, respectively, in water, on land and in the air, Nolan magisterially explores the intensity of the epic rescue of the allied soldiers, all trapped on the shore of Dunquerque, in France, by hundreds of English civilians, in their fishing ou leisure boats. The movie is a memorable cinematographic experience for their producers and for whom has the chance to watch it. 


quinta-feira, 26 de julho de 2018

3107 - STALLONE COBRA

       STALLONE COBRA (COBRA, USA, 1986) – Apesar da aura cult, o filme envelheceu mal, com altas doses de testosterona aplicadas em um roteiro violento que apenas exalta a figura de “bad boy” de Sylvester Stallone, como um policial que não respeita as leis e é um produto do seu tempo, uma caricatura que tangencia a autoparódia. Desta forma, deve-se entender que COBRA é um filme que estiliza a violência e, assim, pode ser entendido como uma crítica a ela e aos seus acólitos. Como retrato dos anos 80, o filme funciona, mas fica evidente que o protótipo do macho ilimitado vivido por Sly perdeu sua dinâmica com o tempo. ENGLISH: in spite of the cult aura, the movie aged badly, with its high doses of testosterone applied to a violent plot that only highlights the bad boy persona of Sylvester Stallone as a cop who doesn’t respect the law and is a product of his time, an impersonation that just scratches the self-parody. According to this understanding, COBRA is a movie that shows a stylized violence and thus can be viewed as a criticism of it and its followers. As a picture of the 80’s, the movie works, but it is clear that the prototype of the unlimited macho performed by Sly has lost its dynamics.

quarta-feira, 25 de julho de 2018

3106 - THE CLOAK AND THE DAGGER

       
O GRANDE SEGREDO (CLOAK AND DAGGER, USA, 1946) – Fritz Lang dirige este filme com apelo antibelicista, em que Gary Cooper faz um cientista, durante a II Grande Guerra, que vai à Europa para evitar que os alemães desenvolvam a bomba atômica. Um pouco lento no início, a história assume um ritmo mais dinâmico à medida em que o personagem de Cooper vai se transformando numa espécie de James Bond. Atenção para a cena da briga entre Cooper e um agente da Gestapo, dentro de um prédio, ao som de uma música folclórica. ENGLISH: Fritz Lang directs this movie with an antiwar appeal, in which Gary Cooper is a scientist, during the WW2, who goes to Europe to prevent the atomic bomb from being developed by the Germans. A little bit slow at first, the story picks up steam as it goes along, and Cooper’s character becomes a kind of James Bond. Attention to the fighting scene between Cooper and a Gestapo agent, inside a building, while a folkloric song is heard outside. 
    

terça-feira, 24 de julho de 2018

3105 - RAMPAGE

       
Sim, o gorila é o melhor ator do filme...
RAMPAGE (USA, 2018) – O que esperar de um filme B, sem qualquer outra pretensão a não ser ser mesmo um filme B? Agreguem-se outros fatores pouco sérios, como The Rock e Negan no elenco (sim, Jeffrey Dean Morgan, direto de THE WALKING DEAD), uma cientista com ficha na polícia (Naomi Harris, bem fraquinha) e uma série de incongruências científicas, e temos um filme feito para quem anda meio cansado da Escola de Frankfurt ou dos mergulhos existenciais de Nietzsche. Se você consegue desligar o cérebro e entrar na onda, muito bem; caso contrário, nem comece a ver. RAMPAGE é tudo que um filme ruim gostaria de ser, caso tivesse um orçamento de milhões de dólares na produção. Portanto, não se importe com os clichês, os personagens sem nenhuma dimensão e um roteiro que parece ter sido escrito por uma criança de cinco anos – curta os bons efeitos especiais e, assim que acabarem os créditos finais, procure rápido uma tomada para recarregar o cérebro. ENGLISH: what would you expect from a B movie whose unique intention is to be a B movie? Put together other less serious elements, as The Rock and Negan together (yes, Jeffrey Dean Morgan, from THE WALKING DEAD), a scientist with a criminal record (Naomi Harris, very weak) and a thread of scientific anomalies, and we have a flick specially made for those who are tired of The School of Frankfurt or Nietzsche’s existential dives. If you can turn off your brain and go along the idea, that’s a movie for you; if not, don’t even start watching it. RAMPAGE is everything a bad movie would like to be, if it had a budget of millions of dollars available. Therefore, don’t care about the cliches, characters without any dimension and a plot that seems to be written by a five-year-old child – just enjoy the good CGIs and, as soon as the final credits roll up, go get you brain recharged.   

