Irresistível |
CORRIDA CONTRA O DESTINO
(VANISHING POINT, USA, 1971) – Um dos maiores clássicos da
década de 70, VANISHING POINT é um dos melhores road-movies de todos os tempos.
Todos os elementos da contracultura da época estão lá: o carro como símbolo de
liberdade, os hippies, a polícia repressora e falsamente moralista (veja a cena
em que um policial assedia uma mulher dentro da sua viatura – novamente o carro
como instrumento de poder), a estrada como mundo primal a ser explorado, o rock
na veia (além de outras substâncias estupefacientes). Barry Newman – talvez um
parente de Dustin Hoffman – é o motorista que, depois de tantas derrotas na
vida, se propõe a levar um carro em tempo recorde do Colorado a São Francisco,
na Califórnia e é ajudado por um DJ cego (Cleavon Little, estupendo). É um
filme que te dirige (entendeu, entendeu?) para os sonhos que compuseram os anos
70 nos Estados Unidos. One of the greatest classics of the 70s, VANISHING POINT
is one of the best road-movies ever. All the countercultural elements of the
time are present: the car as a symbol of freedom, the hippies, the repressive and
falsely moralist police force (check the scene of a police officer harassing a
woman inside his vehicle – again the car a tool of power), the road as a primal
world to be explored. In addition, rock and roll pumped into the veins (besides
other stupefacient substances). Barry Newman – maybe an unknown relative of
Dustin Hoffman - is the driver, beaten by so many losses in life, decides to
take a car in a record time from Colorado to San Francisco, California, helped
by a blind DJ (Cleavon Littlem superb). The movie drives (no pun intended) you
to the dream that made the 70s so fascinating in America.