domingo, 26 de maio de 2019

3270 - MACHETE

Resultado de imagem para machete movie
Trejo rules...

1      MACHETE (USA, 2010) – Trash assumido, mas extremamente bem realizado por Robert realizado por Robert Rodriguez, no estilo “grindhouse”, sem se perder nas gags e na quase hipnótica repetição de astros em cena: Robert De Niro, Don Johnson, no primeiro filme; e Charlie Sheen, Mel Gibson e Lady Gaga, no segundo. Mas o filme é mesmo de Danny Trejo, como protagonista, como um Bond mexicano, tosco, violento. Está perfeito no papel. Por isso, mereceria uma sequência mais caprichada. Clearly trash, but extremely well produced and directed by Robert Rodriguez in grindhouse style, with good gags and almost hypnotic display of stars on screen: Robert De Niro and Don Johnson in the first movie; Charlie Sheen, Mel Gibson and Lady Gaga in the second. But it is Danny Trejo’s movie, excellent as a violent and tough Mexican Bond. That why he deserved a better sequence.  


sábado, 18 de maio de 2019

3269 - KILLER JOE - MATADOR DE ALUGUEL


Resultado de imagem para KILLER JOE MOVIE
McConaughey, sem piedade...

      KILLER JOE - MATADOR DE ALUGUEL (KILLER JOE, USA, 2011) – O filme dirigido por William Friedkin desperta certa curiosidade para os fãs do diretor de O EXORCISTA e pelo elenco, no qual Thomas Haden-Church, Matthew McConaughey e Gina Gershon entregam excelentes atuações. Definitivamente, nunca ganharia um Oscar – é o tipo do filme “sujo”, que vai ao limite do “bas fond”, em situações tão degradantes quanto as condições de vida dos personagens principais. Cavando fundo no intestino social do Texas, Friedkin faz um filme talvez mais assustador do que qualquer filme de horror convencional. The movie directed by William Friedkin strikes the right note for THE EXORCIST fans, due to a great cast, in which Thomas Haden-Church, Matthew McConaughey and Gina Gershon deliver top-notch performances. Definitively, it is not Oscar made – it is that kind of dirty movie that goes to the limits of the “bas fond”, describing situations as degrading as the life conditions of the main characters. Digging deep in the social bowels of Texas, Friedkin makes a movie possibly much scarier than any other conventional horror film.

sexta-feira, 17 de maio de 2019

3268 - DESEJO DE MATAR (2018)

Resultado de imagem para DEATH WISH 2018
Onde estão as sobrancelhas de Bruce Willis?

     DESEJO DE MATAR (DEATH WISH, USA, 2018) – Esta refilmagem do clássico homônimo com Charles Bronson satisfaz os padrões modernos dos filmes de ação, mas não consegue repetir o pathos melancólico e obstinado que Bronson conseguiu imprimir no personagem Paul Kersey, agora vivido com densidade média por Bruce Willis. A temática do filme levanta questões bem atuais sobre o armamento da população, situação exposta no roteiro com certa ironia – veja a cena em que a vendedora de uma loja de armas faz de tudo para convencer (seduzir?) o personagem de Willis a comprar armas e munições, como se estivesse numa butique expondo roupas no balcão. Claro que haverá sequências, como indica a cena final, mas esperemos que a seguinte pergunta tenha uma resposta que encontre ressonância no mundo fático: que fim levou as sobrancelhas de Bruce Willis? This reboot of the classic movie with Charles Bronson follows the modern action movie patterns, but fails in repeating the tenacious melancholic pathos that Bronson succeeded in printing on the character “Paul Kersey”, now played with medium density by Bruce Willis. The movie theme raises updated issues about gun possession, a situation that was ironically exposed in the plot – check the scene in which the hot blonde seller in a gun store does whatever it takes to convince (seduce?) Kersey (Willis) to purchase guns and ammunition, as she was in a boutique displaying clothes on the counter. Of course, there will be sequences, as it is indicated in the final scene, but we hope the following question to be answered: where have gone Bruce Willis’ eyebrows?   


quinta-feira, 16 de maio de 2019

3267 - DR. FANTÁSTICO

Resultado de imagem para DR. STRANGELOVE OR: HOW I LEARNED TO STOP WORRYING AND LOVE THE BOMB,
Peter Sellers, grandíssimo...