segunda-feira, 23 de julho de 2018

3104 - GUERRA DOS SEXOS

      
GUERRA DOS SEXOS (BATTLE OF THE SEXES, USA, 2017) – Billie Jean King foi a primeira desportista a se rebelar contra o sistema desigual de pagamento a atletas do sexo feminino. Criou um circuito independente de torneios, o Virginia Slim Series, berço da WTA, associação que até hoje rege o tênis profissional feminino. Suas ações despertaram a ira dos sexistas da época: Billie Jean King (Emma Stone, impecável na tarefa de transmitir emoções conflitantes) foi desafiada pelo tenista aposentado Bobby Riggs (Steve Carell, perfeito), um falastrão machista que não se conformava com o próprio ocaso. O filme se ocupa do desdobramentos dos fatos que levaram ao embate, nas quadras, entre Riggs e King, além da descoberta que ela faz da própria homossexualidade, ao se relacionar com sua cabelereira, Marilyn Barnett (a bela Andrea Riseborough, a Victoria, de OBLIVION). A história consegue deleitar inclisive quem não é aficionado do tênis e permite que avancemos no entendimento da dinâmica das rivalidades humanas. ENGLISH: Billie Jean King was the first sportswoman to rebel against the uneven payment system to female athletes. She created an independent circuit, the Virginia Slims Series, the cradle of WTA, an association that has been regulating the feminine professional tennis. Her actions wakened the anger of the sexists of the time: Billie Jean King (Emma Stone, impeccable in the task of transmitting conflicting emotions) was challenged by Bobby Riggs, a retired tennis player and a loudmouthed sexist who did not accept his own decline. The movie covers the development of the facts that led to the match between Riggs and King, and also shed lights to the discovery of her own homosexuality when she had an affair with her hair-dresser, Marilyn Barnett (the gorgeous Andrea Riseborough). The story pleases even who is not keen on tennis and allows a fresh understanding of the dynamics of the human rivalries. 

quarta-feira, 18 de julho de 2018

3103 - ALLAN QUATERMAIN E A CIDADE PERDIDA DO OURO


 ALLAN QUATERMAIN E A CIDADE PERDIDA DO OURO (ALLAN QUATERMAIN AND THE LOST CITY OF GOLD, USA 1986) – O filme surfa na onda de Indiana Jones, e os resultados são os piores possíveis. Não era mesmo para ser levado a sério, porque tudo dá errado: as atuações, o roteiro, a produção. Richard Chamberlain, Sharon Stone e Jame Earl Jones parecem desconfortáveis em cena, engessados num filme sem graça, pouco original e que deve ser merecidamente relegado ao olvido. ENGLISH: the movie tries to follow the Indiana Jones style and the results are the worst possible. It was not supposed to be taken seriously, because everything went wrong: the performances, the plot, the production. Richard Chamberlain, Sharon Stone, and James Earl Jones seem uncomfortable on screen stiffed in an unappealing and unoriginal movie that should remain in the oblivion.   

segunda-feira, 16 de julho de 2018

3102 - MUSEU DE CERA

  
  MUSEU DE CERA (HOUSE OF WAX, USA, 1953) – O dono de um museu de cera é considerado morto, depois que um incêndio criminoso destrói seu estabelecimento. Ao voltar, começa a realizar assassinatos para reconstruir as estátuas da sua coleção. Típico horror da década de 50, com uma direção de arte caprichada e o sempre competente Vincent Price no elenco. Um jovem Charles Bronson também tem uma ótima atuação. ENGLISH: the owner of a wax museum is considered dead, after a malicious fire that destroyed his property. After some time, he started committing murders to reconstruct the statues of his collection. A typical horror movie from the 50’s, with excellent art direction and the well-known competence of Vincent Price in the cast. A young Charles Bronson has a remarkable performance as well. 

