NOSFERATU (USA, UK, 2024) – O filme de Robert Eggers é uma homenagem a NOSFERATU, de Murnau, lançado em 1922, principalmente nos enquadramentos usados por Eggers. E é uma homenagem muito bem feita, com cinematografia caprichada e uma direção de arte excepcional, com detalhes precisos em um nível insano. Contudo, uma escolha de elenco comprometeu a história: Lily-Rose Depp exagera no sofrimento físico de sua personagem, e isso faz o espectador perder o foco da narrativa nas suas cenas, apesar de muitos acharem o contrário. Nicholas Hoult, depois de ter feito REINFELD, se vê novamente às voltas com um vampiro, agora com consequências mais deletérias. A construção de mundo, retratando a Europa no século XIX, é primorosa e oferece a atmosfera necessária para o desenvolvimento da história. No entanto, a concepção do conde Orlok, vivido (ou morrido) por Aaron Taylor-Johnson, parece um pouco distante da proposta do filme, embora se aproxime da descrição do livro que deu origem a isso tudo, o DRÁCULA, de Bram Stoker. Quem rouba as cenas é Willem Dafoe, como um genérico do Dr. Van Helsing – ele dá, se me permitem, um pouco de vida a uma narrativa reticente e sem grandes surpresas. A metáfora da peste, simbolizada pelos ratos e personificada por Orlok, é explorada até certo ponto, e é deixada de lado quando o foco recai sobre os sonhos românticos do conde, reforçando uma ideia trágica e estranhamente humana: nada pode ser mais destrutivo do que nossos sonhos realizados. Robert Eggers' film is a tribute to Murnau's NOSFERATU, released in 1922, mainly in the framing used by Eggers. And it's a very well done tribute, with neat cinematography and exceptional art direction, with precise details at an insane level. However, a casting choice compromised the story: Lily-Rose Depp exaggerates the physical suffering of her character, and this makes the viewer lose the focus of the narrative in her scenes, despite many thinking otherwise. Nicholas Hoult, after having made REINFELD, finds himself again grappling with a vampire, now with more deleterious consequences. The world-building, depicting Europe in the nineteenth century, is exquisite and offers the necessary atmosphere for the development of the story. However, the conception of Count Orlok, played (or died) by Aaron Taylor-Johnson, seems a little distant from the film's proposal, although it comes close to the description of the book that gave rise to all this, Dracula, by Bram Stoker. Who steals the scenes is Willem Dafoe, as a generic Dr. Van Helsing – he is the one who gives, if you allow me, a little life to a reticent narrative without major surprises. The metaphor of the plague, symbolized by rats and personified by Orlok, is explored to a certain extent, and is left aside when the focus falls on the count's romantic dreams, reinforcing a tragic and strangely human idea: nothing can be more destructive than our fulfilled dreams. Prime.