    DR. FANTÁSTICO (DR. STRANGELOVE OR: HOW I LEARNED TO STOP WORRYING AND LOVE THE BOMB, USA, 1964) – No auge da Guerra Fria, e logo depois do assassinato de Kennedy, Stanley Kubrick resolveu bagunçar com o clima apocalíptico que assombrava o mundo diante da possibilidade de Estados Unidos e União Soviética começarem um conflito nuclear. Para tanto, ele convocou Peter Sellers, em papéis múltiplos engraçadíssimos, montou uma Sala de Guerra onde generais e políticos não se entendiam, colocou um piloto cowboy disposto a joga a bomba atômica, na insana missão de acabar de vez com os soviéticos. Neste avião, sem eu primeiro papel, James Earl Jones. Sátira a todo vapor, tão poderosa quanto a bomba santa ao redor da qual se criou uma crença na onipotência de nações sobre outras. Se fosse realmente usada, como o filme sugere, só haveria perdedores. At the peak of the Cold War, and just after the assassination of President Kennedy, Stanley Kubrick decided to mess up with the apocalyptical atmosphere that haunted the world, on the verge of a nuclear clash between the USA and the Soviet Union. To accomplish this, he summoned Peter Sellers, in multiple funny roles, assembled a War Room, where generals and politicians could not understand each other, put a cowboy pilot willing to drop the atomic bomb and end the Soviets for good. On this plane, in his first role, James Earl Jones. Satire at full throttle, as powerful as the bomb around which the belief in the omnipotence of a nation over other was created. Had it been used in the way the movie suggests, there only would have been losers.   
  
1.       

segunda-feira, 6 de maio de 2019

3266 - DURANTE A TORMENTA

Resultado de imagem para DURANTE A TORMENTA FILME
Adriana Ugarte

       DURANTE A TORMENTA (DURANTE LA TORMENTA, ESPANHA, 2018) – Tramas com viagens no tempo não são novidades. Mas este filme espanhol surpreende ao tratar do tema do paradoxo temporal com competência, mas sem muito brilhantismo. O cinema espanhol, como o argentino, está entre os melhores do mundo, principalmente em termos de originalidade dos roteiros. Um fator que conta a favor aqui é a direção de Oriol Paulo, responsável pelo impressionante UM CONTRATEMPO, também na Netflix. Narratives involving time travels are not new. But this Spanish flick surprises by treating the time paradox with competence, but not brilliantly. The Spanish cinema, as well as the Argentinean, is among the best in the world, mainly for the originality of their plots. Here, one of the attractions is the direction of Oriol Paulo, responsible for UM CONTRATEMPO, also on the Netflix catalog.


domingo, 5 de maio de 2019

3265 - INIMIGO OCULTO

Resultado de imagem para SAFE HOUSE MOVIE 1998
O grande Patrick Stewart

     INIMIGO OCULTO (SAFE HOUSE, USA, 1998) – Sir Patrick Stewart é um ator shakespeariano que dignifica qualquer papel que represente. Seu Jean-luc Picard, de STAR TREK – NEW GENERATION, é soberbo. Neste filme, que tinha tudo para dar errado, ele salva o dia: Mace Sowell (Stewart) é um agente aposentado da CIA que vive permanentemente dentro de casa, com medo de algum atentado. O roteiro ainda explora sua relação com a filha e o conflito com a terapeuta que tenta convencê-lo a se tratar. Vale pela atuação de Stewart e pelo twist final. Sir Patrick Stewart is a Shakespearian actor who dignifies any role. His Jean-Luc Picard, from STAR TREK – THE NEW GENERATION, is superb. In this movie, which had everything to be a failure, he makes our day: Mace Sowell (Stewart) is a retired CIA agent who lives permanently indoors, for fear of attempts against his life. The plot still exploits his relationship with his daughter and the conflict with the therapist who tries to make him accept some sort of treatment. Stewart’s performance is worth seeing as well as the final twist.        


sábado, 4 de maio de 2019

3264 - NARCOS - MÉXICO

Resultado de imagem para narcos mexico
O ótimo Michael Peña e Luna, descrescente...

    NARCOS – MÉXICO (USA, 2018) – Com episódios pouco inspirados e um roteiro que, frequentemente, fica confuso, em função da indefinição do arco dramático dos personagens principais. Por exemplo, Miguel (Diego Luna), que deveria emular o Escobar do México, segue uma trajetória irregular que pouco nos convence de que ele é o novo “patrão”. De qualquer forma, os destaques do elenco são Joaquín Cosío, que faz o insopitável Don Neto, uma mistura de Mazzaropi com Maurício do Vale, que, quando em cena, mais parece um liquidificador ligado sem a tampa; e o maravilhoso Michael Peña, como Kiki, o policial honesto que é incapaz de se corromper para que a lei seja cumprida. Mesmo sendo pouco original, a série ainda mantém o interesse, pela direção ágil e a dinâmica das cenas e por não esconder o violento código de conduta dos traficantes, seja na Colômbia ou no México. With uninspired episodes and a plot that gets confusing due to the lack of definition of the main characters’ dramatic arc. For example, Miguel (Diego Luna), who should emulate the Mexican Escobar, has an irregular path that cannot convince anyone that he is The Boss. Anyway, the most memorable parts of the cast are Joaquín Cosío, the untamed Don Neto, a mix of Mazzaropi and Maurício do Vale, who resembles a blender with the top off; and the wonderful Michael Peña, as Kiki, the honest agent incapable of being corrupted and always playing by the book. Despite de lack of originality, the series keeps the interest, for the agile direction and the dynamics of the scene and for not making no bones about showing the violent conduct code of the dealers, being it in Colombia or in Mexico.         
  

sexta-feira, 3 de maio de 2019

3263 - AMOR À PRIMEIRA VISTA

Imagem relacionada
Tudo começou numa livraria...