quarta-feira, 11 de julho de 2018

3101 - PANTERA NEGRA

     
PANTERA NEGRA (BLACK PANTHER, USA, 2017) – Apesar de todo o alarido em relação ao filme, BP é apenas embalagem, com nenhum conteúdo, seja ele técnico ou de narrativa. Assim como aconteceu com o superestimado MULHER MARAVILHA, as aventuras de T’Challa (Chadwick Boseman) são mal costuradas e ficam ainda mais desinteressantes em função do excesso de CGI mal feito. Tudo se perde nesta tentativa de glamorizar o herói africano, na linha do politcamente correto. Piadas banais, pouca emoção e um amontoado de clichês da Marvel fazem de BLACK PANTHER um produto tão tosco quando o já supracitado MULHER MARAVILHA. ENGLISH: despite all the noise about the flick, BP is just a package without any content, be it technical or narrative. Like the overestimated WONDER WOMAN, the adventures of T’Challa (Chadwick Boseman) are badly concocted and become still more uninteresting due to the excess of (bad) CGI. Everything gets lost in this attempt to glamorize the African hero, in the line of the politically correct. Silly jokes, almost no emotion and a bunch of Marvel cliches make BP a product as coarse as the above-mentioned WONDER WOMAN. 

segunda-feira, 2 de julho de 2018

3100 - O CÍRCULO


   O CÍRCULO (THE CIRCLE, USA, 2017) – Universos distópico estão na moda no cinema, mostrando um cenário futurístico e pouca esperança. O CÍRCULO traz esta distopia para uma realidade mais contemporânea, ao focar uma liberdade extrema, que acaba levando à supervisão e dominação completa. O CÍRCULO adota a tática de BLACK MIRROR, de aprofundar e intensificar uma tecnologia que já existe para, então, desdobrar as consequências possíveis para seu uso. Porém, ao contrário de BM, este filme comete um pecado que compromete tudo: vilaniza a tecnologia em si, sem investigar quais traços de comportamento humano ela pode encorajar, coisa que BM faz com excelência ao olhar, de dentro, os efeitos deletérios do uso abusivo da tecnologia. BM não julga, mas sim pergunta se estamos conscientes das consequências de nossas escolhas. O CÍRCULO promete muito, mas entrega pouco, apostando ingenuamente no maniqueísmo fácil: de um lado, vítimas inocentes; de outro, uma empresa do mal, de ambições totalitárias e discurso messiânico. O diretor James Ponsoldt evoca o Big Brother ameaçador e censório, mas sem a perspectiva histórica e o espírito crítico de Orwell. Tematicamente, o filme coloca em discussão um universo em que empresas de tecnologia são objeto de idolatria e as redes sociais se transformam em vício socialmente estimulado. O roteiro é pobre, tudo é óbvio e definitivo, não há espaço para reflexão e falta margem de interpretação e desenvolvimento para os personagens. Aliás, o que Tom Hanks está fazendo neste filme? ENGLISH: dystopic universes are in fashion nowadays, showing a futuristic scenario and hopelessness. THE CIRCLE brings this dystopia to a more contemporaneous reality by focusing extreme liberty that leads to supervision and total domination. THE CIRCLE adopts the BLACK MIRROR’s tactics for deepening and intensifying a technology that already exists and then explore the possible consequences for its use. However, differently from BM, this movie commits a sin that compromises everything: villainizes technology in itself, without investigating which human behavior traits it might encourage, what BM does magisterially, by looking from inside the destructive effects of the abusive use of technology. BM doesn’t judge, it simply asks if we are conscious of the consequences of our choices. THE CIRCLE promises a lot, but delivers very little, naively betting on the easy Manicheism: on one side, innocent victim; on the other, an evil enterprise with totalitarian ambitions and messianic speech. The director James Ponsoldt evokes the menacing and censorious Big Brother, but without Orwell’s historical perspective and criticism. Thematically, the movie discusses a universe in which technology enterprises are worshiped and the social networks become a socially stimulated vice. The plot is poor, everything is obvious and definitive, there is no room for careful consideration and character development. By the way, what is Tom Hanks doing in this movie?  

