domingo, 2 de março de 2025

4672 - QUEER (2024)

 


QUEER (USA, Itália, 2024) – O filme estrelado por Daniel Craig é sobre um amor dessincronizado, conforme entrevista dada pelo melhor James Bond do cinema. Na adaptação da obra de William Burroughs, Craig se entrega ao personagem de tal forma, que emerge dali um feito de que só os grandes atores são capazes: conseguir tirar das especificidades de um personagem complexo aquilo que pode ser de mais universal, e isso ele faz magistralmente bem. O Lee feito por Craig é um expatriado no México nos anos 50, encharcado de tequila e chapado de heroína até a alma, sobrevivendo a uma solidão cósmica, indizível, dolorida, até conhecer Eugene (Drew Starkey), bem mais jovem que ele e com um perfil gelado e distante, totalmente o oposto de Lee. Fica bem clara a percepção de Lee em relação a Eugene: ele vislumbra a possibilidade de uma verdadeira conexão, a chance de um entendimento pleno, capaz de dar sentido à sua vida. isso tudo é mostrado pelo diretor Luca Guadagnino de forma intensa, sensual e sensorial. Ele filma com uma intensidade quase embriagante para quem assiste, usando magnificamente as angulações inesperadas das paredes em quase todas as cenas e lembrando muito o impacto visual dos quadros de Edward Hopper. A trilha sonora anacrônica, com Nirvana e New Order, traz ao filme uma sensação de atemporalidade responsável pela quase imediata identificação de elementos universais componentes da vida de todo mundo. The film starring Daniel Craig is about an unsynchronized love, according to an interview given by the best James Bond in cinema. In the adaptation of William Burroughs' work, Craig gives himself to the character in such a way that emerges from it a feat that only great actors are capable of: being able to take from the specifics of a complex character what can be most universal, and this he does masterfully well. The Lee played by Craig is an expatriate in Mexico in the 50s, drenched in tequila and stoned with heroin to the soul, surviving a cosmic, unspeakable, painful loneliness, until he meets Eugene (Drew Starkey), much younger than him and with an icy and distant profile, totally the opposite of Lee. Lee's perception of Eugene is very clear: he glimpses the possibility of a true connection, the chance for a full understanding, capable of giving meaning to his life. this is all shown by director Luca Guadagnino in an intense, sensual and sensorial way. He films with an almost intoxicating intensity for those who watch, magnificently using the unexpected angles of the walls in almost every scene and very reminiscent of the visual impact of Edward Hopper's paintings. The anachronistic soundtrack, with Nirvana and New Order, brings to the film a sense of timelessness responsible for the almost immediate identification of universal elements that are components of everyone's life.