     AMOR À PRIMEIRA VISTA (FALLING IN LOVE, USA, 1984) – Gosto de histórias de amor que começam em livrarias retrô. É assim que Frank (Robert De Niro) e Molly (Meryl Streep), ambos casados com outros parceiros, se conhecem e se apaixonam, numa Nova Iorque às vésperas do Natal. O filme mostra seus conflitos com a súbita revelação do amor mútuo, a dificuldade de tomar uma decisão que afetaria a vida de duas famílias e a quase adolescente sensação que se apodera dos protagonistas deste filme meio raso, de certa forma ingênuo e que desperdiça o talento de dois atores de primeira. I like love stories that begin at retro bookshops. That is how Frank (Robert De Niro) and Molly (Meryl Streep) get to know each other and fall in love, at Christmas Eve, in New York. The movie shows the conflicts with the sudden disclosure of mutual love, the difficulty of a decision making process that would affect the life of both families, and the almost adolescent sensation that dominates the two main actors of this naive movie in which these two top-notched artists are wasted.      


quarta-feira, 1 de maio de 2019

3262 - CAPITÃO AMÉRICA: GUERRA CIVIL

Resultado de imagem para captain america civil war
Egos em confronto

  CAPITÃO AMÉRICA: GUERRA CIVIL (CAPTAIN AMERICA: CIVIL WAR, USA, 2016) – Revendo agora, o filme dos irmãos Anthony e Joe Russo se mostra menos irregular do que me pareceu da primeira vez. Talvez porque a questão da amizade tenha se sobressaído mais intensamente para mim neste momento. Se o Homem de Ferro e o Capitão América, mais do que amigos, são irmãos (a persona heroica de Steve Rogers foi, em parte, criação do pai de Tony), a refrega que os leva à discórdia, de certo modo, extrapola os laços fraternos para se fundamentar em preceitos éticos que resultarão em desentendimentos gigantescos. No entanto, percebe-se que a relação fraternal do duo principal assume, em momentos de radicalismo, características indestrutíveis, como o ego (ou superego) dos super-heróis. Watching for the second time, the movie directed by Anthony and Joe Russo seems to be less irregular than it did when I saw it for the first time. Maybe because the friendship issue has become more appealing to me now. If Iron Man and Captain America, more than friends, are brothers (the heroic persona of Steve Rogers was, in part, a creation of Tony’s father), the quarrel that leads them to disagreement, in a way, exceeds the fraternal liaisons to set roots in ethical precepts that turn out in mammoth disagreements. However, it is clear that the duo’s fraternal relationship incorporates, during radical times, indestructible traits, like the super-heroes’ ego (or superego).  
      

segunda-feira, 29 de abril de 2019

3261 - THE MAN WHO CHANGED HIS MIND


Resultado de imagem para the man who changed his mind 1936
Karloff no seu melhor estilo...
1.     THE MAN WHO CHANGED HIS MIND (UK, 1936) – Among Boris Karloff’s 1930s plethora of mad doctors films, this little gem, a relatively low budget flick, directed by Robert Stevenson, shows Karloff playing a fallen from grace scientist who now finds himself holed up in a crumbling, isolated manor house, aiming to perfect his experiments to exchange the mind and personality of one creature for that of another. The movie is brisk and an unashamed science-fiction tale of morality, showing Karloff at his best, well supported by a great cast. The title, by the way, only makes sense in English, for it has a close connection with the storyline.     

domingo, 28 de abril de 2019

3260 - BLACK FRIDAY

Resultado de imagem para black friday movie 1940
Karloff

     BLACK FRIDAY (USA, 1940) – Pela primeira vez, a ficção científica se encontra com os filmes de gangster. Para tanto, a Universal trouxe dois dos maiores astros da época: Boris Karloff e Bela Lugosi. Apesar de não contracenarem, os dois ícones do ciclo de horror que atingira seu ápice na década anterior, dão ao filme uma aura de grande produção. No entanto, a história requer do espectador uma completa suspensão de descrença, a partir de sua premissa principal: um médico (Karloff) realiza um transplante de cérebros para salvar a vida de seu melhor amigo, mas este acaba tendo dupla personalidade, após receber a massa cinzenta de um fora da lei. Como se vê, mesmo involuntariamente, Karloff fez mais um filme que remete ao seu personagem mais famoso. For the first time, Science fiction meets gangster movies. Therefore, Universal brought two of the greatest stars of the time: Boris Karloff and Bela Lugosi. Despite not sharing the screen, the two horror cycle icons, a period that had reached the pinnacle in the previous decade, give the movie an atmosphere of great productions. Nevertheless, the story requires the viewer a more than a complete suspension of disbelief, as we are introduced to the premise: a doctor (Karloff) accomplishes a brain transplant to save his best friend’s life, but the latter ends up having a double personality, after getting the brain of a criminal. As you see, even involuntarily, Karloff made another movie that is related to his most famous role.    


quarta-feira, 24 de abril de 2019

3259 - A PÉROLA DA MORTE

Resultado de imagem para basil rathbone and nigel bruce
Nigel Bruce e Basil Rathbone, dupla perfeita...