domingo, 1 de julho de 2018

3099 - O VAMPIRO DA NOITE

Van Helsing em ação
     O VAMPIRO DA NOITE (THE HORROR OF DRACULA, USA, 1957) – Clássico de horror que pôs a produtora inglesa Hammer como referência do gênero entre os anos 50 e 70, o filme traz o Drácula referencial, Christopher Lee, abusando do minimalismo: ele aparece em cena por apenas 7 minutos. O horror “campy” funciona, apesar da evidente limitação orçamentária do estúdio. Contudo, o diretor Terence Fisher retoma o quociente gótico do romance de Bram Stoker e adiciona uma dose de violência erótica sem precedência, revolucionando o horror. A atuação de Christopher Lee é eivada de intensidade passional, para qual a fleuma britânica do Van Helsing de Peter Cushing é antítese perfeita, ao expor o instinto animalesco em contrapartida com o racionalismo científico. O confronto final dos dois permanece como a cena mais icônica de qualquer filme do estúdio. Cushing, o mais emblemático ator do gênero, ainda é o melhor Van Helsing da tela. O Drácula de Lee é marcante e, de certa forma, modelou o perfil que ainda temos do Conde, misturando sofisticação com brutalidade, na dosagem certa, o que Lugosi não fez. ENGLISH: classic of horror that put the British studio Hammer as a reference of the genre from the 50’s to the 70’s, this movie brings the referential Dracula, Christopher Lee, exceeding minimalism: his screen time is only 7 minutes. The campy horror works, in spite of the evident short budget. However, the director Terence Fisher rescues the gore quotient of Bram Stoker’s novel and adds a dose of unprecedented erotic violence to which Peter Cushing’s British phlegm is the perfect antithesis, exposing the animal instinct versus the scientific rationalism. The final confrontation between the two remains the single most iconic scene in any Hammer film. Cushing, the most emblematic actor of the genre, is still the best Van Helsing on screen. Lee’s Dracula performance is gripping and modelled the outline we still have today of the Count, with some sophistication mixed with brutality, traits lacking in Lugosi’s performance. 

segunda-feira, 25 de junho de 2018

3098 - GREMLINS - A NOVA TURMA


    GREMLINS – A NOVA TURMA (GREMLINS – THE NEW BATCH, USA, 1990) – Mesmo sem a vitalidade original do primeiro filme, GREMLINS 2 ainda diverte, exatamente porque representa a fantasia quase sem limites dos anos 80, fundindo, com habilidade, horror, comédia e crítica social. Espero que não ousem fazer uma terceira edição com CGIs, o que tiraria toda a graça das criaturas orquestradas por Joe Dante. Se é para culpar os Gremlins por tudo de estranho que pode acontecer, que sejam responsáveis também pelo sucesso dos dois filmes. ENGLISH: even without the original vitality of the first film, GREMLINS 2 still amuses, especially because it represents the almost unlimited fantasy of the 80’s, mixing, skillfully, horror, comedy and social criticism. I hope they don’t dare to make a third edition with CGIs, which would deprive all the wit from the creatures directed by Joe Dante. Of it is to blame the Gremlin for all the weird things that may happen, be them responsible for the huge success of the two movies.  

domingo, 24 de junho de 2018

3097 - BOBBY FOR PRESIDENT


  BOBBY FOR PRESIDENT (USA 2018) – Maravilhosa série documental da Netflix, em quatro partes, sobre a trajetória pessoal e política de Robert Kennedy, com filmagens exclusivas do então procurador-geral, senador e candidato à presidência dos Estados Unidos. Fica claro que RFK foi gradativamente deixando de lado sua natureza beligerante, que tanto marcou sua passagem pelo governo do irmão, e passou a ser um representante da paz, em função da ênfase que Johnson dava à guerra do Vietnam. Nesta produção que, por vezes, tangencia a hagiografia do personagem principal, sobressai a descrição introspectiva de Bobby e sua aproximação das minorias, mostrando que ele era muito mais passional (no bom sentido) do que Jack. ENGLISH: wonderful Netflix four-part documentary about the political and personal trajectory of Robert Francis Kennedy, with exclusive footage of the attorney-general, senator and candidate for the presidency of the United States. RFK was gradually leaving his belligerent nature, which was his hallmark in his brother’s administration, and started being a peace representant, because of the emphasis Johnson gave to the Vietnam War. The production, in which stands out the hagiography of the main character, points out the introspective description of Bobby and his approach to the minorities, revealing that he was much more passional than Jack.     

