segunda-feira, 17 de março de 2025

4683 - DESEJO DE MATAR (1974)


DESEJO DE MATAR (DEATH WISH, USA, 1974) – Charles Bronson redefiniu sua carreira a partir deste filme, um clássico dos anos 70. Sob a ótica atual, DW seria um exemplo perfeito para a extrema-direita iletrada, violenta e ignorante. Paul Kersey (Bronson) é um pacato arquiteto de Nova Iorque, onde vive com a esposa e a filha. As duas são vítimas de um assalto, seguido de espancamento, e só a filha sobrevive. Arrasado e descrente da ação da polícia para encontrar os culpados, Kersey decide se vingar eliminando os criminosos durantes suas rondas noturnas pelas ruas de Manhattan. Deste modo, o roteiro se inclina para uma postura fascista ao descredibilizar as instituições e as autoridade em geral. Além disso, fica evidente a propaganda do porte e uso de armas de fogo, especialmente na sequência na qual Kersey ganha um revólver de um entusiasta do armamento pela população civil à guisa de sentir seguro. Meio a contragosto de início, ele vai descobrindo um certo prazer de estar acima da lei, em nome de uma suposta segurança não oferecida pelo Estado. Por outro lado, a prefeitura, reconhecendo sua incapacidade para deter a onda de crimes, resolve ser leniente com a conduta de Kersey. Isso configura um cenário perfeito para uma interpretação enviesada de cidadania, envolvendo a desqualificação das autoridades responsáveis pela segurança pública, infelizmente um dos assuntos pouco discutidos pelos governos progressistas de esquerda. Destarte, DW vai ao encontro dos anseios retrógrados da extrema-direita fascista que, atualmente, adoece o mundo. Kersey é o exemplo do “cidadão de bem”, armado, ressentido e vingativo, cujo objetivo, justificável, segundo ele, é livrar a cidade de seus maus elementos, usando a mesma violência que vitimou sua família. Além disso, o roteiro apresenta traços racistas, ao retratar a população negra e pobre como criminosos em potencial. Kersey é, portanto, um representante de uma classe média descrente do papel do Estado e se torna um alvo preferencial de propostas radicais de líderes populistas, como a liberação de armas sem qualquer critério, apenas em nome de uma ilusória liberdade individual. DW é um alerta, de certo modo, para que, hoje, estejamos mais conscientes de tais injunções autoritárias presentes, lamentavelmente, nos dias de hoje. Uma curiosidade: Jeff Goldblum faz sua estreia cinematográfica como um dos agressores da família de Kersey.  Charles Bronson redefined his career from this film, a classic of the 70s. From today's perspective, DW would be a perfect example for the illiterate, violent and ignorant far right. Paul Kersey (Bronson) is a quiet architect from New York, where he lives with his wife and daughter. The two are victims of a robbery, followed by a beating, and only the daughter survives. Devastated and skeptical of the police's action to find the culprits, Kersey decides to take revenge by eliminating the criminals during their night rounds through the streets of Manhattan. In this way, the script leans towards a fascist posture by discrediting institutions and authorities in general. In addition, the propaganda of the carrying and use of firearms is evident, especially in the sequence in which Kersey wins a revolver from a gun enthusiast by the civilian population under the guise of feeling safe. Somewhat reluctantly at first, he discovers a certain pleasure in being above the law, in the name of a supposed security not offered by the State. On the other hand, the city hall, recognizing its inability to stop the crime wave, decides to be lenient with Kersey's conduct. This sets up a perfect scenario for a biased interpretation of citizenship, involving the disqualification of the authorities responsible for public security, unfortunately one of the subjects little discussed by progressive left-wing governments. Thus, DW meets the retrograde yearnings of the fascist extreme right that is currently sickening the world. Kersey is the example of the "good citizen", armed, resentful and vengeful, whose objective, justifiable, according to him, is to rid the city of its bad elements, using the same violence that victimized his family. In addition, the script has racist traits, by portraying the black and poor population as potential criminals. Kersey is, therefore, a representative of a middle class that does not believe in the role of the State and becomes a preferred target of radical proposals by populist leaders, such as the release of weapons without any criteria, only in the name of an illusory individual freedom. DW is a wake-up call, in a way, so that, today, we are more aware of such authoritarian injunctions present, unfortunately, today. A curiosity: Jeff Goldblum makes his film debut as one of the aggressors of Kersey's family. Prime.