      THE PEARL OF DEATH (USA, 1944) - Basil Rathbone interpreta Sherlock Holmes com altivez e evidente gosto – seus maneirismos, a forma como entrega os diálogos inteligentes, a interação com Watson (Nigel Bruce, como alívio bem humorado do suspense da história) e a fleuma do detetive criado por Conan Doyle. Esta série de filmes com Rathbone e Bruce representa uma das mais memoráveis realizações do cinema americano dos anos 30 e 40. A produção, embora com evidentes restrições orçamentárias, recria o clima noir com perfeição, aduzindo elementos góticos ao mistério da trama. Basil Rathbone plays Sherlock Holmes with hauteur and evident taste – his mannerisms, the way through which he delivers the witty dialogues, the interaction with Watson (Nigel Bruce, as a respite for the suspense) and the phlegm of the sleuth created by Conan Doyle. This series with Rathbone and Bruce represents one of the most memorable accomplishments of the American cinema of the ’30s and ’40s. The production, although with clear budget restrictions, recreates the noir with perfection, adding gothic elements of mystery to the plot.


terça-feira, 23 de abril de 2019

3258 - O HOMEM-FORMIGA E A VESPA

Resultado de imagem para the ant man and the wasp
Michael Peña é o destaque

      O HOMEM-FORMIGA E A VESPA (ANT-MAN AND THE WASP, USA, 2018) – Paul Rudd achou o timing cômico perfeito para o seu Homem-Formiga, provando que não há papéis pequenos para grandes atores (entendeu? entendeu?). Rudd já tinha tido seus momentos de glória, ao fazer o namorado de Phoebe (Lisa Kudrow), em FRIENDS. Assim como Ryan Reynolds fez com DEADPOOL, ele não leva seu personagem a sério. Nem poderia, claro. Afinal, o Homem-Formiga tem a mesma dimensão (super) existencial que o Hulk, por exemplo, só com vetores trocados. Se a tônica é o minimalismo, que venha mais um filme do formicídio com sua companheira, a Vespa (a bela Evangeline Lily). O destaque do filme é Michael Peña – é hilariante a sequência em que toma o soro da verdade. Último "cameo" de Stan Lee. Paul Rudd has found the perfect comic timing for his Ant-Man, proving that there are no small parts for great actors (Got it?). Rudd had had his glory moments as Phoebe’s boyfriend in FRIENDS. Like what Ryan Reynolds has done with DEADPOOL, he does not take his role seriously. Of course, this could never happen. After all, the Ant-Man has the same (super) existential dimension as the Hulk, for example, but with switched vectors. If the highlight is minimalism, let another Formicidae movie come and his mate, the Wasp(the beautiful Evangeline Lily). The memorable part of the movie belongs to Michael Peña – it is hilarious the sequence in which he takes a truth serum. Stan Lee's last cameo. 


segunda-feira, 22 de abril de 2019

3257 - ENCURRALADOS

Resultado de imagem para BUTTERFLY ON THE WHEEL MOVIE
Maria Bello e Pierce Brosnan

     ENCURRALADOS (SHATTERED,USA, 2007) – Thriller de suspense com Gerard Butler, Maria Bello e Pierce Brosnan. O roteiro é razoavelmente engenhoso, mas os personagens não ajudam muito. Um casal (Butler e Bello) passam a ser comandados pelo sequestrador de sua filha (Brosnan, num papel muito aquém de suas possibilidades). Gerard Butler é um ator fraco, sem qualquer recurso dramático. Afinal, atuar, no caso dele, são outros “300”. Suspense thriller with Gerard Butler, Maria Bello, and Pierce Brosnan. The plot is reasonably ingenious, but the characters are a problem. A couple (Butler and Bello) start following orders from their daughter’s kidnapper (Brosnan, in a role much below his capabilities). Gerard Butler is a weak actor and does not have any dramatic resource. After all, in his case, performing is another “300”.   


domingo, 21 de abril de 2019

3256 - A LEI DA NOITE




Resultado de imagem para LIVE BY NIGHT MOVIE
Sim, o chapéu é mais expressivo...
    A LEI DA NOITE (LIVE BY NIGHT, USA, 2016) – Ben Affleck deveria se limitar a dirigir filmes apenas. No ótimo ATRAÇÃO PERIGOSA (THE TOWN, USA, 2016), como em ARGO, ele mostrou que é um diretor competente. Mas não tem talento para atuar. Neste filme, mais uma vez, sua expressão de pedra cansa o espectador e detona o ritmo da narrativa. Até parado ele é ruim. A LEI DA NOITE é uma tentativa frustrada de emular O PODEROSO CHEFÃO; tem bons momentos, especialmente quando o excepcional Chris Cooper aparece e tem a melhor atuação de um elenco que também conta com Elle Fanning, Brendan Gleeson e Sienna Miller. Mas Affleck, definitivamente, não dá. Ben Affleck should be only a diretor. In the great THE TOWN and ARGO, he showed a competent direction. Anyway, he has no talent for drama. In this movie, once more, his stone-faced expression tires the viewer, delivers nothing and interrupts the narrative flow. Even when standing up he is a disaster. LIVE BY NIGHT tries to emulate THE GODFATHER; has some good moments, especially when the superb Chris Cooper shows up and delivers a paramount performance with Elle Fanning, Brendan Gleeson, and Sienna Miller. But Affleck, definitely, is out of the question.

sábado, 20 de abril de 2019

3255 - THE WALKING DEAD - TEMPORADA 9

Resultado de imagem para the walking dead season 9
Rick, volte logo!