sexta-feira, 22 de junho de 2018

3096 - JFK - THE FINAL HOURS

   
   JFK – THE FINAL HOURS (USA, 2013) – Bill Paxton narra este estupendo documentário sobre o último dia de vida de John Kennedy, desde quando ele aterrissa no Texas até sua chegada a Dallas. O filme começa com a revelação de que o próprio Bill Paxton assistiu ao último discurso ao ar livre de Kennedy, o que pode ser constatado pela fotografia em que ele está nas costas de seu pai, no meio da multidão reunida diante do Hotel em Fort Worth. Depois de tantos outros documentários sobre JFK, é surpreendente que um novo olhar sobre esta história tão fascinante, mas é exatamente isso que THE FINAL HOURS faz. Há depoimentos de pessoas que cumprimentaram Kennedy depois dos discursos e também a importantíssima presença de Clint Hill. As gravações são tão boas que, por vezes, parecem ter sido feitas ontem e não há mais de 50 anos atrás. ENGLISH: Bill Paxton narrates this outstanding documentary about JFK’s last day, since the moment he landed in Texas until his arrival in Dallas. The film starts off with the revelation that Paxton himself attended the last outdoor JKF’s speech, what can be checked by the photograph in which he on the back of his father, in the middle of the crowd gathered in front of the hotel in Forth Worth. After so many documentaries about JFK, it is surprising that a fresh look about this fascinating story could be done, but it is exactly what THE FINAL HOURS does. There are many interviews with people who had the opportunity to shake hands with Kennedy after the rallies, and the essential presence of Clint Hill. The video footage looks so wonderful that most of it appears to have been shot yesterday and not fifty years ago. 

segunda-feira, 18 de junho de 2018

3095 - AS DUAS FACES DE JANEIRO

Isaac, Mortensen e Dunst
      AS DUAS FACES DE JANEIRO (THE TWO FACES OF JANUARY, USA, 2014) – Thriller de suspense com a direção do iraniano Hossein Amini, livremente inspirado em Hitchcock (e isso não é nenhum demérito), baseado numa obra de Patricia Highsmith, com a tônica muito mais centrada no roteiro do que na ação e ainda muito acima de outras produções do gênero. O excelente Viggo Mortensen e a insossa Kirsten Dunst fazem um casal em férias na Grécia que conhece um guia de turismo (Oscar Isaac, o Poe Dameron, de O DESPERTAR DA FORÇA) e o enreda num assassinato. O roteiro sugere referências ao fogo, como cigarros e isqueiros, numa alusão aos instintos mais básicos do homem em permanente luta pela sobrevivência. Em meio a ruínas gregas, o cenário funciona como metáfora para a decadência moral dos protagonistas. ENGLISH: thriller directed by the Iranian Hossein Amini, freely inspired on Hitchcock’s works (which is valuable asset), based on a book by Patricia Highsmith, much more centered on the plot than on the action, and better than other similar productions. The remarkable Viggo Mortensen and the insipid Kirsten Dunst are a couple on holidays in Greece that makes acquaintance with a tourism guide (Oscar Isaac, Poe Dameron from THE FORCE AWAKENS) and entangled him in a murder case. The plot suggests references to fire, like cigarettes and ashtrays, alluding to men’s basic instincts in permanent struggle to survive. Amidst Greek ruins, the scenario works as a metaphor for the moral decadence of the leading characters.    

sábado, 16 de junho de 2018

3094 - COISAS BELAS E SUJAS

      
  COISAS BELAS E SUJAS (DIRTY PRETTY THINGS, UK, 2002) - Chiwetel Ejiofor é um daqueles atores que vão além do personagem, tal o grau de veracidade que ele imprime aos seus papéis. Neste filme sensacional, ele é um imigrante nigeriano ilegal em Londres, trabalhando em duas funções: de dia, motorista de táxi e, à noite, na portaria de um hotel. Com um roteiro ajustadinho, cheio de reviravoltas, a história evolui de forma crua e incisiva numa realidade cada vez mais reveladora da sordidez de que o homem pode ser capaz. ENGLISH: Chiwetel Ejiofor is one of those actors that go beyond their role, such is the degree of truthfulness that he confers to his dramatic constructions. In this outstanding movie, he is an illegal Nigerian immigrant in London, performing two tasks: during the day, a taxi driver; at night, at the front desk of a hotel. With a tight plot, full of twists, the story evolves in a raw and incisive way, inside a reality that reveals the squalor of which the human being is capable of.   


3093 - TOP SECRET! SUPERCONFIDENCIAL!

