quarta-feira, 12 de março de 2025

4678 - O PIOR VIZINHO DO MUNDO (2022)


 O PIOR VIZINHO DO MUNDO (A MAN CALLED OTTO, USA, 2022) – Otto Anderson (Tom Hanks) precisa lidar com uma perda afetiva: há menos de seis meses, sua esposa morreu, deixando-o imerso em lembranças de suas vidas em comum e, por causa disso, transformando-o em um homem mais fechado emocionalmente em relação ao seu entorno. Otto é o zelador de um condomínio, e esse ofício parece ser o motivo maior para sua sobrevivência. Por isso, ele faz questão de observar as regras e fazê-las cumprir pelos moradores e ocasionais visitantes. Nada foge ao seu olho clínico, seja a cancela deixada aberta por algum vizinho mais distraido, seja o fato de o cachorro de estimação de um deles ter sujado a grama na frente de sua casa. Otto mantém sempre o semblante sério, como se tivesse esquecido como sorrir em algum desvão da memória, como se a ausência presente de Sonya (sua falecida esposa) validasse este permamente estado de melancolia e ranzinzice em relação ao mundo. À parte essa função organizadora de zeladoria, fio tênue mantenedor de sua frágil vontade de continuar vivendo, ele não vê outros motivos para se levantar da cama todos os dias. Sem alarido, num quase ritual inexorável, ele se prepara se suicidar: se enforcar na sala vazia de Sonya, de luz e de qualquer alegria, parece-lhe a melhor atitude, a mais compatível com sua vida solitária agora. No entanto, a mão invisível do imponderável frustra este seu plano, como o fará nos outros, quando ele permanecerá nos trilhos de uma estrada de ferro a pouco metros do trem em plena velocidade, depois de salvar uma pessoa que havia ali caído, ou quando um ex-aluno de Sonya baterá à porta e interrompe o dedo tensionado no gatilho de um rifle cujo cano repousava pertubadoramente debaixo de seu queixo. A ausente presença inefável de Sonya parece-lhe ocupar o coração – aliás, um coração grande, não no sentido apenas metafórico, mas também no clínico. Otto tem uma cardiomegalia, condição que o impedira de se alistar no exército, mas também, como quis o destino (para quem acredita nele), o motivo pelo qual ele conhece Sonya. É exatamente no dia de sua dispensa, triste e desiludido, que ele a vê, do outro lado de uma estação de trem: ela deixa cair um livro ao embarcar, e ele imediatamente cruza a plataforma, pega o livro do chão e entra no trem para encontrá-la. O livro é O Mestre e a Margarida, de Mikhail Bulgakov, em cuja capa há uma ilustração de um gato, e este animal está ligado narrativamente ao presente de Otto, quando ele acaba adotando um, sem se dar conta, talvez, da conexão afetiva com este episódio do livro, quando ele viu, pela primeira vez, o amor de sua vida. Outros elementos inesperados se juntam a este. O mais importante, no sentido de provocar uma transformação em Otto, é a chegada de uma família ao condomínio. Uma família matriarcal, na qual a figura do marido quase desaparece diante da esposa e das duas filhas. A esposa, Marisol, é uma força da natureza, no sentido de ser carinhosa, esfuziante e inabalavelmente otimista. E há um fator cultural importante nesta equação, pois ela é mexicana, latina, portanto, etnia considerada pelos americanos mais aberta aos sentimentos no cotejo com o asceticismo estadunidense, e isso é recebido com certo estranhamento por Otto, como era de se esperar. Seu nome – Marisol – é a junção, proposital ou não, de mar e sol, dois símbolos de esperança e alegria, fatores inexistentes no mundo de Otto. Marisol é tudo aquilo que Otto não é, ou não quer ser: carinhoso, comunicativo, otimista. O encontro dos dois é um raio de vida no seu mundo, atingindo-o gradativamente e provocando uma mudança definitiva. A princípio, Otto rejeita sistematicamente a forma amistosamente calorosa com a qual ela o trata, talvez porque ele tenha optado a receber o carinho apenas dentro da relação com sua esposa. Ou talvez seja o carinho uma forma disruptiva capaz de desarmar sua armadura emocional, e ele, intuitivamente, a tenha rejeitado como uma forma de se manter na sua zona de (des) conforto (o sofrimento mantido voluntariamente por ele pode ser uma forma de estímulo negativo, também necessário à sobrevivência). Com o tempo, ele se aproxima da família de Marisol, criando uma ligação com as meninas, mas sempre com uma atitude crítica em relação ao marido ( reforçando a invisibilidade masculina presente no roteiro). Aliás, este roteiro é cruel com os homens. Todos os personagens masculinos, de certa forma, são subjulgados pelas suas mulheres, de uma forma ou de outra. Repare: Marisol é a força motriz do seu casamento, pois o marido é retratado como um desajeitado, incapaz de realizar as tarefas domésticas mais simples; Anita, outra vizinha, cuida do marido, Reuben, que está numa cadeira de rodas por causa de uma doença degenerativa; o agente imobiliário, que quer comprar por um preço bem baixo as casas do condomínio, é desmascarado por uma repórter quando vai tomar a casa de Anita; e, por fim, o próprio Otto é sempre uma figura submissa a Sonya, mesmo se comportando com doçura e extremo cuidado (aí, entra o simbolismo da moeda dada a ele por Sonya – e que ele guardou a vida toda - quando Otto não tinha dinheiro suficiente para pagar pela passagem de trem, indicando que ele sempre se sentiu em débito com ela). Este aspecto do roteiro pode ter um significado sutil, mas muito definidor das relações estabelecidas pelos personagens nas diversas fases da história, ressaltando a força das figuras femininas na vida dos homens e, assim, definindo suas condutas, pois todos tiveram sua existência transformada pela