     THE WALKING DEAD – TEMPORADA 9 – A entrada da nova showrunner Angela Kang realmente deu vida (!!!!!!) à série, mesmo com a saída de Rick Grimes (Andrew Lincoln), logo na primeira fase. Depois de duas temporadas realmente ruins, TWD reencontrou a trilha certa. Daryl (Norman Reedus) assumiu o protagonismo, junto com Michonne, e TWD voltou a proporcionar bons momentos, o que não vinha acontecendo nas temporadas anteriores. Muito se falou da nova vilã, Alpha, a líder dos Sussurradores, mas a atriz escolhida para o papel, Samantha Morton, é muito ruim. The entrance of the new showrunner Angela Kang really has given a new life (!!!!) to the series, even after Andrew Lincoln left in the first part. After two irredeemably bad seasons, TWD has found its groove again. Daryl (Norman Reedus) is now the protagonist with Michonne, and TWD is as good as it’s ever been now. A lot has been said about the new villain, Alpha, the leader of the Whisperers, but the actress chosen for the role, Samantha Morton, is very bad. 


terça-feira, 16 de abril de 2019

3254 - ESTRADA SEM FIM


Resultado de imagem para THE HIGHWAYMEN MOVIE
Woody and Costner, perfeitos...

      ESTRADA SEM FIM (THE HIGHWAYMEN, USA, 2019) – Kevin Costner e Woody Harrelson são obrigatórios. Neste filme, que já pode ser considerado um clássico, eles são os dois ex-agentes federais que saem em busca de Bonnie e Clyde, pelo interior dos Estados Unidos. Costner e Harrelson fazem uma dupla perfeita em cena, equilibrando as tonalidades dramáticas inerentes a já folclórica história dos assaltantes que, nos anos 20, eram tão famosos quanto os astros de Hollywood. No elenco, o excelente John Carroll Lynch (o mestre em artes marciais que ensinou Morgan em THE WALKING DEAD) e Kathy Bates, à vontade no papel da governadora do Texas. Kevin Costner and Woody Harrelson are obligatory. In this movie, a classic already, they are two ex-federal agents who chase Bonnie and Clyde in the US countryside. Costner and Harrelson are perfect in scene, balancing the inherent dramatic tones and a folkloric story about the two robbers, as famous as any movie star in the 20’s. In the cast, the outstanding John Carroll Lynch (the art martial master who tutored Morgan in THE WALKING DEAD) and Kathy Bates, extremely comfortable as the Texas governor. Netflix catalog.  

domingo, 14 de abril de 2019

3253 - A GREVE

Resultado de imagem para a greve eisenstein
A greve, segundo Eisenstein...

      A GREVE (Rússia, 1925) – Realizado no mesmo ano de O ENCOURAÇADO POTEMKIN, este longa de estreia de Sergei Eisenstein mistura um estilo afeito ao teatro de vanguarda e dos elementos esquemáticos típicos do maniqueísmo melodramático. Em termos gerais, trata-se de um estudo sobre a greve como movimento privilegiado de autoconsciência proletária. Eisenstein enfocou a relação dos personagens com os objetos como instrumento de sua ação social – os capitalistas usam instrumentos de controle, como o telefone, usado na organização da repressão e o aparato burocrático. Os operários aparecem ligados às máquinas – que, sem eles, revelam-se esqueletos cadavéricos – ou em ambientes simples e naturais. Disponível no YouTube. Made in the same year of BATTLESHIP POTEMKIN, this debut movie of Sergei Eisenstein mixes a  vanguard theater style and schematic elements of melodramatic Manichaeism. In general terms, the movie is a study about strike as a privileged movement of proletarian auto conscience. Eisenstein focused on the characters’ relationship with objects as tools of its social action – the capitalists use control tools like the telephone, used in the repression organization and the bureaucratic apparatus. The workers are depicted linked to the machines – which, without them, are only lifeless bodies – or in simple and natural environments. Available on YouTube.    
    

sábado, 13 de abril de 2019

3252 - MEGATUBARÃO

Resultado de imagem para the meg movie
A melhor sequência de um filme sem profundidade...