Val Kilmer, no seu primeiro filme
      TOP SECRET! SUPERCONFIDENCIAL! (TOP SECRET, USA. 1984) – Ainda hoje, este sensacional filme dos geniais Jim Abrahams, David e Jerry Zucker continua a rodar redondinho na telas! Com cenas que se superpõem numa incrível velocidade, o espectador tem que ficar ligado o tempo todo para não perder as “gags” que se multiplicam o tempo todo. Atenção para as referências da cultura pop insertas de modo sutil nas sequências em que sobressaem a crítica e a mordacidade. Obra-prima do nonsense! ENGLISH: even today, this great filme of the ingenious Jim Abrahams, David and Jerry Zucker still rocks on the screen! The scenes superpose on each other with great speed, and the viewer must be attentive to what is going on in order not to lose the gags that pop on the screen. Attention to the pop cultural references subtly inserted in the sequences characterized by criticism and mordacity. A nonsense masterpiece!

sexta-feira, 15 de junho de 2018

3092 - ANNABELLE 2

   
 ANNABELLE 2 (ANNABELLE: CREATION, USA 2017) – Repleto de clichês, o filme é um constragimento. Se o primeiro já não era brande coisa, este apenas ajuda a afundar qualquer possível trilogia. É no mínimo estranho que o roteiro de um filme supostamente de horror seja uma piada. Além disso, o elenco é fraco, assim como os diálogos, quase risíveis em algumas cenas. Parece que a tentativa de conectar o filme ao ótimo A INVOCAÇÃO DO MAL (a boneca pertence ao personagem de Vera Farmig) se perde no roteiro pouco inspirado. ENGLISH: Fraught with clichés, the movie is na embarassment in itself. Of the first one was not a big deal, this one only helps to sink any possible trilogy. It is at least odd that a horror movie plot is a joke. Besides, the cast is weak, as well as the dialogues, almost laughable in some scenses. It seems that the attempt to conect this flick to the great THE CONJURING (the doll belongs to Vera Farmiga’s character) gets lost in an uninspired plot.  

domingo, 10 de junho de 2018

3091 - ATÔMICA


ATÔMICA (ATOMIC BLONDE, USA, Alemanha e Suécia, 2017) – O roteiro deste filme consiste na adaptação de uma “graphic novel” cujas únicas ideias verdadeiramente sólidas são a de apoiar-se no carisma de Charlize Theron e a de aproveitar a magnífica aptidão física da atriz em cenas de ação feitas com grande perícia e impacto, seguindo a cartilha do “gun fu”, ação agilíssima tanto na coreografia quanto na câmera estruturada com grande complexidade, mas filmada de forma quase seca. Porém, o filme tem um pecado: não há humor, e o bom elenco (John Goodman, Toby Jones, Sofia Boutella) entra e sai de cena sem deixar marcas. ENGLISH: the plot is an adaptation of a graphic novel whose sole and true ideas are based on the charisma of Charlize Theron and her magnificent physical condition in action scenes made adroitly and with impact, following the rules of gun fu, extreme agile action in the choreography as well as in the highly complex camera, but shot in a dry manner. But the movie has a sin: it is deprived of humor and the good cast (John Goodman, Toby Jones, Sofia Boutella) comes in and out of the scenes without leaving any marks.

sexta-feira, 1 de junho de 2018

3090 - AIR AMERICA - LOUCOS PELO PERIGO

  
    AIR AMERICA – LOUCOS PELO PERIGO (AIR AMERICA, USA 1990) – Mel Gibson e Robert Downey Jr tinham tudo para ser uma dupla de enorme sucesso nos anos 90. Gibson, mais elétrico; e Downey, mais contido, na época, pareciam aquele time perfeito, no qual os extremos se equalizam de maneira irresistível. Em AIR AMERICA, houve uma tentativa de colocá-los lado a lado, mas o roteiro ruim, entre outros aspectos, inviabilizou a química que se insinuava teoricamente. As cenas supostamente engraçadas se perdem em sequências irregulares que vão, gradativamente, tornando o filme desinteressante. ENGLISH: Mel Gibson and Robert Downey Jr had everything to form a successful partnership in the 90’s. Gibson, more electric; and Downey, more reserved, at the time, seemed to be a perfect team, in which the extremes are equalized in an irresistible manner. In AIR AMERICA, there was an attempt to put them side by side, but the plot, among other reasons, made no room for the chemistry that theoretically insinuated itself. The allegedly funny scenes are lost in irregular sequences that, step by step, make the film uninteresting.