presença delas. Na realidade, transformação e a palavra-chave neste universo. Num escopo filosófico, podemos abordar a vida de Otto, e sua posterior transformação, sob a ótica hegeliana – além da consciência da existência do outro como elemento valorativo, a redefinição ontológica de Otto se dá quando o universo exterior se torna um vetor de influência na formação do reconhecimento do outro. É esse processo de transformação pode ser notado na redefinição dos afetos de Otto (no sentido dado por Spinoza): depois de toda uma vida dedicado a Sonya, ele se ensimesma de forma a blindar qualquer troca afetiva e, então, com a interação com Marisol, as filhas, o gato, Anita etc, ele percebe que não é mais a mesma pessoa, que algo a ele se acrescentou. Neste processo, Otto redescobre a empatia perdida com a morte da esposa e reestabelece laços com o mundo exterior, aperfeiçoando suas habilidades sociais - especialmente quando acolhe o aluno trans de Sonya depois de ele ser expulso de casa pelo pai. Isso aponta para um papel inesperado de Otto: a figura paterna, habilidade (afetiva) já descartada quando da morte do filho ainda no ventre da esposa no acidente de ônibus. Isso também acontece em relação a Marisol – ela mesma diz, em uma cena no carro, que ele (não) ri como seu pai, também com as filhas de Marisol, quando ele aceita cuidar delas durante a noite e, não menos importante, na adoção do gato de rua que não saía de sua porta. Destarte, Otto vai readquirindo habilidades sociais à medida em que uma série de situações inesperadas vão aparecendo em sua vida, resignificando-a de modo incontornável. De certa forma, podemos voltar a Hegel na análise da transformação do personagem-título do filme, pois a teoria hegeliana trata o tempo em suas três dimensões, afirmando o presente como o única instância existente, enquanto o passado só pode ser entendido como recordação subjetiva e o futuro como esperança e temor. Algo como uma definição de um ciclo que se repete ad infinitum na linha do tempo de todas as pessoas: passado (nascimento), presente e futuro (morte), um processo cuja ordem Otto procura inverter, ao viver a morte (dele e de Sonya) em vida. Não nos esqueçamos de uma coincidência linguística: Otto é um palíndromo perfeito –  pode ser lido tanto da esquerda para a direita ou vice-versa, sugerindo a natureza cíclica das experiências transformadoras ocorridas a partir do momento que as aceita como inevitáveis e surpreendentemente essenciais. Depois de se abrir a essas interrelações pessoais, Otto parece estar próximo a um fechamento emocional em relação a Sonya, cuja presença etérea não se fazia mais necessária na sua busca de uma razão para não viver, deixando-o sem mais planos de suicídio – uma morte provocada artificialmente – e, de certa forma, preparando-o no sentido de uma morte natural, agora repleta de significado em função da sua importância recém adquirida nas vidas das pessoas à sua volta. Otto Anderson (Tom Hanks) has to deal with an emotional loss: less than six months ago, his wife died, leaving him immersed in memories of their shared lives and, because of this, turning him into a more emotionally closed man in relation to his surroundings. Otto is the caretaker of a condominium, and this job seems to be the main reason for his survival. Therefore, he makes a point of observing the rules and enforcing them by residents and occasional visitors. Nothing escapes his clinical eye, whether it's the gate left open by some more distracted neighbor, or the fact that the pet dog of one of them has soiled the grass in front of his house. Otto always keeps a serious face, as if he had forgotten how to smile in some gap of memory, as if the present absence of Sonya (his deceased wife) validated this permanent state of melancholy and grumpiness in relation to the world. Apart from this organizing function of janitorial, a tenuous thread that maintains his fragile will to continue living, he sees no other reasons to get out of bed every day. Without fuss, in an almost inexorable ritual, he prepares to commit suicide: hanging himself in Sonya's empty room, of light and of any joy, seems to him the best attitude, the most compatible with his solitary life now. However, the invisible hand of the imponderable thwarts his plan, as it will in others, when he remains on the railroad tracks a few meters from the train at full speed, after saving a person who had fallen there, or when a former student of Sonya's knocks on the door and interrupts his finger on the trigger of a rifle whose barrel rested disturbingly under his chin. Sonya's ineffable absence seems to occupy her heart – in fact, a big heart, not only in the metaphorical sense, but also in the clinical sense. Otto has cardiomegaly, a condition that prevented him from enlisting in the army, but also, as fate would have it (for those who believe in him), the reason why he meets Sonya. It is exactly on the day of his dismissal, sad and disillusioned, that he sees her, on the other side of a train station: she drops a book as she boards, and he immediately crosses the platform, picks up the book from the floor and gets on the train to find her. The book is The Master and the Daisy, by Mikhail Bulgakov, on whose cover there is an illustration of a cat, and this animal is narratively linked to Otto's gift, when he ends up adopting one, without realizing, perhaps, the affective connection with this episode of the book, when he saw, for the first time, the love of his life. Other unexpected elements join this. The most important thing, in order to bring about a transformation in Otto, is the