1. ROBÔ SELVAGEM (WILD ROBOT, USA, 2024) – Qualquer filme com robô no título e/ou no roteiro me interessa
sobremaneira. Isso dito, vamos a história: Roz é um robô para realizar tarefas
e, durante um naufrágio, vai parar numa ilha deserta, ou melhor, habitada
apenas por animais, e acaba tomando conta de um ganso recém-nascido e órfão. O roteiro
de Chris Sanders, também diretor, vai, como era de se esperar, do senso de
comunidade à valorização das relações entre espécies diferentes, como uma metáfora
da convivência nem sempre harmoniosa entre os humanos. Assim, RS não traz exatamente
um ar de novidade a uma história fundamentada na relação maternal entre Roz e o
pequeno ganso, cujo rito de passagem é simbolizado pelo aprendizado do voo com
os da sua espécie, mas sem um grande aprofundamento. Há também a inevitável humanização
de Roz como resultado das interações com os animais da ilha. Any movie with a
robot in the title and/or script interests me greatly. That said, let's get to
the story: Roz is a robot to perform tasks and, during a shipwreck, she ends up
on a deserted island, or rather, inhabited only by animals, and ends up taking
care of a newborn and orphaned goose. The script by Chris Sanders, also a
director, goes, as expected, from the sense of community to the appreciation of
relationships between different species, as a metaphor for the not-always
harmonious coexistence between humans. Thus, WR does not exactly bring an air
of novelty to a story based on the maternal relationship between Roz and the
little goose, whose rite of passage is symbolized by learning to fly with those
of his species, but without a great depth. Roz also experiences the inevitable
humanization due to her interactions with the animals on the island..