     MEGATUBARÃO (THE MEG, USA, China, 2018) – Exemplo máximo da simbiose de Hollywood com a China (deem uma olhada na produção conjunta), MEGATUBARÃO não é um megafilme, como seria esperado, pelo menos tecnicamente. O dinheiro chinês impôs o elenco (o inglês Jason Statham e a starlet chinesa Li Bingbing), mas não conseguiu fazer uma ficção científica que empolgasse em momento algum (apenas a sequência em que o megatubarão ataca banhistas, vista de cima, é impactante). O tubarão digital não convence ninguém. Spielberg fez muito melhor com Bruce. Maximal example of the symbiosis between Hollywood and China (have a look at the joint production), MEG is not a mega film, as it would be expected, at least technically. The Chinese money imposed the cast (the English Jason Statham and the Chinese starlet Li Bingbing) but did not succeed in making a decent science fiction (only the mega shark attack on the beachgoers sequence, from above, is impacting). The digital shark is unconvincing. Spielberg accomplished a much better result with Bruce.  


sexta-feira, 12 de abril de 2019

3251 - BLADE II

Resultado de imagem para blade 2 leonor varela
O olhar matador de Leonor Varela

       BLADE II (USA, 2002) – O filme melhora tecnicamente, mas o roteiro continua pobre. Snipes me ouviu e colocou um pouco de humor no personagem. O elenco traz duas notas importantes: Norman Reeduss, o Daryl de THE WALKING DEAD, aparece como seu ajudante; e a cotia da vez é a chilena Leonor Varela, mais bonita e talentosa da protagonista do piloto. The movie is technically improved, but the plot is still weak. Snipes has heard me and inserted a lit bit of humor into the character. The cast has two highlights: Norman Reedus (THE WALKING DEAD) is Snipes’ sidekick and the Chilean Leonor Varela is much more beautiful and talented than the leading actress of the pilot.

quarta-feira, 10 de abril de 2019

3250 - BLADE, O CAÇADOR DE VAMPIROS

Resultado de imagem para BLADE movie
Snipes, sério demais...

     BLADE, O CAÇADOR DE VAMPIROS (BLADE, USA, 1998) Um começo razoável para a trilogia sobre o exterminador de vampiros interpretado por Wesley Snipes. Tivesse sido realizado hoje, creio que a direção teria colocado mais humor na atuação engessada de Snipes – o filme teria sido mais interessante se entrasse mais na onda de DEADPOOL. Esse é o problema: ele se leva a sério demais. This is a reasonable beginning of the trilogy about the vampire terminator played by Wesley Snipes. Had it been made today, the approach would have been more humorous – the movie would have been more interesting had it followed DEADPOOL’s steps. This is the point: BLADE takes itself too seriously.

segunda-feira, 8 de abril de 2019

3249 - POR UM TRIZ

Resultado de imagem para OUT OF TIME MOVIE EVA MENDES
Tá olhando o quê?
      POR UM TRIZ (OUT OF TIME, USA, 2003) – Denzel Washington é obrigatório. E POR UM TRIZ é um bom thriller investigativo, com alguns twists e um ritmo acelerado que compensa as eventuais falhas. Denzel é um ator capaz de levantar qualquer filme em que esteja – ele equaliza as imperfeições do roteiro, numa atuação que traz um senso de realismo palpável e uma imediata conexão empática com o espectador. Eva Mendes exala sensualidade, e John Billinglsey está perfeito como o melhor amigo de Matt (Denzel), que está presente quando ele mais precisa. É o Kleber dele. Denzel Washington is obligatory. And OUT OF TIME is a good thriller, with some twists and a fast pace that make up for any eventual flaw. Denzel can lift any film in which he is, equalizing the plot imperfections, always able to bring a sense of realism to his roles and connecting with the viewer. Eva Mendes exudes sensuality, and John Billinglsey is perfect as Matt’s best friend, who shows up when he is needed the most. He is his Kleber. 

domingo, 7 de abril de 2019

3248 - DEADPOOL 2

Resultado de imagem para deadpool 2 morena baccarin
Morena Baccarin, despedaçando, literalmente, Deadpool...
     DEADPOOL 2 (DEADPOOL 2, USA, 2018) – Sim, Ryan Reynolds acertou em cheio com sua caracterização irresistível do superanti-herói Deadpool. Sujo, malvado – e simplesmente encantador e eletrizante em todas as baixezas de que é capaz, além do humor inteligente, rápido e cortante – Deadpool prova que a esculhambação bem feita pode, sim, se tornar um marco de criatividade, mesmo que ela venha trespassada de uma violência ultrajante, mas completamente inserta no universo de um personagem simpaticamente provocante. Claro que é necessária uma boa dose de cultura pop, senão o espectador literalmente dança em várias sequências. DEADPOOL deve, provavelmente, ter mais referências pop do que o JOGADOR N.o 1, de Spielberg, e nos instiga a entender que no peito mutante de Deadpool ainda bate um coração nem tanto. Falando nisso, Morena Baccarin é estupenda. Yes, Ryan Reynolds hit the nail squarely on the head with his irresistible characterization of the super-anti-hero Deadpool. Dirty, mean – and simply enchanting and electrifying in all the trickiness he is able of, besides the clever, quick, witted humor – Deadpool proves that a well-done mess can become a stylemark of creativity, even when entwined with outrageous violence that is inserted in a nicely provocative character’s universe. Of course, a good deal of pop culture is required, otherwise, the viewer may get lost in several sequences. DEADPOOL must probably have more pop references than READY PLAYER 1, and incites us to understand that under Deadpool’s mutant chest a not so mutant heart beats. By the way, Morena Baccarin is stupendous.  