arrival of a family at the condominium. A matriarchal family, in which the figure of the husband almost disappears in front of his wife and two daughters. His wife, Marisol, is a force of nature, in the sense of being caring, bubbly, and unwaveringly optimistic. And there is an important cultural factor in this equation, because she is Mexican, Latina, therefore, an ethnicity considered by Americans to be more open to feelings in comparison with American asceticism, and this is received with a certain strangeness by Otto, as expected. Her name – Marisol – is the junction, purposeful or not, of sea and sun, two symbols of hope and joy, factors that do not exist in Otto's world. Marisol is everything that Otto is not, or does not want to be: affectionate, communicative, optimistic. The meeting of the two is a ray of life in his life, gradually reaching him and causing a definitive change. At first, Otto systematically rejects the friendly way in which she treats him, perhaps because he has chosen to receive affection only within the relationship with his wife. Or maybe affection is a disruptive way to disarm his emotional armor, and he has intuitively rejected it as a way to stay in his (un)comfort zone (the suffering voluntarily maintained by him can be a form of negative stimulus, also necessary for survival). Over time, he gets closer to Marisol's family, creating a bond with the girls, but always with a critical attitude towards her husband (reinforcing the male invisibility present in the script). In fact, this script is cruel to men. All male characters, in a way, are subjugated by their women, in one way or another. Notice: Marisol is the driving force of her marriage, as her husband is portrayed as a clumsy, unable to perform the simplest household chores; Anita, another neighbor, takes care of her husband, Reuben, who is in a wheelchair because of a degenerative disease the real estate agent, who wants to buy the houses in the condominium at a very low price, is unmasked by a reporter when he goes to take Anita's house; and, finally, Otto himself is always a submissive figure to Sonya, even behaving with sweetness and extreme care (there, the symbolism of the coin given to him by Sonya – and which he kept all his life – when Otto did not have enough money to pay for the train ticket, indicating that he always felt indebted to her). This aspect of the script can have a subtle meaning, but very defining of the relationships established by the characters in the various phases of the story, highlighting the strength of female figures in the lives of men and, thus, defining their behaviors, as everyone had their existence transformed by their presence. In reality, transformation is the key word in this universe. In a philosophical scope, we can approach Otto's life, and its subsequent transformation, from the Hegelian perspective – in addition to the awareness of the existence of the other as an evaluative element, Otto's ontological redefinition occurs when the external universe becomes a vector of influence in the formation of the recognition of the other. It is this process of transformation that can be seen in the redefinition of Otto's affections (in the sense given by Spinoza): after a lifetime dedicated to Sonya, he self-absorbs himself in order to shield any affective exchange and, later, with the interaction with Marisol, his daughters, the cat, Anita, etc., he realizes that he is no longer the same person, that something has been added to it. In the process, Otto rediscovers the empathy lost with his wife's death and reestablishes ties with the outside world, improving his social skills - especially when he takes in Sonya's trans student after he is kicked out of the house by his father. This points to an unexpected role for Otto: the father figure, an (affective) skill already discarded when the son died while still in his wife's womb in the bus accident. This, in the same way, happens in relation to Marisol – she herself says, in a scene in the car, that he (doesn't) laugh like her father, also with Marisol's daughters, when he accepts to take care of them during the night and, not least, in the adoption of the stray cat that did not leave her door. Thus, Otto reacquires social skills as a series of unexpected situations appear in his life, giving it an unavoidable meaning. In a way, we can return to Hegel in the analysis of the transformation of the film's title character, since Hegelian theory treats time in its three dimensions, affirming the present as the only existing instance, while the past can only be understood as subjective memory and the future as hope and fear. Something like a definition of a cycle that repeats itself ad infinitum in the timeline of all people: past (birth), present and future (death), a process whose order Otto seeks to invert, by living death (his and Sonya's) in life. Let's not forget a linguistic coincidence: Otto is a perfect palindrome – it can be read either from left to right or vice versa, suggesting the cyclical nature of transformative experiences that occur from the moment you accept them as inevitable and surprisingly essential. After opening up to these personal interrelationships, Otto seems to be close to an emotional closure in relation to Sonya, whose ethereal presence was no longer necessary in his search for a reason not to live, leaving him with no more plans for suicide – an artificially provoked death – and, in a way, preparing him towards a natural death. now full of meaning, due to its newly acquired importance in the lives of the people around it. Prime.