sábado, 6 de abril de 2019

3247 - OS RITOS SATÂNICOS DE DRÁCULA

Resultado de imagem para the satanic rites of dracula
Christopher Lee
     OS RITOS SATÂNICOS DE DRÁCULA (THE SATANIC RITES OF DRACULA, UK, 1973) – A última produção da Hammer com Christopher Lee e Peter Cushing é a primeira que traz Drácula para os dias atuais, o que causa, a princípio, certo estranhamento a quem se acostumou ao clima gótico iniciado com o excelente O HORROR DE DRÁCULA (1958). Nota-se que Lee já estava cansado do papel, mesmo no curto tempo em que aparece em cena. Cushing continua sendo o Van Helsing perfeito. The last entry in Hammer’s Dracula series with Christopher Lee and Peter Cushing is the first set in present day, which causes a strange feeling on those who appreciate the gothic atmosphere that began with THE HORROR OF DRACULA (1958). Noticeably, Lee was already fed up with playing Dracula by this stage, despite the very little screen time. Cushing continues being the perfect Van Helsing.  

3246 - O FANTASMA APAIXONADO

Resultado de imagem para the ghost and mrs muir
Ouçam Rex Harrison...
    O FANTASMA APAIXONADO (THE GHOST AND MRS MUIR, USA, 1947) – 1947 foi um bom ano. Uma jovem viúva cansa-se de morar com a sogra e, num impulso, compra uma velha casa que se diz ser assombrada no litoral inglês. Surpresa: o fantasma do Capitão Gregg, o proprietário anterior, é real. E também incrivelmente ranzinza – ou pelo menos até se deixar vencer pelos encantos da senhora Muir que, impressionada com o espírito (sem trocadilho) independente do finado marujo, retribui a atenção. Rex Harrison e Gene Tierney têm atuações que equilibram humor e sentimentalismo neste que é um dos melhores romances da era de ouro do gênero. 1947 was a good year. A young widow gets tired of living with her mother-in-law and buys a supposedly old house on the British seaside. Surprise: the ghost of Captain Gregg, the former owner, is real. And also incredibly cranky – at least until he is enchanted by Mrs. Muir who, impressed by the independent spirit (no pun intended) of the late sail man, reciprocate. Rex Harrison and Gene Tierney’s performances are equal in humor and sentimentalism in one of the best romances of the golden age of the genre.   

terça-feira, 2 de abril de 2019

3245 - A DAMA OCULTA (1938)

Resultado de imagem para THE LADY VANISHES 1938
O trem como cenário... ou persoangem?
    A DAMA OCULTA (THE LADY VANISHES, Inglaterra, 1938) – Este é o penúltimo filme realizado por Alfred Hitchcock na Inglaterra. Basta observar sua sofisticação formal e a sua capacidade de conduzir o espectador, para se chegar à conclusão que o rotundo realizador britânico já estava pronto para ingressar em Hollywood. Hitch, mais uma vez, prova que é mesmo um mestre do suspense, especialmente quando se trata de comprimir a trama em espaços exíguos – um dos maiores desafios da linguagem cinematográfica. Desde esta época, Hitch já demonstrava o seu gosto por desafios formais, o que iria marcar seus primeiros anos nos Estados Unidos. This is the penultimate movie made by Alfred Hitchcock in England. Suffice to observe his formal sophistication and his ability to lead the viewer in order to reach the conclusion that the fat director was already prepared to start his career in Hollywood. Hitch, once more, proves that he is the master of suspense, especially when the action takes place in exiguous places – one of the biggest challenges in the cinematograph narrative. Since this time, Hitch had already shown his flair for formal challenges, what would mark his first years in the USA.    

segunda-feira, 1 de abril de 2019

3244 - O ASSASSINO EM MIM

Resultado de imagem para the killer inside me movie
Casey Affleck, naturalizando o horror...
O ASSASSINO EM MIM (THE KILLER IN wME, USA) – Casey Affleck vive, com intensidade assustadora, o personagem central neste estudo sadomasoquista, em que a violência está tão organicamente presente, que se constitui num personagem per si. Não é um filme de fácil assimilação, pois qualquer tentativa de aprofundamento no psiquismo de um psicopata requer um embasamento teórico que ajude a manutenção de uma distância formal do objeto, no sentido de analisarmos as diferentes camadas que compõe um comportamento aparentemente violento em excesso e sem explicação aparente. Casey Affleck, ao contrário do irmão, tem talento: é, de fato, impressionante a forma com que ele conduz um personagem ensimesmado, ao mesmo tempo tomado de emoções destrutivas, em qualquer direção e capaz de apresentar-se como totalmente desprovido de sentimento, a não ser a indiferença total, por cujas brechas sobressai um desprezo profundo por tudo que é humano. Seu personagem em MANCHESTER À BEIRA-MAR também refletia este distanciamento, embora com outra abordagem comportamental. Casey Affleck plays, with scaring intensity, the central character of this sadomasochist study, in which violence is so organically present that it becomes another character per se. It is not an easy movie to assimilate, for any attempt to describe the inner universe of a psycho demands theoretical grounds that help keep a formal distance from the subject, in order to allow the analysis the various layers that compose the apparently his excessive and unexplained violent behavior. Casey Affleck leads his almost silent character, at the same time taken by destructive emotions at any directions and able to present himself as completely deprived of compassion, except total indifference, through whose breaches leaks a deep contempt of everything remotely human. His character in MANCHESTER BY THE SEA also reflects this aloofness, although with another approach

terça-feira, 26 de março de 2019

3243 - A NOITE DE 12 ANOS

Resultado de imagem para a noite de 12 anos
Três grandes atores, num grande filme...
     A NOITE DE 12 ANOS (LA NOCHE DE 12 AÑOS, Uruguai, Espanha, Argntina, 2018) – Impressionante relato da prisão de José Mujica e de dois companheiros do movimento Tupamaro, em 1973, mantidos num confinamento cujo objetivo era enlouquecê-los. O filme mostra como a ditadura uruguaia – assim como todos os regimes de exceção – se comprazia na prática de tortura e tratamento desumano a todos que se opunham ao regime. O viés político se mistura à natureza honrada de três homens que enfrentaram com fibra forças incomuns as atrocidades que um regime militar, no qual não há espaço para democracia, pode impor a quem discordar dele. Compeling account of José Mujica and his two friends’ prison, in 1973, kept in confinement in order to make them freak out. The movie shows how the Uruguayan dictatorship – as it happens in every authoritarian regime – delighted in torturing everyone who opposed the regime. The political approach gets mixed with the honored nature of three men who bravely faced the atrocities of a military government, in which democracy has no room, can impose to those who disagree with it.   

domingo, 24 de março de 2019

3242 - O REI DO SHOW

Resultado de imagem para the greatest showman
Hugh Jackman comanda o show
    O REI DO SHOW (THE GREATEST SHOWMAN, USA, 2017) – Hugh Jackman é um dos atores mais talentosos do cinema contemporâneo, além de ser aquele cara legal com quem todos gostariam de trabalhar. Com todas essas credenciais, ele protagoniza esta produção opulenta, com bons números musicais, atuações simpáticas, que retrata com amplas liberdades dramáticas, a trajetória de P.T. Barnum, um pioneiro do showbiz e do marketing agressivo que até hoje caracteriza o mundo dos espetáculos. É um filme simpático, como seu protagonista. Hugh Jackman is one of the most talented actors of the contemporary cinema, besides being the “nice guy”, with whom everybody would like to work. All these credentials, Jackman stars this luxuriant production, with good musical numbers, delightful performances, that pictures not very accurately the trajectory of P.T. Barnum, a showbiz and marketing pioneer. The movie is as charming as its leading actor. 

sábado, 23 de março de 2019

3241 - ESTRADA PARA PERDIÇÃO

Resultado de imagem para road to perdition
Tom Hanks

    ESTRADA PARA PERDIÇÃO (ROAD TO PERDITION, USA, 2002) – Sam Mendes já havia atingido o sucesso com o soberbo BELEZA AMERICANA (1999) e manteve a alta qualidade de seu trabalho seguinte. ESTRADA PARA PERDIÇÃO é quase perfeito na sua emulação do seu primo distante, O PODEROSO CHEFÃO. Trilha sonora sofisticada, fotografia adequada ao noir, elenco de fazer cair o queixo (quem poderia se dar ao luxo de ter Paul Newman e Tom Hanks contracenando?), cinematografia caprichada, edição precisa, além de um roteiro enxuto, que peca ao dar muita ênfase ao tratamento quase obsessivo da relação pai-filho. Mendes consegue um ritmo coerente com a dramaticidade da história, especialmente em cenas caracterizadas por uma economia visual perfeita, como o uso da cor nas sequências em que se vê sangue espalhado por superfícies lisas, como paredes e vidraças. Dexter adoraria. Kleber também. Sam Mendes had already succeeded with the exquisite AMERICAN BEAUTY (1999) and kept the high quality of his work. ROAD TO PERDITION is almost perfect in its emulation of its distant cousin THE GODFATHER in terms of sophisticated soundtrack, adequate photography to the noir genre, a jaw-dropping cast (who would have Paul Newman and Tom Hanks in the same movie?), superlative cinematography, precise edition, besides a tight plot whose unique flaw is the heavy-handed treatment of the father/son motif. Mendes succeeds in giving the movie a rhythm coherent to the dramatic aspects of the story, especially in the perfect visually economical sequences, with the right use of color of blood splattered against pale colored walls. Dexter would have loved it. So would Kleber.